TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  16/6/2023  •  Abstract  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EMPREENDEDORISMO

AVALIAÇÃO 2

Analisar e identificar os riscos de mercado da situação problema apresentada e indicar as ações estratégicas para esses riscos. 

Sharleny Ribeiro Lima

Rio de Janeiro

2022


O risco de mercado é a possibilidade de resultado negativo de uma empresa, causado pelas oscilações nos preços e parâmetros do mercado e para calculá-lo é necessário identificar qual o risco e qual a probabilidade de ocorrência. Há diversos fatores que podem ensejar um risco no mercado, entre eles podemos citar os ataques terroristas; os desastres naturais; as recessões; as turbulências políticas; as mudanças nas taxas de câmbio; as mudanças nas taxas de juros. No caso apresentado, foi uma Pandemia que deu roupagem a um risco estratégico de mercado ao provocar uma queda do número de clientes fazendo com que a demanda ficasse inferior à oferta durante o isolamento social imposto. Tendo em vista esses obstáculos, muitos negócios tiveram que buscar novas estratégias para aumentar a base de clientes, através não só da fidelização de antigos clientes como também da captação de novos clientes.

Para sair dessa situação, eu faria uma reavaliação do negócio e utilizaria a tecnologia para vencer a barreira geográfica. Assim, eu investiria no marketing digital para captar novos clientes e começaria a venda online para fidelizar os antigos clientes e vencer a barreira geográfica, aumentando as vendas para além do perímetro da loja física. Marketing Digital é o conjunto de estratégias aplicadas nas plataformas digitais com o objetivo de promover uma marca, criar relacionamentos com o público e gerar oportunidades de negócio, e “de acordo o Guia de Investimento em Marketing para pequenas e médias empresas da RD STATION, o investimento na área digital em 2021 foi 74,2% maior em comparação com 2020 e 2019.” (https://tech4biz.com.br/investimentos-em-marketing-digital-serao-a-virada-de-chave-para-crescimento-de-pmes/). Eu também inovaria meu catálogo de produtos ao inserir nele kits/ combos comemorativos para diversas ocasiões e também organizaria os dados dos clientes para monitorar suas necessidades e preferências e assim conseguir traçar um plano de atuação que permitisse oferecer mais informações aos clientes e tornar a experiência do cliente mais memorável, através da personalização do momento do atendimento, da segmentação psicográfica (por hábitos e atitudes) e da customização, adequando a oferta em função das preferências dos clientes, ou no oferecimento de promoções periódicas e de cupons de primeira compra, cupons de pós venda, ofertas de frete. E por fim, dispensaria especial atenção para a precificação dos meus produtos sempre atualizando a comparação com a precificação da concorrência para que os preços dos meus produtos se mantivessem sempre competitivos, e no desenvolvimento de uma “estratégia de reputação digital”, pois as ações na web não podem estar em descompasso com as ações estratégicas globais da empresa. “De acordo com o  Compre&Confie, apenas em abril de 2020, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões, o que representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019. Ainda de acordo com a companhia, o número de pedidos pela internet foi 98% maior em relação a abril de 2019: foram 24,5 milhões de compras feitas online.” ().

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com