TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE CONTROLADORIA - PLANEJANDO E CONTROLANDO

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

     [pic 1] 

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - EAD

 

ELMÍDIO ALVES DOS SANTOS

9503189208

PLANO DE CONTROLADORIA

PLANEJANDO E CONTROLANDO

CONFRESA-MT

2017

[pic 2]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - EAD

ELMÍDIO ALVES DOS SANTOS

RA: 9503189208

PLANO DE CONTROLADORIA

PLANEJANDO E CONTROLANDO

Plano de Controladoria apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Projeto Integrador II, do curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera Educacional.

TUTOR: Prof.ª Tânia Regina Barros Benites

CONFRESA – MT

2017

RESUMO

O Trabalho a seguir desenvolvido consiste em apresentar parcialmente um Plano de Controladoria trazendo como modelo a Empresa EMPAER – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. A mesma possui seus serviços no ramo de pesquisa, assistência e extensão rural para pequenos, médio e grandes produtores agropecuários. Neste trabalho busco apresentar o cenário deste ramo de atividade e principalmente a situação empresarial e desenvolvimento de EMPAER; assim buscaremos propor um modelo de controladoria para a empresa apresentada.

O sistema produtivo agropecuário adotado no Brasil a partir de 1960 foi instituída devido a uma ação conjunta e organizada pelo trio: ensino, pesquisa e extensão. No entanto, universidades, órgãos e pesquisa foram os responsáveis pela implantação tecnológica com o objetivo do aumento de produtividade no ramo agropecuário.

O modelo de Controladoria proposto busca a partir da realidade de empresa e demais concorrentes do ramo identificar os principais pontos onde deverá ser analisado e proposto uma melhor maneira de controle interno e externo para um melhor desenvolvimento e maior crescimento da empresa.

Palavras-Chave: Controladoria, Plano, Assistência, Pesquisa e Agropecuário.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS....        5

2.2 Objetivo Geral        5

2.2 Objetivos Específicos        5

2.3 Justificativa        5

3 MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO        5

3.1 Dados da Empresa Estudada        5

3.2 Histórico/principais aspectos desenvolvimentistas        6

3.5 Áreas em que a empresa atua        6

3.6 Organograma        7

3.7 Declaração de Valores e Princípios da empresa        7

3.8 Declaração de Visão da empresa        7

3.9 Declaração de Missão da empresa        7

3.10 Metas e Objetivos da empresa        7

4  A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES        8

4.1 Diferenças entre auditoria interna x auditoria externa        8

4.2 Modalidades de Auditoria Interna        8

5. VALOR ECONÔMICO ADICIONADO – EVA        9

5.1 Vantagens do EVA        9

5.2 Como calcular o EVA        9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1 . INTRODUÇÃO

        A globalização trás mudanças rápidas e significativas no meio comercial, rural e demais áreas do comercio, isso faz com que as empresas corram contra tudo e todos para tentar se manter no topo da cadeia produtiva para assim conseguirem produzir e presta serviços cada vez mais completo a seus clientes.

        Sendo assim, a controladoria surge com ferramentas adequadas para controlar e assessorara o empresário. A controladoria surge para sugerir melhorias no processo de gestão, contribuindo com informações adequadas e direcionadas ao processo decisório do gestor.

        O plano de controladoria a seguir busca ao empresário um modelo de gestão baseada em informações contábeis e gerenciais para um melhor resultado. Para isso foi realizado estudos na empresa, visando buscar o que mais impede o crescimento e desenvolvimento da mesma, assim elaborando um diagnostico do caso. A partir daí buscamos descobrir e apresentar quais benefícios a empresa terá em adotar um plano de controladoria e modelo de gestão adequado a sua necessidade.

2 . OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

        O Objetivo Geral do Plano de Controladoria consiste em estudar, diagnosticar, apresentar e implantar um sistema de gestão baseado na sua realidade e direcionado ás suas necessidades.

2.2 Objetivos Específicos

        O Objetivo específico do plano será apresentar e implantar o mesmo na empresa de acordo com as necessidades e impedimentos encontrados para o crescimento e desenvolvimento empresarial da mesma.

2.3. Justificativa

        No cenário atual as empresas vivem em um ambiente incerto e inseguro, sua sobrevivência depende da maneira como elas agem no meio empresarial. Para isso quem quer sobreviver e superar as dificuldades no meio do caminho precisa estar estruturada e organizada conforme o mercado exige. O plano de controladoria vem com objetivo de coletar, identificar e propor melhorias e formas de se manter no topo da cadeia produtiva e assim estar sempre a frente da concorrência. Através das informações recebidas da empresa, levar tecnologia e informação aos gestores para assim se manter em constante produtividade e resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (596.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com