TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar Fundamentos de Gestão

Por:   •  10/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

GESTÃO DE PESSOAS

Ediele Ipiranga da Silva

Curso do Centro Universitário ETEP

Em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: Ciências Contábeis

Data de início no curso: 15/03/22

Data de envio do trabalho: 01/08/22

RESUMO

O objetivo deste trabalho é retratar umas das grandes instituições financeiras do mundo, o Banco do Brasil, trataremos as matérias teoria e fundamentos da gestão, tecnologia da informação, introdução a contabilidade e matemática aplicada, dentro destas matérias certos pontos bem como a criação da empresa, produtos comercializados, meios acessíveis para o progresso da empresa e os sistemas de tecnológicos usados pela instituição.

Palavras-chave: Fundamentos da gestão; tecnologia da informação; matemática aplicada; contabilidade.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é retratar uma empresa chamada Banco do Brasil S/A. O Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no país e atualmente é a maior instituição financeira do Brasil. Em seus mais de 200 anos de existência, acumulou experiência e pioneirismo, participando ativamente da história e cultura do Brasil. Sua marca é uma das mais conhecidas e valiosas do país, acumulando atributos de confiança, segurança, modernidade e credibilidade ao longo de sua história.

Com sólida função social e capacidade de lidar com operações financeiras, o Banco do Brasil provou que é possível ser uma empresa lucrativa sem perder seus valores fundamentais – algo que sempre o diferenciou de seus concorrentes. A informatização é fundamental para o desenvolvimento de ferramentas de gestão para que toda a organização tenha as mesmas informações no momento certo. No final do trabalho, todos têm uma compreensão mais clara dos detalhes disciplinares relevantes para o que aprenderam.

2 DESENVOLVIMENTO

            2.1 TEORIA E FUNDAMENTOS DA GESTÃO

Hoje o mundo é uma sociedade composta de organizações. Todas as atividades destinadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades profissionais) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro da organização. Todas as organizações são compostas por recursos humanos e não humanos, como recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos técnicos, recursos de marketing, etc.

Os profissionais que adotam a gestão como modo de vida podem atuar nos mais diferentes níveis de uma organização: desde o nível de supervisores juniores até o nível de alta administração da organização. Assim, dentro de uma organização, os administradores resolvem problemas, dimensiona recursos, planejam seus aplicativos, formulam políticas, diagnosticar situações e assim por diante, todos exclusivos dessa organização (CHIAVENATO, 2003)

Como conglomerado, o Banco do Brasil inclui 19 empresas controladas, 6 entidades patrocinadoras, além de ter participação em 10 empresas em áreas estratégicas da empresa. O BB também detém participações em dez empresas coligadas por meio de seu banco de investimentos BB-BI.

2.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A área de TI inclui todos os dados, softwares, programas que utilizam recursos computacionais e técnicos que funcionam em uma organização e buscam melhorias em uma empresa. Esta área permite autonomia e rapidez, principalmente para informação de qualidade. No mercado, além de se diferenciar da concorrência, é a base dos processos de gestão empresarial, além da colaboração no controle e segurança dos dados.

É fato que as empresas que investem em tecnologia da informação crescem mais rápido do que as empresas que não o fazem. Isso porque as vantagens da TI em uma empresa são inúmeras. Além da maior disponibilidade dos sistemas de informação, alguns dos principais benefícios que a TI traz para as empresas são maior produtividade, comunicação mais eficiente, maior segurança da informação (ALMEIDA, 2007)

Para facilitar a integração com outras áreas, os gerentes de TI devem estar envolvidos em todos os processos decisórios estratégicos da empresa. Também é muito importante que a equipe esteja pronta para realizar os serviços necessários.

A integração de domínio e TI exige questões de cultura e valores corporativos, sempre alinhados com as restrições e responsabilidades de cada departamento. Para isso, os canais de comunicação interna devem ser utilizados como a principal ferramenta para executar com segurança as orientações, informações e engajamento.

O Banco do Brasil acredita que a área de Tecnologia da Informação (TI) reúne algumas das principais profissões do futuro, os dados estão aí para evidenciar como esse mercado anda em alta.

2.3 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

A contabilidade é uma ciência social cujo objeto é o patrimônio. Por meio de métodos próprios, busca gerar informações quantitativas e qualitativas sobre determinada entidade, expressas em forma física e monetária.

Para tanto, a contabilidade utiliza a compreensão, quantificação, classificação, registro, resumo final, justificação, análise e comunicação de alterações nos direitos e interesses das entidades individuais.

As informações contábeis são expressas de diversas formas como demonstrações financeiras, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listas, notas explicativas, mapas, gráficos, pareceres, relatórios, diagnósticos, previsões, descrições de chaves e qualquer outra abordagens e/ou requisitos legislativos (MACHADO, 2004)

A contabilidade produz informações que ajudam a entender o verdadeiro estado, desempenho e evolução de uma entidade e, portanto, os riscos e oportunidades que ela apresenta. Eles revelam a realidade da entidade para o usuário.

Essa visão é ao mesmo tempo global e específica, proporcionando uma base segura para que os usuários da informação contábil tomem decisões. O Banco do Brasil não é regido pela Lei de Finanças Públicas (Lei 4.320/64). Sua gestão contábil e financeira obedece ao disposto na Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976). Mais de 5.000 agências facilitam o seu trabalho diário. (MACHADO, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com