TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO – FEAAC

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA – 2015.1

Profa. CELIA BRAGA

PROJETO DE PESQUISA

  1. TEMA:

A importância da contabilidade para a tomada de decisões.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A importância da contabilidade para a tomada de decisões, auxiliando na organização financeira e desenvolvimento: um estudo de caso na micro empresa do setor alimentício Dona Tereza Lanches.

  1. QUESTÃO DE PESQUISA:

Qual a importância da utilização da contabilidade para a micro empresa do setor alimentício Dona Tereza Lanches?

  1. OBJETIVOS:
  1. Objetivo Geral:

 Evidenciar a importância da utilização da contabilidade dentro do ambiente organizacional da empresa foco deste estudo.

  1. Objetivos Específicos:

I- Relacionar os principais problemas acerca da falta de contabilidade dentro da empresa foco deste estudo.

II- Evidenciar a importância do uso da contabilidade não apenas como meio burocrático, mas como meio essencial para a tomada de decisões.

III- Descrever como as decisões tomadas a partir das informações contábeis influenciam no desenvolvimento e manutenção da empresa foco deste estudo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Primeiramente, faz-se necessário explanar a situação geral da empresa foco deste estudo. Dona tereza Lanches é uma micro empresa, que atua no setor alimentício há 20 anos, mas nunca aumentou seu porte. Mitchell, Reid, Smith (2000) apud Miranda et al (2010) “afirmam que a pequena empresa é um componente importante de uma economia de mercado moderna e, de grande relevância para o desempenho da economia nacional.”

Partindo desse ponto, pretende-se destacar a importância da continuidade desse tipo de empresa (micro,média e pequena), pois elas são fundamentais e constituem a base da economia.

Segundo Moreira et al (2010)

 é imprescindível que os contadores cumpram com as obrigações não somente fiscais e trabalhistas, mas também gerenciais, pois se percebe que o contador não é visto pelos seus clientes como um indivíduo com competência suficiente para realizar o controle e a análise de desempenho em suas empresas, sendo até mesmo substituído por outros profissionais. Assim, é de extrema importância que prestem uma assessoria completa, por meio da elaboração de relatórios financeiros que permitam ao gestor tomar decisões mais acertadas e em tempo hábil, sendo reconhecidos como profissionais de grande valor a essas empresas.”

Atualmente, a contabilidade é vista, na maioria dos casos, como um meio para realizar toda a parte burocrática de uma empresa, principalmente no quesito tributário e fiscal. Com a criação do Simples Nacional, que é um imposto unificado para as micro e pequenas empresas, ficou mais fácil se tornar um empreendedor. A desvantagem é que por ser bastante simplificado, o que se percebe é uma desvalorização da informação contábil. Como a obrigação tributária com o gorverno é satisfeita apenas com esse imposto, os micro e pequenos emprendedores descartam os profissionais de contabilidade no que diz respeito a consultoria.

A questão que dá origem a este estudo é: Qual a importância da utilização da contabilidade para a micro empresa do setor alimentício Dona Tereza Lanches? Para tentar resolver essa questão, precisamos entender as complicações decorrentes da falta de contabilidade dentro da empresa: falta de organização financeira, ausência de prevenção de perdas no estoque, não há como contabilizar os lucros, a empresa, por ser  familiar, não segue o princípio de entidade, pois não separa o patrimônio da empresa do patrimônio pessoal.  

Segundo Moreira et al (2010)

“A informação pode ser vista como um instrumento para lidar com problemas relacionados à administração de empreendimentos, pois, em cenários competitivos, onde os gestores se deparam a todo o momento com a necessidade de tomar decisões, aqueles que souberem aplicá-la de forma eficaz podem alcançar posição de destaque diante dos concorrentes. O fator decisório é questão de pesquisa tanto para grandes quanto para as micro empresas (MPEs) e tem requerido  atenção  dos gestores, devido à complexidade de avaliação e resolução de problemas  diários. Esse aspecto remete à necessidade de informações concretas que supram a carência informacional e administrativa dos gestores.”

Esses problemas podem ser solucionados, ou pelo menos minimizados com a utilização de demonsrações contábeis, até mesmo as mais simples como as de fluxo de caixa , dlpa (demonstrações de lucro e prejuízo acumulado) e a ficha de controle de estoque.

Com a utilzação da Demonstração do Fluxo de Caixa, seria possível mensurar as disponibilidades mês a mês. Com a  Dlpa (Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado) seria analisado a situação da empresa anualmente no que diz respeito a seu lucro - ou prejuízo. E com a ficha de controle de estoque, poderíamos facilmente resolver o problema com as perdas de estoque e controle de compras e vendas.

Sendo assim, podemos afirmar que a contabilidade é de grande valia, mesmo em microempresas, pois a sua usabilidade não se aplica apenas à tributação e burocracias. Ela  é muito importante para a tomada de decisões, que irão fazer com que a empresa mantenha a sua continuidade e consiga se desesnvolver.

  1. METODOLOGIA:

Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva por buscar relacionar os principais problemas acerca da falta de contabilidade dentro da micro empresa de alimentos Dona Tereza Lanches. Além disso pretende-se evidenciar a importância do uso da contabilidade não apenas como meio burocrático, mas como meio essencial para a tomada de decisões, e descrever como as decisões tomadas a partir das informações contábeis influenciam no desenvolvimento e manutenção da empresa foco deste estudo.

O Método científico utilizado será dedutivo. De acordo com Gil (2014, p. 9) “O método dedutivo, de acordo com a acepção clássica, é o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica.[...]”. Sendo assim, os dados que serão obtidos neste estudo aplicam-se apenas a este caso particular, não podendo assim, serem generalizados.

Será usada uma amostra não probabilística, definida por acessibilidade, e não baseada em procedimentos estatísticos, visto que a pesquisa utilizada como base é do tipo qualitativa. A empresa participante foi selecionada pela facilidade de acesso, tanto em termos de localização geográfica como em termos de conhecimento pessoal do pesquisador.

Para a obtenção dos dados será realizado um estudo de caso, que será dividido em três fases. Na primeira, o pesquisador utilizará a pesquisa bibliográfica, para obtenção de estudos anteriores, que serão utilizadas na segunda fase do procedimento. Na segunda fase, o mesmo coletará dados a partir da observação com aplicação de entrevista com perguntas fechadas aos funcionários e , no mês de julho. Na terceira e última fase, será feita uma análise de conteúdo, onde serão relacionados todos os dados obtidos com as fases anteriores e os conhecimentos prévios pessoais do pesquisador.

  1. Definição da amostra

Amostragem não probabilística, feita por acessibilidade.

REFERÊNCIAS

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014. P. 9

SILVA, Daniel José Cardoso da, et al, Para que Serve a Informação Contábil nas Micro e Pequenas Empresas?; XXXIII Encontro Nacioanl da ANPAD (EnANPAD), 2009, São Paulo. Revista Contemporânea de Contabilidade. ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, ano 07, v.1, n°13, p. 89-106, Jan./Jun., 2010

MOREIRA, Rafael de Lacerda et al, A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas, Revista Contenporânea de Contabilidade, ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.10, n.19, p.119-140, jan./abr., 2013

ALUNO:

Luana Muriell de Oliveira Alves

Nome de forma legível:

Assinatura: ______________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com