TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto dos Custos no Orçamento Financeiro

Por:   •  26/8/2023  •  Seminário  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

O impacto dos custos no orçamento financeiro

Adriana Nãodoph de Medeiros¹

Diana Zandonadi Goese¹
Kevin Alves da Luz¹

 Regiane Ricardo Martins¹

Cristiano Agostinho de Oliveira² 

RESUMO

Com tantas mudanças na área empresarial, que vêm a ser tanto positivos quanto negativos, exige a necessidade de que as entidades se preparem, utilizando métodos que possam lidar com tais situações, obter informações sobre as movimentações financeiras e conseguir lidar com as consequências desses impactos é de fato importante. Por isso a importância do impacto dos custos no orçamento financeiro, se torna maior a cada dia, tendo-se que se manter alerta diante de qualquer elemento que venha a prejudicar. Por isso a necessidade de se utilizar de uma gestão de custos para analisar dados, e adquirir outras informações úteis para conseguir lidar com tais mudanças é crescente, lembrando que um profissional para tratar da gestão de custos, pode aumentar e muito a taxa de êxito.

INTRODUÇÃO

O orçamento financeiro empresarial que vai especificar todos os custos, despesas e receitas esperadas de um negócio, em um período estabelecido. É um recurso de valiosa importância para todo e qualquer tipo de empresa, seja grande ou pequena, seja de serviços, indústria ou comércio.

O orçamento pode ser feito mensal, trimestral, semestral, porém o mais comum é de um ano para frente, mas não é regra, dependendo da estratégia de cada empresa. No entanto, ainda mais importante do que tentar programar o futuro, é presenciar os resultados. O orçamento só vai ser uma boa ferramenta se for utilizada diariamente.

Ainda que a função do orçamento seja prever as receitas e gastos futuros, não precisa ser complexo. O empreendedor com sua experiência e histórico do seu negócio pode montar o orçamento. Só é necessário definir as receitas esperadas e o histórico para estimar os custos necessários para atingir tais receitas.

Por isso que o orçamento é uma ferramenta para todos os públicos, que pode ser montado em poucas horas e ajustado sempre que necessário. Mas sempre é indicado buscar um auxílio profissional, o especialista na área consegue estabelecer previsões mais assertivas e evitar surpresas no futuro.

Ficou muito claro que o orçamento é um recurso muito importante para o dia a dia das empresas, mas imagina, que em tempos de crise, ele se torna uma ferramenta muito mais   essencial. Uma crise pode ocorrer por diferenciadas situações, independente da causa da crise, o orçamento dará o suporte para uma continuação saudável do negócio. Sua principal função será de analisar os custos, ajudando na decisão estratégica de cortes de despesas e gastos, ajudando a enfrentar os obstáculos que vem pela frente. Quando se organizar da forma correta, vai ter a oportunidade de tomar decisões mais acertadas.

A grande possibilidade de conseguir reduzir custos fixos e despesas não essenciais. Entretanto, nos tempos de crise, o mais importante é ter um caixa saudável.

O objetivo é entender, de fato, a importância de se manter um orçamento financeiro atualizado e acompanhá-lo mensalmente, assim ficará muito mais fácil administrar a sua empresa!

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para começar a realizar uma boa gestão dos custos na economia das empresas é preciso, primeiro entender a que, exatamente, eles se referem.

Para Braga e Merlo (2007), isso tem estimulado as empresas a buscarem soluções inovadoras

que ajudem a melhorar o desenvolvimento de suas atividades. Características como a busca pela eficiência, maior entendimento da relação com o consumidor e melhor gerenciamento dos custos e preços dos produtos, são recursos de grande relevância para empresas que estão submetidas a uma crescente concorrência.

Os custos são os investimentos destinados a tudo aquilo que é básico, essencial para a oferta de um produto ou de um determinado serviço.

Nesse sentido podemos citar rapidamente alguns fatores, variáveis ou fixos, como:

Mão de obra;

Equipamentos essenciais;

Energia elétrica;

Manutenção dos equipamentos, etc.;

A gestão de custos é um dos pilares mais importantes para conquistar isso. Através de estratégias desenvolvidas e aplicadas de maneira adequada é possível entender falhas e desvios no processo empresarial que podem gerar custos além do necessário.

Também é importante que se tenha pleno conhecimento a respeito do que são os custos variáveis e custos fixos. Ambos devem ser geridos e devidamente contabilizados para um controle adequado da economia financeira.

Custos fixos:

Conforme sugere o termo, custos fixos são aqueles que se repetem e que não vão deixar de existir. Por exemplo, o aluguel, os gatos com contas de luz, água e outros mais.

Custos variáveis:

Os custos variáveis são aqueles que se referem a produção em si, como insumos, salários, impostos etc. São valores que dizem respeito especificamente a criação do seu serviço

"Os custos, conforme Martins e Rocha (2010), referem-se à ocorrência de consumo, à utilização ou à transformação de recursos econômicos de bens ou serviços no processo de produção, os quais envolvam outros bens ou serviços. "

De acordo Silva e Mendonça (2011), as informações de custos representam uma importante

ferramenta para os gestores enfrentarem os problemas relacionados a mensuração, avaliação e controle dos seus gastos, e também no que diz respeito ao seu planejamento na busca de resultados mais realistas. Segundo Callado, Callado e Silva (2011) a contabilidade de custos é uma ferramenta gerencial essencial para a tomada de decisões, coletando e fornecendo informações úteis, com o objetivo de se tornar um elemento diferencial entre alternativas, esse processo de fornecimento de informações permite ao gestor possuir um entendimento mais amplo sobre os objetivos do negócio.

Cardoso (2011) afirma que quando os custos estiverem relacionados ao volume de atividades da empresa num certo período de tempo, estes podem ser classificados em fixos e variáveis. ressalta- se que os custos fixos são referentes aos custos que não variam, qualquer que seja o volume de produção apresentado pela empresa, tais custos existem mesmo não ocorrendo produção (bruni & famá, 2012). já os custos variáveis são os que têm o valor total alterado diretamente em função das atividades da empresa (bruni & famá, 2012). dessa forma

De acordo com as citações acima, com essas informações de custos a contabilidade financeira pode planejar melhor seus investimentos e a área gerencial tem maior controle sobre o que está acontecendo, podendo

Assim tentar reduzir custos, aproveitar oportunidades e tomar decisões mais precisas.

[pic 1] 

A imagem ilustrada relata o cuidado da saúde financeira de uma empresa. Que quem cuida sabe como a gestão de custos é decisiva!

O impacto dos custos no orçamento financeiro poderá ser bastante significativo se a empresa não fazer um planejamento, um controle nos custos durante a gestão.

Alguns erros que podem impactar nas empresas por não ter um bom planejamento são:

*Não controlar o estoque. Não possui controle, ela pode, por exemplo, sofrer com estoque parado, que geram custos excessivos de armazenamento e depreciação. Da mesma forma, sofrer com falta de insumos, que acarretam em paradas na linha de produção e, consequentemente, desperdícios.

*Não realizar corretamente o controle de caixa. Deixar de fazer esse controle impede que o gestor saiba quanto a empresa tem disponível para arcar com suas obrigações do mês.

*Não conhecer os custos da empresa. A falta de conhecimento sobre os custos da empresa também impacta a gestão, uma vez que os profissionais podem confundir as despesas e os custos e colocar todos os valores na mesma balança ao fazer a precificação.

*Não calcular o preço de venda. A precificação é importante para definir um preço justo ao cliente, mas também para assegurar que o valor é suficiente para arcar com os custos de fabricação.

O não planejamento correto pode acarreta a falência da empresa.

Por isso é essencial fazer uma gestão de custos, e para isso é viável que se realizem um bom planejamento, evitar gastos desnecessário,ter atenção nos estoques, estabelecer metade investir em tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (562 Kb)   docx (515 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com