TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS NO COMÉRCIO

Por:   •  28/2/2018  •  Seminário  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 16

IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS NO COMÉRCIO

Daiana Lopes Xavier de Queiroz
Gabriela Thais Alves
Geisiane Bressanelli Nichelle
Tainara Cardozo Moreira Roseghini
Tutor Externo Joldmar Duarte Bello
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0262) – Prática do Módulo V
22/06/2017

RESUMO

Desde os primórdios da humanidade, o ato de troca de mercadoria é constante. Com o tempo, as empresas cresceram, evoluíram significativamente e, aos poucos, foram atribuindo valores a suas mercadorias e definindo custos para vendê-las no mercado. Hoje em dia, em um mercado competitivo, saber lidar e gerenciar os custos é uma alavanca para o sucesso e lucratividade do empreendimento. O presente trabalho trata do impacto dos mais diversos custos e a importância de seu controle para a formação do preço de venda no comércio, desde os custos envolvidos com o setor administrativo, de pessoal, sua relação com os turnos de revezamento e banco de horas, até a logística das organizações. A partir da análise da leitura de diversos livros e artigos, verificamos a necessidade do empresário ter como seu aliado o contador, para que esteja tudo de acordo, principalmente quanto ao cálculo dos impostos, que deve ser somado no custo das mercadorias para uma melhor obtenção de lucro, tendo também uma visão futurista de expandir os negócios. Consequentemente, abordar sobre a importância do controle de custos para o negócio e obter visão e dedicação do empresário nesta questão ajuda a controlar e reduzir custos, pois formar corretamente os preços de venda e arquitetar a estrutura operacional forma a receita básica para o sucesso e a sobrevivência de uma organização.

Palavras-chave: Comércio. Controle de custos. Preço de venda.

1 INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo, o mercado exige que as empresas ofereçam produtos de qualidade, onde os preços estejam ao alcance do consumidor. No entanto estes preços deverão ser suficientes para suprir todas as despesas mensais e obter o retorno do investimento. Como ferramenta para auxiliar nesse processo de gestão, a empresa deve manter um sistema de informações de custos bem estruturado e integrado a todos os setores da empresa.


           Os gastos gerais do comércio englobam despesas e custos fixos e variáveis, todos os tributos e encargos da folha de pagamento, incluindo os gastos com as horas extras relacionados as escalas de revezamento e banco de horas. Além dos custos relacionados a logísticas dos centros de distribuição.

Neste estudo será enfatizado, num primeiro momento a necessidade do controle de custos no comércio; em seguida trata como os custos da folha de pagamento influenciam na formação do preço de venda; seguindo com as escalas de revezamento do comércio, observando se as empresas podem trabalhar 24 horas consecutivas e quais suas obrigações, analisando quais os sistemas as mesmas devem utilizar, como funciona o sistema de horas extras e o que é o banco de dados; finalizando com a importância da gestão de custos em um negócio e também do controle de custos num centro de distribuição relacionando a sua logística.

 

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTROLE DE CUSTOS NO COMÉRCIO

Um comércio é essencialmente retratado em suas atividades de compra, estoque e venda de mercadorias e para que haja lucro, devemos estar a tentos a pequenas ações que se são mínimas aos olhos, mas que são essenciais para a formação do preço.

Primeiramente devemos destacar o controle, que são os registros das informações dos gastos de uma empresa. Pois ter o domínio do controle e da gestão de custos é vital para o negócio.

Nos dias de hoje, o empresário tem um vasto conhecimento e experiência sobre compra e venda, ou seja, tem habilidades quanto a negociação da venda da mercadoria, sendo descontos maiores a seus clientes. Mas esquecem, acham difícil ou não possuem ferramentas ou até mesmo tempo de se ater aos controles, que é a informação base para se obter o lucro desejado e esperado.

Todos os gastos da entidade, podem ser considerados como custos e para isso devemos saber quanto foi gasto e em que foi gasto. Enfim, utilizar as informações para saber sobre os custos é muito mais importante do que simplesmente registrar os valores gastos.

Entender as informações extraídas nos controles é essencial para tomada de decisões e domínio dos custos, proporcionando ao negócio condições de enfrentar situações desfavoráveis e tirar proveito das que são favoráveis.

No comércio comprar, estocar e vender são as principais atividades e para se obter o valor de custo total das mercadorias é preciso separar os gastos totais em 3 situações: Custo de mercadorias, Despesas Fixas e Despesas Variáveis.

2.1.1 Custo das mercadorias

São os valores gastos com as compras de mercadorias. Eles podem ser divididos em custos fixos e variáveis. No comércio são considerados custos fixos os que não são afetados pelo volume total de vendas da empresa. Como por exemplo os salários e encargos sociais. Já os custos variáveis são todos aqueles que variam conforme a quantidade de venda, como as comissões dos vendedores.

Além do valor de compra de mercadorias outros valores relativos ao ICMS, ao IPI, alíquota conforme a forma de tributação da empresa e origem da mercadoria comprada e também os fretes devem ser somados ao custo.

2.1.2 Despesas Fixas

São assim tratados todos os gastos que acontecem independente de ocorrer ou não vendas na empresa. Que são os gastos com o funcionamento da empresa, ou seja, a estrutura montada para comprar, estocar e vender.

E também gastos como telefone, agua, energia elétrica, aluguel, salários fixos, encargos sobre salários, embalagens, despesas bancárias, manutenção do prédio ou vitrines e etc.

Também temos a remuneração do dono da empresa, chamado de Pró Labore, que pode ser considerada como despesa fixa, mas ter seu valor definido em função da possibilidade da empresa pagar e não em função das necessidades pessoais do dono da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com