TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro

Por:   •  13/9/2016  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2
  1. São membros do Conselho Monetário Nacional: Ministro de Estado da Fazenda (presidente do conselho); Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; Presidente do Banco Central do Brasil (BACEN).

  1.  Adaptar o volume dos meios de pagamento, às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento; Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; Disciplinar as atividades das bolsas de valores e dos corretores de fundos públicos.

  1.  O CRSFN tem como competência julgar, em segunda e última instância, os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas pelo Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários.
  1.  Controlar a oferta da moeda e do crédito, desempenhando a função de executor das políticas monetária e cambial de um país.
  1. Emitir moeda papel e moeda metálica; Efetuar o controle dos capitais estrangeiros; Determinar os percentuais de recolhimentos compulsório.
  1.  Os atos normativos são as circulares, cartas-circulares e comunicados. Eventualmente, podem ser editados comunicados-conjunto com outros órgãos.
  1.  Operações acessórias são aquelas consideradas de caráter complementar, vinculadas ao atendimento de particulares, do governo, de empresas estatais ou privadas, em serviços típicos bancários, como: cheques de viagem, serviços de correspondente, etc. Operações de prestação de serviços são aquelas em que, em decorrência de convênios, o Banco Central atua. Tais como: no recebimento de tributos, FGTS, INSS, PIS; na prestação de serviços a outras instituições financeiras; no pagamento para o FGTS, INSS e PIS.
  1.  As operações autorizadas a uma cooperativa de crédito são semelhantes ás praticadas por um banco comercial, limitadas aos seus associados.
  1.  Sua principal fonte de recursos é o próprio estado.
  1.  Além das sociedades de arrendamento mercantil, bancos múltiplos com carteiras de arrendamento mercantil e instituições financeiras que estejam autorizadas a contratar operações de arrendamento com o próprio vendedor do bem ou com pessoas jurídicas coligadas a ele ou interdependentes.
  1.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com