TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

   

         

UNIDADE 3 CAMPINAS

CURSO: SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - WEB

DISCIPLINAS: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR A DISTÂNCIA: ANDRELIZA MILA ROSA DE OLIVEIRA

ANA PAULA GOMES PIACCENTE – RA: 3089289351

CAMPINAS/SP

       30/05/2016


Sumário

Introdução.....................................................................................................................3

Passo 01: Empreendedorismo.....................................................................................4

Relatório Parcial Passo 01...........................................................................................5

Passo 02: Comportamento Organizacional..................................................................5

Relatório Parcial Passo 02...........................................................................................7

Passo 03: Técnicas de Negociação.............................................................................8

Relatório Parcial Passo 03.........................................................................................10

Passo 04: Dinâmica da disseminação do conhecimento na empresa.......................11

Relatório Parcial Passo 04.........................................................................................12

Passo 05: Desenvolvimento Pessoal e Profissional do capital humano....................13

Relatório Parcial Passo 05.........................................................................................14

Considerações Finais.................................................................................................14

Referências................................................................................................................16


Introdução

Alguns empreendedores escolheram seu ramo de atividade devido a estudos financeiros, ou seja, empresas que no momento são lucrativas mas se esquecem que o mercado é oscilante e acabam fazendo por um bom tempo uma atividade que não lhe dá prazer. Por outro lado, outros deixam de investir por não identificarem algo de seu interesse. Outro motivo muito aparente na sociedade são aqueles empresários que tem medo do fracasso e não suportam assumir nenhum tipo de risco, mas sabe-se que todos e qualquer empreendimento é inerente aos riscos. Podemos citar outros medos como o de sair da zona de conforto, ou de largar o emprego fixo para abrir um negócio próprio, o medo do novo, de conciliar a vida pessoal com a profissional ou até mesmo o receio de ser só mais um no meio dos demais concorrente.

        Analisando autores conceituados sobre o tema Empreendedorismo, podemos ressaltar algumas opiniões importantes. Dolabela (1999) afirma que empreendedorismo é utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação. De acordo com Veiga (2006), ser um empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento econômico e de se obter sucesso no mercado.

        É a visão que todo empresário deve ter, e que muitos ainda não possuem ao empreender o seu negócio. Considerando os dois autores acima citados, mostra-se então que o empreendedor tem muitas características na sociedade humana, como criar, organizar, planejar, dentre outras características. Por fim, é necessário ignorar os medos, principalmente aqueles que lhe fazem mal e te impedem de crescer, transformando-o em um medo bom que dá frio na barriga e o encoraja a enfrentar situações e provar que é capaz de ser muito mais do que antes você imaginaria.

A paixão pelo que se faz é um dos requisitos mais importantes do empreendedor porque é dessa idéia, desse plano que ele irá construir o seu projeto de vida. Lógico que acidentes irão acontecer pelo caminho, serão grandes os desafios mas o importante é não desistir no primeiro fracasso. Tanto que em várias pesquisas aparecem grandes empreendedores que nem pensam em se aposentar e sim dar continuidade ao que ele conquistou. Ser um empreendedor bem sucedido é um conceito que se traduz em independência financeira, ou seja, trabalhar por prazer e não mais por necessidade.

Passo 01: Empreendedorismo

Nome da empresa (fictício): Chocolate com Pimenta Modas e Acessórios Ltda.

Ramo de Atividade: Roupas e Acessórios

Localização: Rua Jacarandá, 256 – Jardim Planalto de Viracopos

Estado: SP

Cidade: Campinas

Número de funcionários: 40

Data de fundação: 03/2010

Faturamento médio mensal: R$ 200.000,00

  1. O Plano de Negócios elaborado pelo empresário antes da constituição da empresa foi elaborado apenas por ele ou com ajuda de terceiros?

O Plano de Negócios elaborado pelo empresário contou com a ajuda de terceiros, principalmente de consultores ligados ao SEBRAE, porém algumas dicas foram adquiridas em estudos acadêmicos e também em cursos profissionalizantes.

  1. Como foi contemplado no Plano de Negócios o estilo de Gestão que a empresa deveria ter?

A forma contemplada do estilo de Gestão para a empresa estudada se baseou durante os estudos acadêmicos que o proprietário buscava para sua empresa, tanto na valorização quanto na satisfação de seus funcionários que seria refletida nos seus clientes e consequentemente no aumento das vendas, para isso foi definido o estilo de Gestão Meritocrático, como o próprio nome sugere, é baseado no merecimento, assim os funcionários são valorizados de acordo com o seu merecimento.

  1. Observando o empreendedor, foi possível constatar se o mesmo é uma pessoa criativa e motivada?

Sim, de acordo com minhas observações pude notar que o empreendedor é uma pessoa criativa e motivada, na forma de valorização dos seus funcionários, nas promoções oferecidas aos clientes, nas premiações oferecidas quando as metas são batidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (300.6 Kb)   docx (132.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com