TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O varejo de moda no Brasil nunca vendeu tanto como nos últimos dez anos. O mercado de moda movimentou em 2015 cerca de US$ 42 bilhões em vendas, sendo o potencial de captura por pesquisas online de R$ 15 bilhões. Esses números colocam a categoria no topo das mais vendidas no e-commerce nacional e internacional.

Com a modernização e avanço tecnológico, as compras online crescem a cada dia, tanto pela comodidade como pelos preços e variedades, que muitas vezes são diferentes do que se encontra nas lojas físicas. Além disso, as mídias sociais influenciam também na divulgação de compra e venda, fazendo com que o ramo ganhe mais destaque.

No e-commerce o mercado tem muito a ser explorado, principalmente no segmento fashion. O segredo do sucesso é diversificar e, acima de tudo, oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Pensando nisso, criamos o presente plano de negócio que visa apresentar informações do futuro site de moda streetwear. Nele serão relatados aspectos pertinentes à criação da organização como o conceito e apresentação do negócio, apresentação da equipe gerencial, análise de mercado (clientes, fornecedores e concorrentes), os processos, passando pela organização do negócio, marketing e vendas, plano financeiro, plano de crescimento e culminando com uma pesquisa de mercado.

Descrição do empreendimento

Nome fantasia: We Are Free

Ramo de atividade: E-commerce de roupas

Principais produtos: Camisetas, calças e bonés

Natureza: Limitada

Renda per capita média/ano: 680.709,06

Faturamento mensal: 56.725,80

Tempo de retorno do investimento: 14 meses

Plano estratégico

Missão

Apresentar novas tendências e oferecer produtos de alta qualidade, expressando através destes, o espírito livre do público da atualidade para satisfazer suas expectativas; aliado a um atendimento de excelência, bem como proporcionar maior comodidade.

Visão

Ser referencia no mercado brasileiro pela seriedade, agilidade e qualidade de nossos serviços e produtos, e conquistar o reconhecimento dos nossos clientes e parceiros.

Produto

As roupas streetwear são a fusão de arte popular, música e política, seus looks são criados por indivíduos que por meio da moda, expressam sua personalidade e comportamento.

Na década de 1970, 1980, foi a explosão do colorido. Na década de 1990, foi a inclusão das roupas largas. Depois veio a moda retrô, que voltou para as roupas justas, então, a aposta é na mistura de todas as décadas para assim as pessoas conseguirem um estilo próprio.

A ideia hoje é criar um estilo atemporal e inovador absorvendo tendências e mixando-as. A liberdade do Streetwear permite jeans, peças clássicas com cortes inteligentes, barra dobrada, sobreposições, cores vibrantes, cores pastéis, anéis, pulseiras, cordões com pingentes e uma infinidade de acessórios. Tudo é válido.

Diferenciais do produto

O diferencial da nossa marca e, consequentemente, do produto, será na forma como ele será criado. Os valores, as referências, e o estilo de roupa. Além disso, com o passar do tempo, algumas tecnologias podem ser incrementadas no produto para que fique com alta qualidade e inovadoras.

Analise de Mercado

Ao longo do tempo, todos nós provavelmente já vimos ou ficamos sabendo de algum negócio que começou muito bem e depois não conseguiram manter performance, ou então uma ótima ideia de empreendimento de negócio que não deu certo.

A análise de mercado é uma ferramenta extremamente importante que pode ajudar/ minimizar o risco de um negócio fracassar. Através dela podemos saber como começar bem um negócio, crescer durante o tempo, otimizar os serviços, entre outras coisas.

Esta ferramenta é um levantamento de informações sobre os riscos impostos pela economia, fornecedores, potencial e participação da concorrência no mercado, bem como seus pontos fracos e fortes, e principalmente, sobre os clientes. São eles que farão o negócio ir para frente. Portanto, devemos sempre nos atentar sobre seus gostos, relacionamento com os concorrentes, e com o preço das roupas, para que os consumidores paguem e se sintam satisfeitos com o produto sem serem prejudicados.

Com informações deste tipo, podemos ter novos insights e escolher com mais segurança novos caminhos a serem seguidos, bem como maneiras para a inovação e para evitar a estagnação do negócio.  

Fornecedores

O site vai possuir fornecedores que irão confeccionar as roupas de acordo com as especificações e estilo que a marca possui. É através deles que a organização irá obter seus insumos para a realização de suas atividades.

O pedido e compra destes produtos é realizada em sua maioria através de um representante comercial da marca. Durante o ano normalmente são agendadas duas grandes compras uma para o abastecimento de produtos da linha primavera/verão e outra para compras da linha outono/inverno.

Além disso, é importante lembrar que teremos mais de um fornecedor. Isso porque, caso haja algum contratempo com um fornecedor especifico, a marca poderá recorrer a outro, e sendo assim, não terá grandes prejuízos e os consumidores  não ficarão desapontados.

Clientes

 Considerado o bem mais precioso de uma organização, o empreendimento terá seu foco voltado para consumidores de classe B e C, contudo é planejada a vinda de clientes tanto de classe superior como inferior a essas.

Haverá um programa de fidelização, onde os clientes que realizarem o seu cadastro no site poderão ter descontos de até 20% nas compras. Para pagamento parcelado o cliente poderá parcelar suas compras em até 10 vezes sem juros por meio das plataformas pagseguro e paypal proporcionando um pagamento rápido e seguro.

Concorrência

A concorrência é um ponto de suma importância a ser analisado para o sucesso de seu negócio. No caso da nossa marca, We Are Free, vê-se uma forte concorrência quando se fala sobre marcas estrangeiras (por exemplo: HUF, Stussy, The Hundreds, RVCA, entre outras.)

Por outro lado, analisando o ambiente brasileiro, notamos que a linha de estilo que pretendemos seguir é um tanto quanto “pobre”. É comum vermos marcas seguirem estilo único e tentarem agradar apenas um publico específico ( marca totalmente voltada pro surf, ou skate, ou musica, por exemplo.), e a partir disso, esse será nosso principal diferencial: a tentativa de englobar tudo aquilo que nos oferece a sensação de liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (254.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com