TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  24/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Pesquisa

O artigo analisado concentra sua atenção na importância das prefeituras em relação ao desenvolvimento local. Tal importância pode ser explicada pelo fato do Poder Executivo Municipal ter a capacidade de promover o desenvolvimento local, em razão de entre as outras esferas de governo é aquela que possui maior interação com os indivíduos, seja pela sua presença constante ou pelo acesso rápido.

Com a intenção de aprofundar essa hipótese, foi realizado no Município de Montes Claros/MG um estudo de caso qualitativo, com base na entrevista de 15 integrantes da administração pública local, no período de janeiro a março de 2015. A pesquisa, juntos aos sujeitos mencionados, tem por objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre a capacidade municipal de promover o investimento no desenvolvimento, logo também, suas limitações no planejamento e na adequação de políticas públicas.

Justificam-se os esforços pela importância do tema, visto que a falta de casos similares, o crescente interesse de pesquisadores em relação ao desenvolvimento local, servindo de comparação para atuação de outras prefeituras. Cidadãos e poder público precisam traçar trajetórias econômicas, porque nem todas as regiões se comportam, sempre, de modo inovador. Para que os sistemas produtivos locais sejam inovadores, é preciso que se mostrem capazes de introduzir e desenvolver o sistema produtivo local. O município tem a prioridade de atender as necessidades sociais dos cidadãos, não apenas por ser um dever, pois os indicadores sociais elevados sugerem maior competitividade e qualidade na mão de obra. Com isso a prefeitura torna-se responsável por atrair investimentos, Ultramari e Duarte (2012) “o governo municipal passa a ser visto como viabilizador local da instalação e do sucesso de novos empreendimentos, por meio do fornecimento de infraestrutura urbana e de subsídios para a instalação de novas atividades econômicas.”

Referências Bibliográficas

ULTRAMARI, Clovis e DUARTE, Fábio. Desenvolvimento Local e Regional. Curitiba: InterSaberes, 2012. Disponível em:<http://uva.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582124109/pages/25>. Acesso em: 18 nov. 2017.

Artigo analisado

Prefeituras priorizam o desenvolvimento local? Um estudo qualitativo do caso de Montes Claros/MG de acordo com a visão de gestores públicos locais. Publicado na Revista APGS – Administração Pública e Gestão Social, 8(4), out.-dez. 2016, classificada com Qualis B1. Disponível em: http://www.apgs.ufv.br/index.php/apgs/article/view/1067/pdf#.Wez5ZmhSzIU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com