TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da Globalização na Contabilidade gerencial

Por:   •  28/3/2021  •  Artigo  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

O Impacto da Globalização na Contabilidade gerencial

Com um movimento em direção à globalização se aproximando, a mudança provocada por ela pode mudar a forma como as empresas nos EUA veem seus contadores. Primeiro, há dois tipos de contadores, contadores financeiros e contadores gerenciais. Uma definição de contabilidade financeira, tirada de Merriam-Webster, é a análise sistemática de informações sobre os assuntos econômicos de uma organização para o uso de pessoas fora da organização. Merriam-Webster continua explicando a contabilidade gerencial como "a criação de relatórios para planejamento e tomada de decisões"... "O objetivo é fornecer aos gestores informações confiáveis sobre os custos das operações e sobre os padrões com os quais esses custos podem ser comparados, para auxiliá-los no orçamento".

A principal diferença para tirar essas duas definições é que a contabilidade financeira fornece informações para pessoas fora da organização, e a contabilidade gerencial visa ajudar os gestores dentro de uma organização a tomar decisões.

Os EUA se tornarem mais globalizados aumentarão a concorrência para as empresas dentro do país, tornando os contadores de gestão mais valiosos para as empresas. Para entender o que um aumento na concorrência fará com as empresas americanas e seus contadores, é preciso primeiro dar uma olhada em como as empresas nos EUA veem contadores de gestão em comparação com outro país. Em um artigo de pesquisa intitulado "Management Accounting Practices in the U.S. and Japan: Comparative Survey Findings and Research Implications (1991)" de M. Shields e C. Chow, observa a diferença nas metas estabelecidas pelos contadores americanos e japoneses.

A pesquisa sugere que os contadores dos EUA "enfatizam o uso de padrões para controlar os custos de fabricação após o fato", ao mesmo tempo em que contadores japoneses contrastam com práticas que olham para o futuro. Essa diferença aqui está dentro das metas estabelecidas pelas empresas. Enquanto as empresas nos EUA estão olhando para o que podem fazer agora para reduzir custos, as empresas japonesas estão olhando para o futuro para reduzir os custos de produtos que podem não existir ainda. Esse tipo de pensamento para as empresas norte-americanas não é aceitável, e o estado em que as empresas estão agora é menos do que satisfatório porque o estado atual da contabilidade gerencial está na direção errada.

Os contadores da administração olham para o futuro, estabelecem orçamentos, previsões e orientam as empresas na direção progressiva certa. No aumento da concorrência, especialmente para as empresas americanas, as empresas precisarão de gerentes que torem as decisões certas para o bem da empresa. Em um artigo da B. Pounder, "Como a globalização está afetando a contabilidade dos EUA (2006)", Pounder afirma que uma das principais razões pelas quais a contabilidade gerencial é obscura neste país é porque os gestores americanos são mais propensos a fazer escolhas de "instinto" (geralmente para ganho pessoal) em vez de fazer as escolhas que serão boas para a empresa a longo prazo. Isso pode ser vinculado à pesquisa da Shields & Chow, olhando para as empresas e seus respectivos objetivos. É mais comum que as empresas nos EUA demonstrem ações para ganho pessoal do que no Japão, e em uma era de globalização e aumento da concorrência as empresas não podem sobreviver com esse tipo de mentalidade e estrutura.

Um relatório da N. Miculescu, "Tendências Atuais da Contabilidade de Custos de Produção (2011)", Miculescu concluiu que as empresas têm o dever exponencialmente crescente de encontrar soluções o mais rápido possível, a fim de acompanhar esse aumento da concorrência devido à globalização.

O estado atual da contabilidade gerencial nos EUA recompensa os gestores e coloca a empresa como um todo em risco, e com um aumento da concorrência se aproximando é do interesse das empresas empregar contadores de gestão que tomam decisões para o melhor interesse da empresa.

A globalização pode ser definida como o processo de aumento da conectividade e união dos mercados e negócios mundiais. A globalização surgiu nas últimas duas décadas à medida que a internet surgiu, facilitando a viagem, a comunicação e o comércio internacionalmente. Quando as economias se tornam mais conectadas a outras economias, elas aumentaram as oportunidades, mas também aumentaram a concorrência. Com a globalização evoluindo, cada vez mais pró-globalização e anti-globalização surgiram lobbies. O partido pró-globalização argumenta que a globalização traz oportunidades muito maiores para quase todos, onde os partidos anti-globalização argumentam que certos grupos de pessoas privadas em termos de recursos não são atualmente capazes de funcionar dentro da crescente pressão competitiva.

O problema que enfrentamos é que a Globalização une as maiores empresas do mundo e a torna mais um mundo universal. Isso pode impactar drasticamente a maioria das populações em todo o mundo devido ao fato de que muitas dessas grandes empresas encontram brechas no sistema e podem contratar contadores e advogados e planejar seu caminho pagando enormes quantidades de impostos, enquanto a pessoa média é privada de leis fiscais justas e a carga é colocada sobre eles para compensar a parte do dinheiro do imposto de perda. As empresas multinacionais estão bem posicionadas para explorar paraísos fiscais e ocultar verdadeiros lucros, evitando assim impostos. Através de paraísos fiscais offshore e fraudes, e através de preços de transferência, bilhões de dólares não são tributados.

As estimativas variam de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões em perdas de receita em todo o mundo. Essas corporações usam preços de transferência para compensar a falta de dinheiro dos impostos, dizendo que as receitas foram utilizadas na venda de um bem ou serviço para outra empresa ou subsidiária. É meio comparado à lavagem de dinheiro onde criminosos abrem negócios para dizer que ganham receita através de um bom ou serviço, mas por sua vez eles estão operando um negócio ilegal, mas podem dizer à Receita Federal que lucraram com algo legal.

Muitas pessoas se perguntam por que a tributação é tão importante. Para países ricos como os Estados Unidos, uma das principais razões é que quanto menos impostos pagos ao governo significa mais para os indivíduos, que estão melhor posicionados para contribuir para a economia. Para os países pobres, significa que eles podem determinar sua própria rota para fora da pobreza. É também a maneira como eles podem começar a se libertar da dependência de apostilas e das condições punitivas ligadas à ajuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com