TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional Contabil

Por:   •  2/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

O profissional contábil deixou de ser um simples guarda livros, passando a ser essencial dentro das empresas. Há pouco tempo atrás, o contador fazia os registros de forma escrita não evidenciando a tecnologia.

Para Coelho (2000, pp.27 e 32)

Conforme Coelho (2000, p. 27), em 1870, reconhece-se oficialmente a associação dos Guarda-Livros da Corte, porém sem nenhum órgão regulador à ser seguido pelos profissionais, e sim apenas algumas leis com o intuito de melhorar e ampliar a organização da profissão contábil. Em 1931, o decreto Nº 20.158, instituiu o Curso Técnico de Contabilidade para formar guarda livros e Peritos Contadores. Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade. Somente em 1945, foi instituído o Curso de Ciências Contábeis e Atuarias pela Lei nº 7988.

Conforme COELHO (2000, p. 32), no Brasil, o desenvolvimento da profissão contábil só passou a ter razoável evolução a partir de 1946, com a criação do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado a cada dia que passa está mais exigente, buscando profissionais bem preparados, ágeis, capacitados, atualizados, capazes de registrar corretamente a informação certa para a tomada de decisões. Para esse profissional conseguir manter-se nesse mercado é necessário estar cada vez mais qualificado, sempre em busca de novos aperfeiçoamentos, mas não só na área de sua atuação, como também em todas as áreas que estão relacionadas com a escolha profissional.   

O profissional deve estar atento às constantes mudanças, procurando sempre novas informações, não se conformar tão somente com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e sim, deve pensar na educação como um processo contínuo e permanente, visando estar preparado para quando surgirem às oportunidades de realização profissional.

Para Marion (2003, pp.33-34): 

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. Deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa. Para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve também ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país e no mundo. Deve ter um comportamento ético-profissional inquestionável, participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional e estar consciente de sua responsabilidade social e profissional. 

Para tanto, a conduta ética do contabilista e sua responsabilidade social deve prevalecer sempre em seus posicionamentos profissionais. Pois deve ser considerado um profissional de maior relevância na sociedade, cujo trabalho quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, possui forte influencia positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.

Qual a importância do profissional contábil para as empresas? O intuito, deste estudo é mostrar a importância do profissional contábil para as empresas, pois através de seu conhecimento busca-se orientar a empresa, gerar informações que facilitem as tomadas de decisões empresariais. Mostrando a melhor forma de analisar demonstrações contábeis dentre outras, podendo assim extrair informações relevantes ao funcionamento do negócio. O contabilista tornou-se um profissional relevante para a sociedade, seu trabalho quando feito com responsabilidade traz confiabilidade e sustentabilidade para as empresas.

A seguir, são apresentados o objetivo geral e objetivos específicos a serem alcançados através da realização deste projeto.

Avaliar a importância das informações do profissional contábil para a tomada das decisões empresariais. Definir quais as áreas das empresas que mais necessitam das informações contábeis. Apresentar a importância das informações contábeis para a empresa. Analisar o papel do contador na empresa. 

  • Referencial teórico

Dentro do referencial teórico analisado acerca dessa pesquisa, é possível apresentar e ressaltar conceitos relevantes sobre a importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas. 

  • A importância do profissional contábil

Assim como a contabilidade, o contabilista acompanhou as mudanças no cenário em que está inserido. O contador, antigo “guarda-livros”, hoje assume o papel de um consultor gerencial, pois tem participado mais das decisões da empresa, não só com informações como também sendo parceiro dos gestores. Pode-se observar que a profissão contábil a cada dia que passa torna-se cada vez mais importante tanto para a sociedade quanto para as empresas. O papel do contador a cada dia que passa está sendo mais valorizado.

A contabilidade seguiu todo um curso de mutações com o surgimento de novas tecnologias que fizeram com que essa ciência fosse cada vez mais importante para a humanidade assumindo assim, um papel importantíssimo dentro das empresas junto aos gestores, devido a possibilidade de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões no curto e longo prazo. Nesse sentido, o papel do contador é relevante, pois é ele que trabalha com os dados para o fim de gerar informações para as empresas (REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007). 

Desta forma, a profissão encontrou seu próprio caminho, tornando-se uma das mais antigas e respeitadas profissões regulamentadas do País, reunindo hoje cerca de 400 mil profissionais. Diante do exposto, verifica-se um notável crescimento e fortalecimento da profissão e conquistas alcançadas na luta da profissão contábil pelo merecido reconhecimento e valorização.

Deste modo, pode-se dizer que o profissional contábil é aquele em que a atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, objetivando auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras das mesmas. 

  • O papel do profissional contábil

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento, sem condições nenhuma de seguir adiante. As funções de um contador não se limitam apenas a apurar impostos e manter a contabilidade em dias, ele deve contribuir em todos os sentidos dentro de uma empresa, com esta visão o contador estará orientando o empresário a ter sempre ferramentas essências para a motivação de seu negocio. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar melhor o resultado e desempenho da empresa, não vendo apenas a apuração de resultados, mas sim como foi alcançado e de que maneira se pode melhorar desta maneira o contador estará se mostrando apto a orientar na tomada de decisões quando solicitado, para planejar, fazer previsões de vendas, ver se a empresa teve lucro ou não, pagamentos compromissados, impostos, despesas, dentre outras. Com estas informações em mãos o contador se sentirá seguro quando seus respectivos clientes o chamarem para tais avaliações fiscais que são feitas uma vez ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com