TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDEDORISMO        

No capítulo Empreendedorismo, Morales com base na concepção de diversos autores, apresenta o conceito, o que é ser empreendedor, os tipos e escolas de empreendedorismo. Em relação ao conceito coloca que atualmente o empreendedorismo é visto como um ramo da administração de empresas e, no Primeiro Mundo, as escolas de administração costumam ter um setor, grupo ou área de pesquisa em empreendedorismo.

O empreendedorismo não  é uma questão nova no mercado e isso possibilita a existência de muitas definições. O empreendedor cria novos negócios, além de ter condições e capacidade de inovar dentro de empresas já constituídas. E para melhor explicar o que é ser empreendedor, cita Kent (1990) que afirma se tratar de um animal um tanto grande e importante, caçado por muitos indivíduos utilizando-se

de vários tipos de engenhocas e armadilhas.

Quanto aos tipos, apresenta 11 categorias: Autônomos, Formadores de equipes, Inovadores independentes, Multiplicadores de padrão, Exploradores de economia de escala, Agregadores de capital, Aquisidores, Especialistas de compra e venda; Formadores de conglomerados, Especuladores, Manipuladores de valor aparente. Cada tipo possui características específicas e distintas.

Há autores que entende o empreendedorismo como o equilíbrio criado a partir de uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência. Mas é Dolabela (1999) explica a importância do empreendedorismo ao destacar que pesquisas indicam que o empreendedorismo oferece graus elevados de realização pessoal.

Por fim, apresenta as escolas: Biológica (propõe uma relação entre fatores ambientais ou uma predisposição genética por parte de certos indivíduos para os negócios); Sociológica (trata de encontrar uma conexão entre o desenvolvimento econômico, o surgimento de empreendedores e a sociedade); Econômica (os empreendedores são um elemento-chave para o investimento, a inovação e a  expansão da  capacidade  produtiva); Psicológica (foca o que os empreendedores vêm).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com