TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  7/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PROFESSOR: ANDRÉ MADSON

AS CINCO DIMENSÕES OU PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA SUSTENTABILIDADE

                     

ANDRÉ JOAQUIM DE ARAÚJO

ANTÔNIO DE ABREU PEREIRA

GABRIEL AZEVEDO DA SILVA

MARIA LETÍCIA DE SOUSA ALVES

MÓISES RODRIGUES DE OLIVEIRA

SOBRAL – 2021

Sumário

01. INTRODUÇÃO À SUSTENTABILIDADE E SEU DESENVOLVIMENTO.

.................

02.  PRESUPOSTO SOCIAL NA SUSTENTABILIDADE.............................................

03. PRESSUPOSTO ECÔNOMICO NA SUSTENTABILIDADE...................................

04. PRESSUPOSTO ECOLÓGICO NA SUSTENTABILIDADE....................................

05. PRESSUPOSTO CULTURAL NA SUSTENTABILIDADE......................................

06. PRESSUPOSTO GEOLÓGICO OU ESPACIAL NA SUSTENTABILIDADE..............

07. CONCLUSÃO...............................................................................................

08. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................

01. INTRODUÇÃO À SUSTENTABILIDADE E SEU DESENVOLVIMENTO

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.

A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como:

"o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades".

   O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, esta é a definição mais comum de desenvolvimento sustentável. Ela implica possibilitar às pessoas, agora e no futuro, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Um desenvolvimento sustentável requer planejamento e o reconhecimento de que os recursos são finitos. Ele não deve ser confundido com crescimento econômico, pois este, em princípio, depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. O desenvolvimento nestas bases é insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

[pic 2]

02. PRESUPOSTO SOCIAL NA SUSTENTABILIDADE

Quando se fala em sustentabilidade as pessoas pensam, normalmente, apenas na preservação do meio ambiente e das espécies em extinção. Porém, na verdade a sustentabilidade vai muito mais além disso, pois abrange um conceito muito mais ampliado que insere também a figura do homem e, consequentemente, sua preservação. A sustentabilidade é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. São ações voltadas a promover o resgate da cidadania do humano garantindo os seus direitos universais como saúde, educação, liberdade, trabalho e etc.

Caracterizado pelo processo de criação de um desenvolvimento sustentável, que visa maior igualdade na distribuição de riquezas entre as pessoas, a sustentabilidade social implica em gerar renda e reduzir as desigualdades sociais, com o propósito de gerar melhor qualidade de vida na sociedade. Isso não significa que as empresas deixem de lucrar ou de correr atrás do lucro. A ideia é de criar um modelo de negócios em que o lucro só não está mais acima de tudo e no qual as empresas comecem a se preocupar também com os impactos que causam nas sociedades em questão inserida.

[pic 3]

A sustentabilidade social, que diz respeito às pessoas, aos grupos e as comunidades está sob ameaça constante, principalmente pelos altos índices de desigualdade social. Isso dá a sustentabilidade uma dimensão reativa aos mais diversos tipos de problema. Esta vulnerabilidade possui dois aspectos de destaque: as tensões e os choques. Tensões são continuas e cumulativas, como a escassez sazonal, crescimento populacional e o decréscimo de recursos. Choques são traumáticos e acontecem repentinamente, como incêndios, inundações e epidemias. Por isso, ações focadas na sustentabilidade social devem incluir em sua atuação a habilidade para evitar a sensitivas tensões e aos choques. Mas a sustentabilidade social também possui uma dimensão positiva que aumenta e fortalece capacidades gerando mudanças e assegurando por continuidade.

As ações socialmente sustentáveis não são importantes apenas para aquelas pessoas que se encontram em situação menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em pratica, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de toda a população. Um bom exemplo pratica é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação no sistema público educacional de qualidade. Vale lembra que uma população com um bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando dessa forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 Nesse contexto, a dimensão positiva da sustentabilidade social está em sua capacidade para prever adaptações e aproveitar mudanças no ambiente físico, social e econômico. Ao serem colocados efetivamente em prática, as ações sociais possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda a população, um exemplo disso é a diminuição da violência decorrente de ações com o foco na melhoria da educação, dessa forma, o investimento na educação é um exemplo de fazer com que determinada população tem um bom nível cultural, desenvolva senso crítico, consiga lutar pelos seus direitos e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida de toda a comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com