TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO VERDE

Por:   •  28/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIDADE DE APOIO – RESTINGA SÊCA/RS -  CIÊNCIAS CONTÁBEIS[pic 2]

CAROLINA CIROLINI NARDON

EMPREENDEDORISMO VERDE

Estudo de Caso: Green Trash

RESTINGA SÊCA

  2020

[pic 3]

CAROLINA CIROLINI NARDON

EMPREENDEDORISMO VERDE

Estudo de Caso: Green Trash

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar como requisito parcial para a obtenção de nota nas disciplinas de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial.

Professores:

Ewerton Taveira Cangussu; José Adir Lins Machado;

Iolanda Cláudia Sanches Catarino;

Maria Eliza Pacheco.

Tutora EAD: Vivian Mantovani

Restinga Sêca

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 - DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
  2. DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
  3. DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
  4. DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

2 – CONCLUSÃO

3 - REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos o tema Empreendedorismo verde estudo de caso: Empresa Green Trash, correlacionados com as disciplinas ministradas no semestre.

È objetivo deste trabalho obter o conhecimento aprofundado sobre

questões referente à responsabilidade social que as organizações devem adotar na sociedade.

O caso estudado si trata de um empreendedor preocupado com o

planeta e o bem estar da sociedade, que resolveu abrir uma empresa recentemente, que produz seus bens, tendo o lixo como matéria prima.

A Green Trash especializou em confecção de roupas, a partir da

reciclagem do plástico e distribui seus produtos por venda direta, através do e- commerce.

A metodologia aplicada neste trabalho foi revisão bibliográfica, pesquisa e estudo de caso.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO

O fundador da empresa Green Trash, qual nada mais é um empreendedor verde, que consiste em desenvolver produtos e serviços renováveis ao meio ambiente, e assim que agridam menos, como por exemplos: reaproveitamento da água de limpeza (Tal como, máquina de lavar, entre outras que façam limpeza da matéria prima), garrafas pet retornáveis, embalagens biodegradáveis derivadas de sacolas de plásticas, troca de canudos plásticos por de macarrão entre outros exemplos. Esse modelo de trabalho é chamando de economia verde que se se propõe ao consumo consciente, a reciclagem, reutilização de bens, e o uso de energia limpa, e valorização das biodiversidades.

Buscam há criação de inovações, pois eles sabem da importância de se criar um modelo de empreendimento renovável, que pode ser inovação radical. Criando o 1ª produto ou inovando ao já existente (Incremental). Criar uma inovação no empreendimento é tão importante quanto sua análise estratégica de mercado, se ter uma ótima ideia influência muito no crescimento do negócio.

Mas antes de se iniciar um negócio deve-se primeiramente definir o plano de negócios, visto que e a maneira direta das empresas identificarem pontos relevantes, sejam eles internos ou externos que os guiarão ao desenvolvimento da empresa. O empreendedor deve buscar estudar os seus concorrentes, para saber quais as empresas que estão trabalhando na mesma área, e assim serem diferentes (fazer algo que nenhuma outra ainda fez), saber qual o capital inicial para investimento, custo da material prima e de produção (Tal como; mão de obra necessária, fornecedores, e subproduto) e conhecer bem seu público alvo, ou seja, é um documento empresarial com todas as informações para o inicio do negócio.

O Plano de Negócio bem feito define claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos estratégicos e financeiros. Mapeia de maneira detalhada o que será feito, por quem será feito e para quem será feito visando atingir o melhor resultado.

Um bom empreendedor deve também saber implementar o intra- empreendedorismo entre os funcionários de sua empresa, mas para isso ser possível ele deve primeiramente dar aos seus funcionário um ambiente de trabalho agradável, ouvi-los a dar suas ideias, mostrando a todos que serão analisadas, sendo assim melhorará muito mais a eficiência nos setores e todos chegarão ao resultado desejado.

  1. DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A cada ano e década que se passa o ser humano se torna a cada dia um ser egoísta, ou melhor, um ser individual que pensa em si próprio, pensar em coletividade não é característica do ser humano.

Essa mudança de bem coletivo para bem individual na história começou a partir da idade media na busca por mais cidadania e democracia isso pode se ver na Revolução Francesa, que ocorreu nos anos 1789 a 1799, que foi um período de intensa agitação politica que deu inicio a idade contemporânea, foi uma revolução que pós-fim ao absolutismo no país e as pessoa na época se inspiraram muito no iluminismo e no liberalismo, e começou a prevalecer a sua vontade individual e não o bem comum, ou seja, ideias de grupos não eram mais bem vistas.

A busca desenfreada por lucro é premissa básica do liberalismo que nada mais é que um pensamento politico e econômico que foi adotado pela humanidade após a revolução industrial, que quanto mais livre forem os mercados, mais eficientes serão, e os lucros que devem guiar a ação dos comerciantes, deste modo estarão buscando os melhores produtos para um melhor investimento no momento. Existia como hoje o patrão e o funcionário, mas tinha muitos casos de exploração trabalhistas (altas jornadas de trabalho, salario baixo), etc. Uma das características do liberalismo é fim da intervenção do governo nos mercado e privatização de todas as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com