TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto dos Custos na Formação de preços e no Orçamento

Por:   •  3/7/2023  •  Seminário  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 7

Impacto dos Custos na Formação de preços e no Orçamento

Ana Paula Santos Araujo¹

Claudia Littig dos Anjos¹

Emanoelly Rodrigues Bastos¹

Lenira Maria Benicia ²

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a carga tributária influencia na formação dos preços.  São aspectos importantes: Gestão de custos e formação de preços, isso porque eles se referem a fator-chave para qualquer setor de negócios. Lembrando que os custos de uma empresa impactam diretamente no preço que ela futuramente cobrará pelos produtos e serviços. Dados de pesquisa mostram que as empresas que investem na gestão de seus dados conseguem uma boa redução de custos, isso tudo ocorre devido as informações financeiras e controle de quanto a empresa realmente gasta para que possa estar funcionando, sendo de suma importância o uso de softwares e ferramentas de processos adequadas. Para que possamos entender bem como tudo isso vai funcionar no dia a dia precisa entender primeiramente o serão meus custos, e como podemos estar classificando os mesmos.

  1. INTRODUÇÃO

Toda empresa independente do setor que esteja de uma forma ou outra necessita estar em constante aperfeiçoamento em todos os departamentos. A contabilidade de custos tem como método de eficiência a análise de todas as despesas, identificando as falhas, prováveis melhorias para que assim seja feita a melhor tomada de decisões com base em dados concretos.

O que seria então a formação de preços? O que são os custos e quais são os tipos de custos? E as despesas onde entrariam? O que são lucros? Esses serão alguns questionamentos que serão tratados.

A gestão de custos enfatiza quatro tipos de gastos principais: gastos, custos, despesas e investimento. Com tudo daremos ênfase somente nos custos e na formação de preço. Como que impacta na formação de preço os custos, assim antes de definirmos o que é gestão de custos e formação de preços é interessante entendermos que os custos de uma empresa se dividem em fixos e variáveis.

Isso porque o correto gerenciamento das informações financeiras e um controle eficaz de quanto a empresa realmente gasta para que possa estar funcionando, dos investimentos que ela improvisa e dos valores cobrados pelas soluções que ela oferece é categórico para uma sustentabilidade e para o seu crescimento.

Lembrar que os custos de uma empresa impactam diretamente no preço que ela cobra por seus produtos e serviços. Com tudo quando esses custos não são devidamente gerenciados, pode acontecer de a empresa cobrar preços que não são a realidade. Portando acaba colocando em risco suas margens de lucro e consequentemente, a viabilidade do negócio prosperar a longo prazo.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para entendermos o que é gestão de custos e formação de preços, e importante entendermos que os custos de uma empresa se dividem, basicamente, entre fixos e variáveis.

O que são os custos fixos?

Conforme da a entender pelo próprio termo, custos  fixos são aqueles que se repetem e que não vão deixar de existir. São aqueles que indepentende do faturamento da empresa e da escala de produção. Isto é: são aqueles custos que não vão aumentar ou diminuir caso a produção ou a entrega de serviços da empresa aumentem ou diminua.

Alguns exemplos de custos fixos de uma empresa:

  • Contas de agua, internet, telefone;
  • Salários de funcionários da área administrativa;
  • Aluguel do espaço;
  • Alguns impostos específicos;

Os custos fixos por não integrarem os produtos e por beneficiar a fabricação de vários produtos ou serviços ao mesmo tempo, também podem ser chamados de custos indiretos.

O que são os custos variáveis?

Já os custos variáveis se referem aos gastos que estão ligados a produção e a comercialização dos produtos ou serviços e se alteram em função do volume de faturamento da empresa. São aqueles que variam em decorrência de volume de produção, quanto mais produtos vendidos, maiores serão os custos variáveis.

Alguns exemplos de custos variáveis de uma empresa:

  • Manutenção de equipamentos e do espaço;
  • Comissões dos vendedores;
  • Companhas de marketing;
  • Matéria prima;
  • Alguns impostos específicos;

A gestão de custos, se refere à identificação e ao controle desses gastos sejam eles fixos ou variáveis. A intenção da gestão de custos é evitar que a empresa gaste mais que o necessário, mantendo assim a saúde financeira da mesma. Os custos variáveis, por estarem vinculados ao volume produzido, são também denominados de custos diretos.

É importante destacar ainda que, em relação ao volume de produção, entre os custos fixos podem sofrer alterações de valores em algum determinado período, uma parcela variável e, entre os custos variáveis, também pode acorrer uma parcela fixa. Daí as denominações de custos semifixos e semivariáveis.

Bruni e Famá (2004, p. 32) afirmam, em relação aos variáveis, que “[...] o seu valor total altera-se diretamente em função das atividades da empresa. Quanto maior a produção, maiores serão os custos variáveis”

O que são as despesas de uma empresa?

Despesa para a contabilidade nada mais é que o gasto indispensável para que tenha a obtenção da receita. São gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. Isso quer dizer quando um gsto não afete diretamente no resultado final do produto ou serviço. Uma forma simples e pratica de manter o controle sobe custos e despesas e através do sistema de gestão.

As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com