TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Impactos organizacionais na implantação de sistemas integrados de gestão empresarial

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Sorocaba

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................7

5 METODOLOGIA......................................................................................................11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO...........................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14


1 PROBLEMA

Devido a vital importância da utilização de informações de inúmeros departamentos de uma organização para gerirmos a produção, seria possível uma grande empresa realizar uma gestão de produção eficaz sem a utilização de um Software de ERP?

Seria possível uma empresa multinacional com filiais em vários países e transações multibilionárias realizarem uma gestão integrada na produção apenas em planilhas de Excel?

Através destes questionamentos e de todas as situações que já enfrentamos dentro das organizações em que trabalhamos e através de toda a experiência que adquiríamos em nossas carreiras é que podemos afirmar de maneira prática que a utilização do sistema ERP se faz extremamente necessária, porém agora através de toda a bagagem que adquirimos em sala de aula está na hora de demonstrarmos com  uma linguagem acadêmica e com embasamento teórico essa importância que já nos foi apresentada em nosso dia a dia.

Somos amplamente testados de maneira pratica através de nossas histórias sobre a vital importância dos softwares de ERP, porém o desafio é demonstrar através dos estudos e afirmações de autores e estudiosos do assunto essa importância.


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Avaliar os pontos positivos e negativos de software ERP de mercado (ex: TOTVS e SAP), elaborando um estudo comparativo de sua aplicabilidade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Verificar, levantar e apresentar o impacto e implicações que o sistema ERP causa dentro das organizações e de que forma este poderá ser benéfico ou maléfico;
  • Descrever e esclarecer a origem, evolução e conceitos dos Sistemas ERP;
  • Levantar as necessidades sentidas pelas organizações em aderir aos sistemas ERP;
  • Apresentar um cenário geral dos sistemas ERP (SAP e TOVTS) e suas particularidades.

3 JUSTIFICATIVA

Assim, justifica-se o estudo em questão dada sua importância para o mundo organizacional onde permite menor custo para as empresas e auxilia no processo de gestão das atividades internas e externas, ampliado as visões dos empreendedores sobre seus negócios. Justifica-se também dada sua contribuição para o sucesso das organizações que já aderiram aos sistemas ERP.

A pesquisa também pode ser justificada, pois levantará fatores que influenciam a tomada de decisão das empresas ao selecionarem o tipo de sistema ERP que utilizaram, bem como suas implicações internas e externas. Além de avaliar os benefícios que estes apresentam.

Sendo assim, acreditamos poder contribuir para uma melhoria na busca do sistema adequado por parte de empreendedores e auxiliar os mesmos na diminuição de riscos de possam surgir.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, também conhecido como ERP, estão ganhando muita atenção das Empresas Brasileiras devido à competitividade cada vez mais acirrada no mercado. Tal competitividade tem exigido um maior planejamento estratégico na administração de negócios, a fim de que seja alcançado o almejado sucesso em meio à concorrência.

O principal motivo pela escolha deste tema é devido a importância do crescimento e evolução dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) dentro das organizações.

Os sistemas ERP tomaram grande interesse por parte das organizações devido as mudanças sentidas no mundo dos negócios exigindo melhores atendimentos, melhores produtos, custos menores, dentre outros. Situações que favorecem o crescimento competitivo.

Conta Gamboa, Caputo & Filho (2004) que foi a partir da segunda metade dos anos 90 que ocorreu a disseminação dos sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), aparecendo como um dos principais focos de investimento relacionados à utilização de tecnologia de informação nas empresas, que visavam vantagens competitivas por meio de redução de custo e diferenciação de produtos com a utilização destes sistemas.

Foi exatamente nesta época que surgiu um mercado mais competitivo e globalizado, fazendo necessário o desenvolvimento de certas características vitais para a sobrevivência das empresas (GUSKUMA, 1999). Umas dessas características são evidenciadas pelo autor como à maior agilidade na obtenção de informações e como administrá-la sob todos os ângulos, maneiras, enfoques e objetivos diferentes.

Para Lemos (1999) o contexto atual em que estamos vivendo “se caracteriza por mudanças aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas organizacionais”, a capacidade de gerar e absorver inovações vem sendo a cada ano crucial para que um agente econômico se torne competitivo e para acompanhar essas mudanças rápidas torna-se de extrema relevância a aquisição de novas capacitações e conhecimentos, ou seja, intensificar a capacidade de indivíduos, empresas, países e regiões de aprender e transformar esse aprendizado em fator de competitividade para os mesmos (LEMOS, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com