TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL DA AREA DE CONTABILIDADE

Por:   •  7/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, ela esta presente no balanço comercial da empresa, na determinação de valores de impostos, em cálculo de folhas de pagamento, na elaboração dos cálculos trabalhistas, fechamento de balancetes, entre outras situações. A matemática financeira, faz-se presente na rotina dos indivíduos, em especial no dia a dia dos profissionais de contabilidade, gestores entre outros que a utiliza para tomadas de decisão, possuindo diversas aplicações no mercado econômico.

Sua finalidade é tratar os componentes com precisão para que o conhecimento seja transmitido. Ela utiliza variados conceitos matemáticos que por sua vez, são aplicados a análise dos dados financeiros em geral. Os problemas da matemática financeira estão ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação), sendo aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.

2 O PROFISSIONAL DA AREA DE CONTABILIDADE

O profissional da área da contabilidade, também conhecidos como contador ou contabilistas, são responsáveis pelo armazenamento dos registros contábeis das empresas, tratam de assuntos como documentação, abertura e fechamento de empresas, prestam assessoria, fazem declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc. Para se tornar um contador é necessário possuir graduação na área da contabilidade e possuir conhecimentos avançados em matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias, além da vontade de manter-se atualizado em função da mudança rápida de leis e tributos.

Sua atuação está diretamente relacionada a empresas públicas e privadas, escritórios de contabilidade, ou autônomo.

Após a formação, o profissional Bacharel em Ciências Contábeis, pode ainda fazer cursos nas áreas de contabilidade agraria, auditoria, comercial, industrial, agrícola, tributária, financeira, fiscal, previdenciária, entre outros. Atualmente no dia22 de setembro é comemorado o Dia do Contador.

Iudícibus, Marion (2002) ressaltam que:

“Toda a história tem mostrado que a contabilidade vem se tornando importante à medida que há o desenvolvimento econômico, mas foi na idade moderna por volta dos séculos XIV e XVI, onde aconteceram evoluções em diversos cenários, tais como as artes e a economia, proporcionando um estimulo no mundo das ciências contábeis, sobretudo na Itália.

As demonstrações contábeis são consequências da escrituração, e devem estar respaldadas nela. Não existe demonstração se não houver escrituração. Ela surgiu da necessidade de informações seguras e adequadas para os gestores, auxiliando na tomada de decisão com maior segurança e fundamentação.

Sua prática surgiu da necessidade de informações seguras e adequadas para que os gestores pudessem tomar decisões com maior fundamentação e segurança. A contabilidade tem como objetivo de atender seus usuários externos e internos e procura saber quais as informações serão prestadas para melhor desempenho na qualidade desses serviços.

3 A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS ATIVIDADES DIÁRIA

A matemática financeira fornece os recursos necessários para que se possa realizar avaliações sobre os recursos com uma maior viabilidade no que diz respeito aos custos e investimentos que sejam mais rentáveis a curto ou longo prazo, variando de acordo com a decisão estratégica da organização. Seu uso não se restringe apenas às empresas por ser uma importante aliada nos cálculos corriqueiros, minimizando as variáveis incluídas em transações financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com