TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e a Gestão

Por:   •  5/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Graduação em Ciências contábeis

Evert Cedraz Santos

Fórum avaliativo: O empreendedor e a gestão, apresentado à disciplina de Empreendedorismo como parte de requisito para obtenção de nota da AV2.

Docente: Profª Lorene Paixão Sampaio.

Salvador – Ba 2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

  1. Introdução

O surto do novo coronavírus iniciou no final do ano de 2019 na China e a necessidade de adaptação ao presente contexto revelou e afirmou a necessidade de os empreendedores se reinventarem. Ser criativo e saber lidar com as adversidades são características necessárias para um empreendedor atuar em qualquer área. Em meio ao período pandêmico, tanto as pequenas empresas quanto as grandes tiveram que se reestruturar para poder aumentar as vendas e manter a qualidade e a segurança de seus colaboradores e clientes. A população se manteve cada vez mais em casa e online pelas redes sociais dessa forma, manter um contato virtual com os consumidores se foi necessário para os empreendedores. Tivemos que modificar as estratégias da empresa e se adaptar ao atual momento em que vivemos mostrando aos clientes que estávamos ali para ajudar.

  1. Desenvolvimento

Com a chegada da pandemia e o aumento no número de casos da Covid-19, foi preciso pensar numa nova estratégia para poder continuar com a loja de doces finos. Na esperança de voltarmos ao normal em algumas semanas, como foi noticiado, criamos uma escala semanal, liberamos o home office para os colaboradores e distribuímos equipamentos de segurança e material para fabricação dos doces em casa. Assim, garantimos a segurança dos colaboradores e clientes que iriam receber suas encomendas.

Após assegurar a segurança da equipe, entramos em contato com os clientes que já tinha realizado seu pedido para confirmar se ainda teriam interesse para podermos prosseguir com a produção. Com o aumento no número de casos e consequentemente o cancelamento de muitas encomendas, precisamos reinventar e criar estratégias para podermos atrair nossos antigos e também novos clientes. Sabíamos que seria arriscado investir e no momento em que o

mundo parou nós, que também trabalhamos com eventos, precisamos praticamente recomeçar do zero e nos reformular.

Para garantir o funcionamento da empresa, foi necessário realizar investimento em marketing pelas redes sociais o que nos possibilitou fazer pesquisa de mercado e entender a necessidade dos nossos clientes. Para Quintella (2017), “o empreendedor deve realizar uma detalhada e consistente pesquisa de mercado para entender e estimar o tamanho do mercado em que pretende entrar, quem são seus consumidores, onde eles estão, como se comportarão ao longo do tempo e qual razão os faz comprar o produto ou serviço. ”

Após entender as necessidades dos nossos clientes, foi preciso realizar uma análise do ambiente interno da empresa sendo necessário mapear e identificar as fraquezas como por exemplo, o preço dos nossos produtos, o desenvolvimento da equipe devido a situação de pandemia e as condições de trabalho oferecidas já que foi necessário relocar uma parte da equipe para trabalho em home office.

Como estávamos focados em desenvolver estratégias e criar maneiras de aumentar nossos números, foi necessário realizar reuniões semanais com a equipe de marketing e vendas, produção, finanças e RH. A análise SWOT foi a nossa principal aliada nesse caminho, nos possibilitando identificar e solucionar problemas que pudessem surgir no dia-a-dia.

No ambiente interno identificamos a força da nossa empresa já que temos várias receitas caseiras, os nossos custos fixos são baixos comparados aos nossos concorrentes, melhorias e investimento nas entregas através do delivery e a nossa relação como os nossos clientes para que ambos retornem a fazer negócios com a gente. A nossa fraqueza nesse período de pandemia foi ter que relocar os colaboradores para a cozinha das suas residências causando uma queda na produção diária.

No ambiente externo vimos a oportunidade de aumentar o número de anúncios nas redes sociais e rádios dos bairros mais próximos, aumentar a venda ativa para e pedir indicação para quem já compra com a gente dando a possibilidade de buscar novos clientes. As ameaças, como todos os negócios na pandemia, foi o aumento de números de empreendedores do mesmo ramo gerando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com