TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Networking e Empreendedorismo

Por:   •  29/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

                                [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                  1ª Série

Disciplinas: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais,

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

DESAFIO PROFISSIONAL

Projeto de práticas sustentáveis para a empresa L&Construções.

TUTORA LUCIANE JAQUES - EAD

Osasco, Outubro/2014

SUMÁRIO

Introdução  ......................................................................................................   3        

Objetivos Gerais  ............................................................................................... 4

Objetivos Específicos .......................................................................................  4

Fundamentação Teórica  .................................................................................  5        

Passo 1- Diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente. 6
Passo 2 - Abordagem da Sustentabilidade Econômica ....................................  7

Passo 3 - Abordagem da Sustentabilidade Ambiental........................................ 8

Passo 4 - Abordagem da Sustentabilidade Social............................................... 9

Conclusão .......................................................................................................... 10

Bibliografia .......................................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

A construção civil tem sido apontada como a transformadora do meio ambiente. O aumento desse interesse determinou uma nova situação, por diversas avaliações denominadas de construção verde ou sustentável.  O conjunto de execuções e condutas propaladas na construção sustentável, validadas ou não, remete a uma nova realidade no setor da construção para fins comerciais ou residenciais.

Assim, esse trabalho vai tentar determinar os requisitos que levam à certificação, procurando conhecer os processos necessários à gestão das construções sustentáveis. E as alterações nos processos de gestão de obras, identificando os impactos na criação de projetos e nos custos dos empreendimentos.

O setor da construção civil é o grande comprador de recursos naturais e energéticos, além de gerador de muitos resíduos, e sua importância na transformação do meio ambiente cresce e preocupa sempre mais.

A implantação de novos modelos construtivos para a construção considerada sustentável, e denominada verde, poderá reduzir os impactos ambientais.

Essas construções buscam alcançar os resultados com responsabilidade no uso dos recursos naturais, utilizando de tecnologia para produzir materiais ecologicamente corretos, eficiência no consumo de recursos não renováveis, mão de obra qualificada, redução na geração de resíduos e tratamento adequado do material descartado.

Os resultados financeiros e sociais gerados pelas empresas, envolvidas pela ética e responsabilidade social e empresarial são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor da construção e do mercado imobiliário.

O momento atual exige que empresas e empresários tornem-se cada vez mais eficientes, participando das mudanças estruturais que alcançam os aspectos econômicos, ambientais e sociais.

As construtoras estão sendo incentivadas pela gestão pública a gerenciar seu sistema produtivo de tal forma que se evite a ocorrência de impactos ambientais e sociais, por meio de estratégias apropriadas.

Nos últimos anos houve progressos surpreendentes na área de gerenciamento ambiental. Mais recentemente, o mesmo ocorreu quanto à conscientização sobre a responsabilidade social e a crescente compreensão dos desafios de se produzir sustentavelmente.

                                                    OBJETIVOS GERAIS

 O objetivo geral deste trabalho é o de elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construções contribuindo com ideias para a disseminação de práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorizando a marca da empresa, aumentando os lucros e a competitividade.

Contribuindo para encontrar soluções que a racionalizem, objetivando o equilíbrio entre o econômico, social e ambiental.

                                   OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar os procedimentos contra resíduos no canteiro de obras;
  2. Estudar a produção de materiais de construção e sua reciclagem;
  3. Requisitos necessários para obter certificação “verde” na construção civil;
  4. Empresas e governos com atitudes sustentáveis;
  5. Identificar os requisitos necessários à gestão e ao gestor de construções sustentáveis e alterações nos processos de obras;
  6. Identificar diferenciais e impactos nas concepções dos projetos de construções sustentáveis, e
  7. Identificar alterações de custos na construção sustentável em relação à construção convencional e o impacto no aspecto comercial do empreendimento.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A compreensão da importância da preservação dos ecossistemas para a manutenção da harmonia entre o ser humano e o planeta deve ser o ponto primordial deste estudo.

O modelo atual, baseado em padrões de consumo cada vez mais elevados, tem gerado impactos com consequências profundas, como ampla degradação dos recursos naturais, mudanças climáticas e crises econômicas e sociais.

O Protocolo de Quioto é um instrumento internacional, criado em 1997, que estabeleceu metas de redução de emissão de gases de efeito estufa em pelo menos 5% para o período de 2008 a 2012.

Os desdobramentos dos investimentos sociais privados levam ao conceito de Responsabilidade Social Empresarial, que se refere às ações relativas à sustentabilidade de uma organização e deve envolver as dimensões econômica, ambiental e social. E o surgimento de entidades voltadas para a mobilização do setor privado.

A Economia Verde ou Nova Economia é aquela em que a produção, a distribuição e o consumo de serviços ocorrem por meio de processos em que os recursos não são utilizados mais rapidamente do que a capacidade que a natureza tem de renová-los. Por isso, também pode ser chamada de economia sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com