TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 3

UNIPAR: UNIVERSIDADE  PARANAENSE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCA PACIOLI:

O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

GISELLE DAIANA DA SILVA

LUCAS TEROLTI SAMPAIO

MARIANA BUZATO DE SOUZA

Umuarama

Abril de 2015

LUCA PACIOLI:

O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

GISELLE DAIANA DA SILVA

LUCAS TEROLTI SAMPAIO

MARIANA BUZATO DE SOUZA

O trabalho a seguir tem como intuito a nota bimestral da matéria de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo Professor Ricardo Muciatto.

Umuarama

Abril de 2015

1.INTRODUÇÃO

Luca Bartolomeo de Pacioli, nascido em 1445, foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. Ele é considerado o pai da contabilidade moderna. Em 10 de novembro de 1494, foi descrito por ele, pela primeira vez, no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni ET Proportionalità” ( Conhecimentos de aritmética, Geometria Proporção e proporcionalidade), no capítulo “ Tratactus de Computis ET Scripturis ( Contabilidade por Partidas Dobradas), o famoso Método das Partidas Dobradas.

Ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos negativos. Este método teve rápida difusão, sendo universalmente e adotado desde esta época.

Trata-se no método que, em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

A metodologia do presente trabalho é o método monográfico, utilizando-se da revisão de literatura.

3

2.JUSTIFICATIVA

Para a contabilidade torna-se fundamental ficarmos atentos a história de Luca Pacioli, o Frei foi de grande importância para este campo, ele escreveu várias obras sobre o assunto, e em umas destas podemos destacar as Partidas Dobradas, que deu a contabilidade uma forma mais eficaz de trabalho.

Sua história também se mostra fascinante, pela dedicação em aprender e ser mestre em diversas áreas, uma pessoa de grande cultura e sabedoria, a qual devemos seguir como exemplo de dedicação. Tomarmos nota de seus conhecimentos deixados, e de suas experiências vividas.

4

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Hendriksen e Breda (1999), o primeiro codificador da contabilidade foi o Frei Luca Pacioli, que passou a maior parte de sua vida como professor e estudante. Encerrou sua carreira lecionando Matemática na universidade de Roma, um posto prestigioso para o qual fora convidado pelo Papa leão X. Teve muitos amigos, e o mais íntimo de todos era Leonardo da Vinci.

De acordo com Schmidt (2000), embora o Frei Luca Pacioli seja apresentado como o grande criador das partidas dobradas, ele foi na verdade o primeiro grande divulgador desse Sistema Contábil de registro, segundo Hendriksen e Breda (1999, p. 39).

         [...] o livro escrito por Pacioli era intitulado Summa de arithmetica, geometrica, proportioni et proportionalitá. Apareceu em Veneza em 1494, apenas dois anos após a chegada de Colombo à América, e somente alguns anos após o surgimento das primeiras prensas em Veneza, o que indica a importância de sua obra. A Summa era principalmente um tratado de matemática, mas incluía uma seção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas, denominada Particularis de Computis et Scripturis. Esta seção foi o primeiro material publicado que descrevia o sistema de partidas dobradas, e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis[...].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com