TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Dos Custos Na Formação De Preços E No Orçamento

Por:   •  23/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE

PREÇOS E NO ORÇAMENTO

  Ana Kátia L. de Jesus¹

 Alyne Meneses Dietrich ¹

        Gleiceane Rocha de Souza¹

Vânia Cândida Nogueira¹

Tutora: Marinei Abreu Mattos²

RESUMO

 

O objetivo desta pesquisa é apresentar os impactos na formação de preços e no orçamento na vida das empresas. Podemos perceber que um bom controle de custos afeta diretamente o futuro de uma organização. A gestão do custo de uma empresa se torna importante para compor controles, e como a partir deles se pode tomar decisões com relação aos preços de concorrentes e omo se obter lucro. Será mostrado no decorrer desta pesquisa a importância da gestão dos custos e seus impactos, em uma empresa, auxiliando uma boa gestão financeira, administrar e controlar os custos gerados na produção até a comercialização de serviços ou produtos.

INTRODUÇÃO

No dia a dia os empresarios se deparam com uma das mais importantes decisões onde se deve ser avaliada e optar pela melhor decisão, onde é a formação de preços de seus produtos ou serviços. Para isso, é necessário conhecer a fundo o seu próprio negócio e utilizando ferramentas que possam fornecer informações de custos e a análise de custos fixos e variáveis, pois há um grande desafio  na determinação de preços. O mercado cada vez mais requer disponibilidade, agilidade e preços competitivos, para assim atrair consumidores querem sejam de produtos ou serviços.

De acordo com Crepaldi (2010, p. 2): “Contabilidade de Custos é uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões”.

         Observa-se que nenhuma decisão deve ser tomada observando apenas fatos isolados, mas utilizar-se dos benefícios que a contabilidade de custos possui, aliados as análises de diversas variáveis que exercem influências dentro das organizações. O termo preço refere-se ao valor monetário, expresso em moeda que corresponde ao valor de troca de um bem ou serviço prestado.

Nesse trabalho abordaremos a importância da Contabilidade de Custos, seus métodos de Custeio, dados que demonstram a saúde financeira e econômica da organização, para que o empresário consiga, de forma auxílio à tomada de decisões visando o crescimento financeiro e social de sua empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Vieira (2013, p.81) “Uma das formas de precificar um produto é com base no seu custo, seja no custo de produção ou no custo de aquisição. Paralelamente é necessário avaliar mercado, concorrência, demanda, entre outros fatores determinantes na formação de preços”. Para a formação de preço, trata-se de um processo muito importante, pois é nele que se analisa a melhor forma de precificação para a venda do produto ou serviço antes de dada comercialização. Através dessa análise e definição se dará a contabilização de custos, despesas e sua margem de lucro desejada.

De acordo com Bruni e Famá (2002, p. 25- 26) “os gastos ou dispêndios consistem no sacrifício que a entendida arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer”.

Os gastos enerentes a produção do “objeto” ou algo oferecido ao cliente, denominamos de Custos.Estes gastos serão classificados como custos ou despesas, dependendo da sua importância na elaboração de produtos ou serviços. Alguns gastos podem ser, temporariamente, classificados como investimentos, e à medida que forem consumidos receberão a classificação de custo ou despesa.

 CUSTOS

Custos, segundo Nascimento (2001) é o somatório dos bens e serviços consumidos ou utilizados na produção de novos bens ou serviços, traduzidos em unidades monetárias.

Custo é a somatória de todos os gastos econômicos referentes a aquisição e transformação de insumos de produtos acabados, ou procedimentos necessários para a prestação de um serviço, tanto de modo direto como indireto, variável ou fixo.

Todo gasto utilizado para a elaboração/realização de bens ou serviços, denominamos de Custo, exemplo disso seria a matéria prima usada na produção de produtos, energia usada na produção destes salários, encargos do efetivo usado na produção deste produto que será comercializado.

Cardoso (2011), discorre que esses custos podem ser divididos em diretos e indiretos quando relativos ao produto. Os custos são alocados de forma direta (matérias-primas, mão de obra direta etc.) ou indireta (comissão, salário de um vendedor, horas-máquina etc.).

Quanto maior a produção, mais elevados serão os custos variáveis. Estão diretamente ligados ao volume produzido, portando, também são denominados como custos diretos.

Já os custos fixos são aqueles estável independente das alterações de volumes da produção, como aluguel da fábrica, salários, seguro do imóvel etc. E por estarem vinculados por beneficiamento a fabricação de vários produtos, também são denominados como custos indiretos.

Os custos se classificam em:

  • CUSTOS FIXOS: Para Leone (2000) custos fixos são custos (ou despesas) que   não   variam   de   acordo   com o   número de unidades produzidas. Isto é, o valor   total   dos custos permanece praticamente igual.Considerando certa capacidade instalada, em determinado período ou qualquer que seja o volume de atividade da empresa. Tais custos existem, independentemente, de a empresa produzir ou não. É um fator de produção que tem custos independentes do nível de produção, os custos sempre se mantêm os mesmos. Exemplo: salário, energia.

.

  • CUSTOS VARIÁVEIS: Para Leone (1997) os custos variáveis são os Custos (ou Des pesas) que variam de acordo com os volumes das atividades. Varia conforme o nível de produção. Exemplo: matéria prima, depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.

  • CUSTOS DIRETOS: Conforme Wernke (2001) são gastos facilmente apropriáveis as   unidades produzidas, são aqueles que podem ser identificados como pertencentes a   este ou aquele produto. Por sua natureza, características próprias e objetividade de identificação no 7 produto são imputadas por medições objetivas ou por controles individuais como a ficha técnica do produto, sem a necessidade de rateio. Estão diretamente ligados ao produto, linha de produção, são facilmente mensuráveis, exemplo: mão de obra direta e matéria-prima.

  • CUSTOS INDIRETOS: Segundo Leone (2000) são gastos que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a um grupo de ou a outro segmento ou atividade operacional, e caso sejam atribuídos sem relevância, alguns custos são alocados aos objetos do custeio através de rateios.

CLASSIFICAÇAO DOS CUSTOS

De acordo com os estudos de Bernard (2019), o interesse e a metodologia empregadas não mudam, diferem as classificações empregadas na Contabilidade de Custos. Os Custos se classificam de várias formas para suprir a contabilidade fiscal na apuração de custos. Mesmo na prestação de serviços incorrem os custos compostos de matérias-primas, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos.

Os custos de produção são compostos das matérias-primas, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos, sendo assim aplicados: os custos diretos referem-se aos que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque existe uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação. Tem-se a propriedade de serem mensuráveis de maneira objetiva, ou seja, os custos diretos se constituem de materiais diretos (MD) e mão-de-obra direta (MOD) e são definidos a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (208.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com