TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO TEM NA COMADA DE DECIÇÕES DOS ADMINISTRADORES

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUARIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURAS DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E IMPACTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

SAULO GERMANO DE OLIVEIRA SOUZA

São Paulo   – SP

2016

SAULO GERMANO DE OLIVEIRA SOUZA

IMPACTO QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO TEM NA COMADA DE DECIÇÕES DOS ADMINISTRADORES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração, do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração, orientado pelo (a) Professor Roberto Sanches Padula.

São Paulo – SP

2016


AVALIAÇÃO:...............................................................................................

ASSINATURA DO ORIENTADOR


SUMÁRIO

Introdução....................................................................................

9

O que é planejamento Financeiro………………......................

13

1.1 Origem...............................................................................

14

1.2 Conceitos...........................................................................

16

1.3 Características...................................................................

18

Introdução:

Ao começar minha elaboração, procurei propor diversas perguntas que o leitor também deve estar fazendo no momento em que inicia a leitura. O que é estratégia financeira? Como empresas que utlilizam da que não? Como aplicar a estratégia aos negócios? Quais são os principais tipos de estratégia empregados pelas emprêsas? Será necessária estratégia? Qual é a alternativa para o seu emprêgo? Como se ligam estratégia e planejamento a longo prazo? Como formular uma estratégia de negócios? Como ligar os objetivos a longo prazo com a avaliação do desempenho das empresas e com a é utilizada no mercado brasileiro?

O que é planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação. É uma maneira tentar se antecipar e propor os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar ao lugar esperado.

O que é Planejamento Financeiro a Longo Prazo.

Em minha pesquisa inicial pode perceber que não é uma coisa fácil para qualquer empresa atingir o ponto de se planejar a longo prazo, isto por que é extremamente complicado definir este planejamento já a curto prazo, supondo que a empresa já tenha atingido o ponto de dominar a incrível arte de se planejar financeiramente ao melhor prazo e ao médio prazo, supõem-se então que ela esta preparada para um estagio mais avançado do mundo dos negócios o planejamento a longo prazo.

Falando especificamente de planejamento, vemos que o conceito se remete ou ate mesmo se confunde com o termo estratégia, este por sua vez foi trazido dos campo de batalhas para o mundo dos negócios, neste mundo traduzem estratégia como “mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional oi internacional visando a atingir objetivos a longo prazo”, a estratégia nestes casos sempre vem acompanhada das táticas “que é um emprego de recursos dentro de uma estratégia geral”, dando uma ideia bem geral podemos dizer que a estratégia financeira de uma empresa de se planejar aos longo de 5 anos para atingir um objetivo passo muito pelas táticas empregadas em cada um desses anos.

Adoção de planejamento a Longo Prazo.

É preciso se ter em mente que a empresa que opta por pela adoção de uma estratégia de longo prazo não pretende tomar decisões de futuras hoje, ou seja, não pretende decidir o futuro da empresa somente com o que tem em mente hoje sobre o que deva ser o futuro, Drucker diz: ... o planejamento não representa o domínio mental do futuro. .. Qualquer tentativa nesse sentido é insensatez. As criaturas humanas não podem prever nem controlar o futuro. A pretensão de assenhorear-se do futuro é infantilidade e nossos esforços nesse sentido só podem desacreditar o nosso trabalho. Pode-se partir logo da conclusão de que a previsão, além dos prazos mais curtos, não merece respeito nem vale a pena. O planejamento a longo prazo é necessário justamente em virtude da nossa incapacidade de prever. Existe, porém, outra razão mais poderosa que faz constatar qual será o mais provável curso dos acontecimentos ou, no máximo, apurar uma série de probabilidades. Todavia, o problema empresarial é o único capaz de modificar as possibilidades, uma vez que o universo da emprêsa não é composto de matéria, mas de valor. Com efeito, a principal contribuição da emprêsa, aliás a única que tem como recompensa o lucro, é fazer com que haja uma ocorrência exclusiva, a inovação que altera as probabilidades".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com