TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  24/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDNA TEREZA SOUZA DE ALMEIDA

Matrícula: 201308147236

Recife / PE[pic 2]

2017

EDNA TEREZA SOUZA DE ALMEIDA[pic 3]

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO EM RECIFE / PE

Projeto de Pesquisa desenvolvido apresentado para composição da nota de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau em Bacharel em Ciências Contábeis.

Professora Orientadora: Claudia H. Alves Vasconcelos Fagundes

Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis EAD: Débora Vides dos Santos

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

 2.1 Objetivo Geral        4

 2.2 Objetivos Específicos        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 REFERENCIAL TEÓRICO        6

5 METODOLOGIA        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

 

1 INTRODUÇÃO

O tema deste projeto de pesquisa será: Estudo de viabilidade para uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio em Recife / PE. Este estudo irá tratar sobre a viabilidade de um empreendimento cujo ramo de atuação será no setor terciário, prestando serviços especializados na captação, limpeza e prensagem de latas de alumínio, atuando na Região Metropolitana de Recife / PE.

Neste estudo, além de analisar o plano financeiro deste empreendimento, também se abordará os aspectos organizacionais, legais, operacionais da empresa, entre outros. Esta abrangência de assuntos permitirá decidir de forma segura sobre a sua viabilidade, permitindo que as tomadas de decisões sejam baseadas em dados reais.

É muito oportuno estudar sobre esse assunto, uma vez que a reciclagem ajuda o meio ambiente, gera emprego e renda e, além disso, entre todos os materiais que podem ser reciclados (papel, plásticos, vidros e pneus) a lata de alumínio é o material reciclável mais valioso.

Segundo dados da ABAL e da Abralatas (2015), o sistema de coleta de sucata no Brasil envolve mais de 250 mil pessoas e em 2015, o País reciclou 289,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, das 294,2 mil toneladas disponíveis para o mercado, o que demonstra um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Ou seja, 97,9% do total de embalagens consumidas em 2015 foram recicladas, índice que mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001. 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Apresentar um estudo de viabilidade de uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio na Região Metropolitana de Recife / PE.

2.2 Objetivos Específicos

Para atingir o objetivo geral, é necessário demarcar objetivos específicos dentro deste estudo, que alinhados irão conduzir o desfecho do objetivo geral. Podemos destacar como objetivos específicos:

  • Verificar a viabilidade financeira deste projeto;

  • Avaliar o mercado consumidor do produto;
  • Analisar seu planejamento estratégico e elementos de diferenciação perante seus concorrentes;
  • Identificar o mercado fornecedor da matéria prima;
  • Explicar sobre sua estrutura organizacional e legal;
  • Descrever seu plano de operações;
  • Explanar sobre o plano de Marketing da Organização.

3 JUSTIFICATIVA

Uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio em Recife agregará benefícios para o meio ambiente, uma vez que irá reduzir o descarte incorreto deste lixo, como também trará valor social e econômico para a Região, proporcionando recursos financeiros, geração de emprego e renda e estímulos ao outros mercados.

As latas de alumínio para bebidas merecem destaque na reciclagem, por terem alto consumo e um ciclo de vida muito mais curto que o apresentado por outros produtos de alumínio. Em 2015, o Brasil manteve-se entre os países líderes na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com o índice de 97,9%, foram 294,2 mil toneladas de sucata de latas recicladas, o que corresponde a 23,1 bilhões de embalagens, sendo 63,3 milhões/dia, ou 2,6 milhões/hora. Atualmente, em aproximadamente 60 dias, uma latinha de alumínio para bebidas pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo (ABRALATAS, 2015).

A coleta de latas de alumínio para bebidas mostra se viável também financeiramente, apenas em 2014 injetou-se R$ 845 milhões na economia nacional, contribuindo com a geração de renda e empregos para milhares de catadores de materiais recicláveis.  Além disso, a atividade de reciclagem consome apenas 5% de energia elétrica, quando se compara ao processo de produção do metal primário. Isso significa que a reciclagem das 294,2 mil toneladas de latas em 2015 proporcionou uma economia de 4.250 GWh/ano ao país, número equivalente ao consumo residencial anual de 6,6 milhões de pessoas, em dois milhões de residências (ABAL, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com