TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  9/6/2017  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A Análise de oportunidades ocorre a partir das ideias que o empreendedor considera para a criação da empresa. Muitos empreendedores em potencial têm várias ideias de negócios para criar, outros se sentem frustrados por querer empreender, mas acham que não tem ideias interessantes para colocar em prática.

A ideia criativa, singular, sem precedentes, é rara e privilegio de poucos. Esses poucos empreendedores acabam por mudar o rumo da história com suas criações e invenções. Exemplos recentes que impactam a visa da maioria das pessoas são empreendedores da tecnologia de informação e suas ideias que mudaram a maneira de como as pessoas se comportam, se relacionam e consomem mídia. Google, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e similares encaixam-se muito bem nesses casos.

Existem também alguns empreendedores muito bem sucedidos que não tiveram uma ideia genial, espetacular, única, porém de todo modo fizeram acontecer. E assim se fez a maioria dos empreendedores, talvez se você não for um dos privilegiados que tem ideias espetaculares a todo o momento, ainda há esperança de se tornar um empreendedor de sucesso.

Analisar ideias de negócios não é uma tarefa fácil. Algo que aparentemente pode parecer complexo, impossível de realizar, acaba por se constituir o desafio de um empreendedor que, ao inovar e criar uma solução prática, não só vence esse desafio como pode transformar sua invenção em uma grande oportunidade.

Já ideia simples, fáceis de copiar, não deixam de ser oportunidades de negócios, desde que o empreendedor consiga colocar no mercado uma solução com algum diferencial competitivo em relação aos demais concorrentes com maior rapidez/agilidade, melhor qualidade, design mais bonito e assim por diante. Além disso, cabe a questão do preço mais barato, dependendo da estratégia que você quer adotar e do valor que será percebido pelo cliente. Porém nem sempre o mais barato será o vencedor.

Há várias maneiras de se ter ideias, desde o desenvolvimento da dinâmica Brainstorming, o estímulo a criatividade, pesquisas na internet, entre outros. Porém uma atividade que você deve desenvolver no dia a dia e que, com absoluta certeza, trará várias ideias, é a pratica da curiosidade. Praticando a curiosidade em todo lugar, você começa a se abrir para mais e mais ideias, a prestar atenção aos problemas cotidianos, a entender como as pessoas resolvem esses problemas e se perguntar: Não há uma maneira melhor de resolver esse problema?

Quando enfim, você já estiver satisfeito das ideias que possui, então começa a fase de analisa-las como um negócio. Entra então, a análise da oportunidade. A análise estruturada de uma ideia para transformá-la em uma oportunidade existe para facilitar essa decisão. A seguir serão apresentadas três metodologias ou modelos de análise de oportunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com