TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA SGA “EMPREENDEDORISMO VERDE NA EMPRESA GREEN TRASH”

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PORTFÓLIO APRESESENTADO AO NÚCLEO COMUM

ALUNO

ANÁLISE DA SGA “EMPREENDEDORISMO VERDE NA EMPRESA GREEN TRASH”

[pic 4]

CIDADE/ESTADO

2020

ALUNO 

ANÁLISE DA SGA “EMPREENDEDORISMO VERDE NA EMPRESA GREEN TRASH”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia, pela universidade UNOPAR como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas que consubstanciam o presente portfólio interdisciplinar, a saber:  Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; Sistemas de Informação Gerencial.  

Professores: Ewerton Taveira Cangussu; José Adir Lins Machado; Maria Eliza Pacheco;  Iolanda Cláudia Sanches Catarino

CIDADE/ESTADO

2020

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        4

DESAFIO 1 - EMPREENDEDORISMO        4

DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        6

DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        7

DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

O gestor na qualidade de chave em todos os processos de gestão privada ou pública, tem tomado precedentes inimagináveis, nunca vistos antes. Desta forma, planos direcionados a promoção de uma melhor gestão empreendedora voltada a capacitação do titular do título de empreendedor no que concerne ao planejamento estratégico, vem requerendo por partes destes, demasiada atenção, posto que sem os alicerces adequados, qualquer empreendimento está previamente fadado ao fracasso.  

Com a constante evolução tecnológica, sabe-se que o mercado de trabalho se tornou altamente competitivo. Onde antes se preocupava, tão somente com o lucro impensável e irresponsável, hoje se preocupa, também, com a influência e impacto do empreendedorismo na sociedade e no meio ambiente (empreendedorismo verde).

Ademais disso, a mesma evolução tecnológica trouxe consigo novas modalidades de empreendimento, como aquelas vinculadas ao e-commerce e, sendo usada corretamente, por trazer grandes benefícios aos empreendedores.

Nesses termos, a presente atividade tem como objetivo geral utilizar o conhecimento extraído das disciplinas do presente semestre a saber:  Empreendedorismo; ética, política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; Sistemas de Informação Gerencial e utiliza-los no caso prático intitulado “empreendedorismo verde na empresa green trash”.  

Como objetivos específicos, tem-se a resolução das problemáticas existentes naquele contexto.

A metodologia a ser utilizada é, por meio da consulta à fonte de pesquisas que tratem dos assuntos aqui abortados (sites, livros e também através de web aulas e conteúdos trabalhados em aula) para, então promover as críticas construtivas pertinentes.

DESENVOLVIMENTO

DESAFIO 1 - EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo nada mais é do que um modelo inovador de uma pratica comercial preexistente ou não, ou ainda, a combinação de duas práticas preexistentes.

Para Schumpeter (1939)[1], uma inovação mais moderna se sobrepõe ou mesmo substitui uma inovação antiga da mesma espécie. Para ele, quando há um processo inovador, os líderes responsáveis por esse processo removem os obstáculos iniciais e permite que outros o façam também (os imitadores), o que, a princípio, é bom pois alavanca o estimulo ao público e a demanda, contudo, posteriormente acaba tonando a inovação em algo comum passível de uma nova substituição. Ainda, segundo o autor, há diversos meios de inovação, dentre as quais podemos destacar a inserção de um novo bem no âmbito comercial como o desenvolvimento de um novo método de produção ou de comercialização; com a escassez de matéria prima, a descoberta de novas fontes; A mudança no modelo de mercado em vigor como a quebra de monopólios etc.

Schumpeter (1939) ainda salienta que a cultura da inovação é a verificação constante do futuro empresarial, não se limitando ao contesto presente e interno, mas também, externo (extramuros empresariais) e para o futuro.

Ocorre que, como se sabe, o fator “planejamento” é essencial para inicial uma atividade empreendedora. Planejar é, basicamente, tornar a atividade previsível e/ou controlável até determinado aspecto. Além disso, aquilo que não for controlável, com o referido planejamento é possível a preparação prévia para determinados cenários.

O plano de negócio é a parte fundamental do processo empreendedor é uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações. É um documento preparado pelos empreendedores em que são descritos todos os elementos esternos e internos relevantes com frequência uma integração dos planos funcionais como os de marketing, finanças, produção e recursos humanos, enfim sendo um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e sua viabilidade e facilitar sua implantação (RAYOL, MOREIRA, 2007, p. 8).[2]

Nesse contesto, o plano de negócios pode ser, inclusive, fatos decisivos entre o sucesso e o fracasso da atividade empreendedora.

Empreendedorismo verde, por sua vez, é também conhecido como empreendedorismo sustentável.

As decisões de gestores conscientes pautadas em uma finalidade sustentável, sem dúvidas promove mais qualidade de vida. Isto porque o pilar ambiental irá interferir. Ademais, o pilar social implica em observância ao bem comum, o que também influencia na qualidade de vida.  

Nesse contexto, há de se ressaltar a função social. Tal conceito, para Coelho (2012) se trata de várias atribuições que incubem ao ente empresarial, como geração de empregos, influi no desenvolvimento econômico de onde estiver, respeito ao meio ambiente etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (85.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com