TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e a Gestão

Por:   •  31/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Graduação em Ciências contábeis

Evert Cedraz Santos

Fórum avaliativo: importância da leitura para formação do indivíduo e da sociedade, apresentado à disciplina de Linguagem, Comunicação e Discurso como parte de requisito para obtenção de nota da AV2.

Docente: Jean Jorge.

Salvador – Ba

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

A leitura sempre foi um importante aliado da educação pois desde os anos escolares iniciais, o indivíduo tem a necessidade de aprender a ler e é nessa fase de crescimento que deve- se fomentar a vontade das pessoas pela leitura. Saber ler se tornou um hábito tão importante que, para entendermos e nos aprofundarmos sobre qualquer tema, é necessário realizar leituras de diversos textos com variados temas o que abrange ainda mais nosso conhecimento. Através da leitura temos a possibilidade de ter contato com várias culturas, conseguimos entender sobre assuntos distintos e transmitir informações que aprendemos através do que foi lido.

O hábito da leitura tem se tornado algo muito raro na nossa sociedade, no ambiente escolar por exemplo é perceptível que poucos alunos tem o interesse em ler e os principais culpados são os avanços tecnológicos, que em teoria são mais atraentes e práticos. O incentivo ideal para estimular o hábito de ler deve surgir nos primeiros anos escolares, pois é onde começa a ser dado os passos iniciais para uma educação de qualidade. O professor, muitas vezes, é o primeiro a mostrar os livros ao seu educando tendo um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento da criança. Outro dos pontos principais que não podemos deixar de citar é a família, pois é através dela que normalmente surge o primeiro contato com a leitura.

A leitura é um dos meios mais importantes para as novas aprendizagens, possibilitando a construção e o fortalecimento de ideias e ações, ninguém se torna um leitor por obrigação. A influência dos adultos, ou seja, os pais, são muito importantes à medida em que eles são vistos lendo ou escrevendo perto dos pequenos. A leitura em si é algo muito ampla e não deve ser considerada somente para auxiliar na interpretação de textos escritos, pois ela pode ser também feita através de sinais e códigos.

É importante ressaltar que a leitura vai nos dar vantagens ao longo de toda a vida, em qualquer ambiente ela nos dará suporte necessário para debater qualquer assunto e argumentar de forma clara e objetiva. Ao ler devemos nos envolver, criar uma ambientação propícia, quase um suspense quando gostarmos da leitura tornando-a mais atraente e divertida. Faz se necessário criar o hábito de lermos sobre temas que nos chame atenção e nos prenda de uma forma na qual possamos iniciar e concluir a leitura.

A leitura vai formar pilares dentro da sociedade e ser fonte de inspiração, conhecimento e sabedoria. A prática da leitura contribuirá na formação do indivíduo, pois desenvolverá aspectos críticos e memorização, além de trazer benefícios para a vida pessoal e profissional. Desta forma, fica ainda mais clara a evidência sobre a importância da leitura para sociedade e por isso deve ser estimulada desde os primeiros anos escolares.

Referências

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-leitura-dentro-sala-aula-no-processo-alfabetizacao.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com