TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO SOBRE A INFORMAÇÃO CONTÁBIL APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR.

Por:   •  28/8/2020  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Professor Fernando Luís Bertolla

Acadêmica Jenifer Ramos

OLIVEIRA NETO, Josué Viana. O impacto sobre a informação contábil após a implementação de um sistema integrado de gestão nas Instituições Federais de Ensino Superior. Jistem: Revista de Sistemas de Informação e Gerenciamento de Tecnologia, São        Paulo,        p.        34-51,        2005.        Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S ct&tlng=pt. Acesso em: 23 mar. 2020.

Para elaborar esta resenha foi analisado o artigo intitulado como “O impacto sobre a informação contábil após a implementação de um sistema integrado de gestão nas instituições federais de ensino superior” escrito por Josué Viana de Oliveira Neto, Doutor pela Faculdade FEA-USP, Professor da Faculdade Integrada do Ceará – FIC e publicado pela Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação no ano de 2005.

O artigo faz uma abordagem significativa, a partir da aplicação da metodologia do estudo de caso, sobre como a implementação de um sistema integrado de gestão pode afetar a importância da informação contábil em uma organização.

A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e seguiu os seguintes critérios, de acordo com os parâmetros de qualidade de um projeto: A observação de evidências (Documentação com todas as fases do Projeto SAU, entrevistas com todos os envolvidos, observação direta e observação-participante), a validade interna (é trilhada através da descrição do caso e da construção da explicação sobre o cumprimento da hipótese da pesquisa) e a validade externa ( buscada a partir da constatação da existência de entidades que iniciaram a implantação do Projeto SAU).

Para conhecer os efeitos de um Sistema Integrado de Gestão nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sobre a utilização da informação contábil, o Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Ceará foi escolhido como a unidade de análise desta pesquisa, em virtude do Projeto SAU – Sistema de Automação Universitária. De acordo com o autor, a singularidade do caso é o que

justifica o estudo de caso, visto que o Projeto SAU na Universidade Federal do Ceará é a única entidade de ensino superior a implantar o maior número de módulos na época.

A UFC tinha um conjunto de sistemas não integrados distribuídos em vários departamentos, no entanto os sistemas existentes não possuíam recursos suficientes para gerar relatórios de forma integrada. Portanto, iniciou-se uma pesquisa de soluções que atendessem a essas exigências e as perspectivas de crescimento da instituição. Foram, então, realizadas visitas a universidades federais, estaduais e municipais para conhecer e avaliar as soluções existentes ou em processo. A solução encontrada que melhor atendia a premissa de integração além dos requisitos tecnológicos da época foi o da Universidade de São Paulo. A partir disto, foi criado o projeto SAU. Para viabilizar o projeto, foi firmada uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará – UFC, Ministério da Educação e Cultura – MEC, a Unisys e a Techne. O MEC e a Unisys financiaram o projeto.

O Sistema de Automação Universitária (SAU), é um sistema integrado de informações e controle que automatiza as rotinas administrativas e acadêmicas de uma instituição de ensino superior, gerando, por conseguinte, relatórios gerenciais com vistas à avaliação, planejamento e tomada de decisão e tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de um sistema de informações que automatize e atue em tempo real rotinas administrativas básicas. O SAU é subdividido em módulos que acessam uma única base de dados armazenada em um computador Unisys série “A”. As tarefas são executadas através de terminais de uma rede de teleprocessamento localizados em diversas unidades administrativas da entidade.

O impacto sobre a informação contábil foi observado em duas principais características: Relevância e Confiabilidade. Na relevância foi observada a característica da oportunidade e a verificabilidade e na confiabilidade foi observado a fidelidade de representação no caso. Esses resultados foram dispostos em um quadro explicativo, que consta as situações antes da implementação e após a mesma. Ao fazer a análise deste quadro, subentende-se que a instauração do Sistema Integrado de Gestão juntamente com o Projeto SAU foi bem sucedida pois evidências encontradas confirmam a melhoria das características da oportunidade, da verificabilidade e da fidelidade de representação da informação contábil e, consequente, a ampliação da sua utilidade após a adoção do sistema integrado de gestão na entidade. Muito embora, este fato não tenha sido o único motivador do deslocamento positivo da utilidade da informação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com