TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Partidas Dobradas

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

MÉTODO MOVIMENTAÇÕES POR PARTIDAS DOBRADAS

Andreza da Rosa Maziero

Jefferson da Rosa Maziero

Juliana Mello Viana

Tutora Externa–LuceniF. Silvano Fermiano

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0373) – Seminário Interdisciplinar III

09/10/2017

RESUMO

O método das partidas dobradas é uma técnica universalmente praticada, onde para cada lançamento contábil existe um débito que tem o seu correspondente crédito de igual valor, ou para cada aplicação de recursos existe uma origem também de igual valor. É atribuído ao Frei Luca Pacioli, da Itália do século XV, e nenhum outro método o substituiu nestes últimos quinhentos anos devido sua lógica ser completa, uma vez que informa a origem dos recursos que serão aplicados dando condições de se estudar a melhor estratégia a ser adotada para a aplicação dos mesmos. E por ser um método completo não sofreu nenhuma ameaça de ser substituído por outro método qualquer. Também permite o rastreamento dos lançamentos, possibilitando a identificação de possíveis erros de registro e facilitando assim a conciliação das contas contábeis.

Palavras-chave: Método; Partidas Dobradas; Débito; Crédito.

1. INTRODUÇÃO

Pretende-se investigar de maneira objetiva e sucinta as origens e evolução ao longo do tempo das técnicas de registros das operações comerciais, industriais e públicas.

Assim, o presente trabalho objetiva situar os acadêmicos na evolução e etapas da sociedade no que diz respeito ao tratamento dos dados fornecidos dentro de cada negócio envolvendo as partes interessadas de uma empresa ou até mesmo de uma simples negociação envolvendo, apenas, o patrimônio de pessoas que realizavam transações comerciais entre si.

O relato a seguir tem por meta instigar o leitor através da leitura dos eventos ocorridos através dos séculos, no que diz respeito às primeiras técnicas utilizadas para a organização dos registros entre partes de uma relação comercial, mostrando que mesmo já no passado de forma intuitiva as pessoas envolvidas já utilizavam mesmo que sem a denominação oficial, o método de escrituração das partidas dobradas.

Os conhecimentos matemáticos já compartilhados na antiguidade contribuíram de maneira significativa na compreensão lógica, pois a escrituração contábil era ensinada nas escolas de matemática, tornado possível, ainda que não se tenha prova efetiva, sendo apenas uma hipótese, que tal influência, especialmente a que se refere à equação, tenha contribuído na construção da forma lógica de realizar o registro.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

Todas as pessoas do mundo, desde crianças, compreendem a lógica que norteia o Método das Partidas Dobradas.

Veja um exemplo: um grupo de amigos convive animadamente em um condomínio. Todos moram ali há muitos anos e a maioria passou a infância juntos. Com a convivência, todos conhecem muitos detalhes das vidas uns dos outros. Em um dado momento, um dos componentes desse grupo aparece usando roupas de grife e andando em um carro de luxo, que todos sabem que ele (ou ela) não teria como comprar. Esse fato provavelmente deixaria todos os seus vizinhos intrigados. Certamente surgiriam várias hipóteses a respeito de onde vieram os recursos necessários para a aquisição dos bens. Ninguém aceitaria a hipótese de que aquilo surgiu do ar. Essa é a essência do Método das Partidas Dobradas. Se alguém usou dinheiro, de algum lugar esse dinheiro saiu.

O método das partidas dobradas sobrevive há meio milênio baseado unicamente na lógica do dinheiro.Se você tem, você gasta, se não tem, não gasta. O método reconhece que todo recurso que se usa numa empresa, na vida, em qualquer lugar, teve uma origem qualquer, saiu de algum lugar, ou seja, toda aplicação tem uma origem. Fazer um registro contábil é registrar um movimento de dinheiro. O registro de cada uma dessas movimentações deve, portanto, indicar seu ponto de partida e seu ponto de chegada. O registro sempre tem dois lados, por isso é conhecido como método das partidas dobradas.

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações, representado em termos de aplicações e origens de recursos. As obrigações são as fontes dos recursos que fazem parte do patrimônio. Cada obrigação assumida gera um recurso que é aplicado de alguma maneira. As obrigações ficam agrupadas no lado direito do balanço, o Passivo. Do lado esquerdo está o Ativo, onde estão as aplicações.Assim, cada fonte de recursos corresponde a uma aplicação de igual valor. A primeira fonte de recursos para qualquer empresa são seus sócios. Eles trazem recursos para a empresa, que os aplica. Embora o recurso esteja sendo controlado pela empresa, ele continua a pertencer ao sócio. Do ponto de vista da empresa, representa uma obrigação. Tradicionalmente, os recursos dos sócios capitalistas são chamados de capital. A palavra capital vem do latim capitalis, que quer dizer “cabeça”, em referência às cabeças de gado, como era então medida a riqueza. O dinheiro dos sócios representa uma obrigação para a empresa. O patrimônio da empresa não se confunde com o patrimônio do proprietário. Para a contabilidade, a pessoa da empresa é diferente das pessoas de seus sócios. É como se os sócios fossem os pais que geram uma criança; a pessoa do filho não se confunde com os pais, são entidades distintas. Uma entidade é uma pessoa física ou jurídica.

2.2CONCEITO e ATRIBUIÇÃO

Conceito: Método universalmente utilizado pela contabilidade, cujo princípio fundamental é de que “para cada débito corresponde um crédito de igual valor”, ou “para cada aplicação de recursos, há uma origem de igual valor”.

Origem x Aplicação:

- Origem de recursos (de onde veio o recurso) = Crédito

- Aplicação de recursos (destino dos recursos) = Débito

Este método é atribuído ao Frei Luca Pacioli, da Itália do século XV, hoje é universalmente aceito, e a partir do qual dá inicio a escola contábil italiana, que iria dominar o cenário contábil até o inicio do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com