TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  21/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS NOVA AMÉRICA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁT. DE GESTÃO CONTÁBIL SEMESTRE 2022.1

Aluno(a):

ROBSON DOS SANTOS MONTEIRO JUNIOR

Matrícula:

201902350121

Organização:

NAF – ESTÁCIO NOVA AMÉRICA

E-mail:

RSMONTEIROJUNIOR@GMAIL.COM

Endereço:

AV. MARTIN LUTHER KING JUNIOR, 126 – DEL CASTILHO – RIO DE JANEIRO – RJ

CEP 20765-050

Telefone:

(21)3799-4763 / (21)99170-5121

  1. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto que foi desenvolvido pela RFB – Receita Federal Brasileira em parceria com as instituições de ensino superior e tem como objetivo a prestação de serviços contábeis e fiscais de forma gratuita à toda pessoa física e jurídica de menor poder aquisitivo, contando, atualmente com mais de 300 núcleos distribuídos pelo Brasil e mais de 200 outros núcleos espalhados pela América Latina.

Os serviços oferecidos pela ação extensionista envolvem a orientação de declaração de Imposto de Renda, registro e acompanhamento de microempreendedor Individual e orientações para a regularização de CPF do cidadão.

Missão: Ofertar serviços contábeis e fiscais à comunidade de baixa renda, pessoas físicas e jurídicas, oportunizando para os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Estácio o desenvolvimento de competências através da aplicação de conhecimentos teóricos no exercício da prática profissional.

Visão: Atuar em todos os campuses da Estácio onde o curso for ofertado e ser reconhecido pela comunidade local como referência na orientação e prestação de serviços contábeis e fiscais

Valores: Ética e responsabilidade social; Sigilo e discrição; Comprometimento e responsabilidade; Trabalho em equipe; Foco em resultados; Respeito ao próximo.

  1. DESCRIÇÃO DA VIVÊNCIA PROFISSIONAL DO ALUNO EXERCIDA NA ORGANIZAÇÃO

A participação no NAF contribui para que o aluno de ciências contábeis possa desenvolver suas habilidades técnicas com as práticas da rotina contábil.

Pensado para atender às necessidades dos alunos de ciências contábeis, o projeto NAF foi criado para a aplicação prática dos conteúdos dados em sala de aula, proporcionando atendimento à comunidade e funcionando como um laboratório de práticas, onde os alunos se depara com situações em que necessita pesquisa e obtenção de um retorno positivo na consulta de um cliente (no caso, o contribuinte).

Com o objetivo de qualificar a vivência do aluno, o NAF proporciona o desenvolvimento profissional através das práticas contábeis, tornando-se uma ferramenta importante para que os alunos estejam mais capacitados na prestação de serviços fiscais à comunidade em geral, tornando-se um ambiente onde permite ao aluno praticar e evoluir suas habilidades na área contábil.

O atendimento do NAF é aberto ao público duas vezes por semana, sendo:

  • Segundas, das 17 às 19 horas.

  • Quartas, das 16 às 18 horas.

Da vivência profissional, o NAF proporciona prática no atendimento ao cidadão com os seguintes atendimentos:

  • Declaração retificadora da pessoa física:  retificando informações inconsistentes identificados em malha fina, ajustando os saldos dos rendimentos informados;
  • CPF: regularização de dados do cidadão com o documento suspenso.
  • Microempreendedor individual (MEI): Abertura, entrega de declaração e emissão do DAS para pagamento, esclarecendo dúvidas sobre como funciona o processo para se tornar MEI e orientando sobre as obrigações do contribuinte.
  • E-Social: auxiliando na geração e emissão das guias do contribuinte.
  • Simples Nacional: auxílio geral no que se diz respeito a este contribuinte.
  • PERDCOMP: Auxílio no pedido eletrônico de restituição;
  • e-CAC: auxílio na geração do código de acesso e orientação sobre o que o contribuinte consegue fazer e consultar no portal.
  • Situação fiscal: Auxilia o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica na consulta de sua situação junto à receita federal;
  • Certidão de regularidade fiscal: auxilia o contribuinte na consulta da existência ou não de débitos junto à receita federal;

  • Emissão de DARF: auxilia na emissão deste documento para o recolhimento de tributos de operações financeiras ou prestação de serviços;
  • Declaração de ajuste anual (IRPF): atentando sempre ao prazo de entrega da declaração determinado pela receita federal (normalmente, o último dia útil do mês de abril, podendo ser prorrogado)

No caso da declaração de ajuste anual, a função principal é o atendimento e monitoria geral, o tomador do serviço é atendido por dois monitores, um experiente e um aprendiz, que checam as informações dos comprovantes entregues e preenchem o formulário de ajuste anual, o que só é entregue mediante double check: 1º do monitor aprendiz e o 2º do monitor experiente, além da validação do contribuinte tomador do serviço.

      Abaixo, o fluxograma deste processo de atendimento.

[pic 2]

Para estes atendimentos, foram disponibilizados 5 treinamentos por fiscais da Receita Federal, sendo eles: Atendimento NAF, Imposto de Renda, Canais de Atendimento e CPF, além dos demais tutoriais disponibilizados no perfil da Rede NAF, no YouTube.

A divulgação do NAF é feita através de mídias virtuais, jornais, revistas, rádios, televisão, encaminhamento da Receita Federal e outros meios de comunicação.

O projeto foi iniciado em 15 de fevereiro e os atendimentos em 15 de março de 2022, com programação de término em 30 de junho de 2022.

  1. CONTRIBUIÇÕES DA GRADUAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL

A graduação pode ser uma grande potencializadora do processo de evolução seja pessoal ou profissional, criando oportunidades para que a aquisição de novas competências seja mais rápida e extremamente positiva onde o aluno fica responsável por traçar o próprio caminho pois diferente da escola, não há ninguém que controle as notas e horários, mostrando que uma má gestão do tempo pode impactar negativamente a vida pessoal e a acadêmica. A graduação também amplia a visão de mundo, permitindo ao aluno contato com pessoas de áreas diferentes dentro do curso de formação, permitindo a troca de experiência e informação entre grupos distintos. Além disso, a graduação também desafia o aluno a sair da zona de conforto e arriscar novas possibilidades, vivenciando e aprendendo executar atividades diferentes em diversos momentos da atividade profissional permitindo a descoberta de novas habilidades.

As disciplinas fundamentais para a execução das atividades foram: Práticas contábeis informatizadas foi fundamental para a ambientação pois foi ensinado na prática como fazer os lançamentos contábeis no sistema Fortes, desde a abertura até o encerramento do exercício de uma entidade. Este sistema é uma versão educacional, parceria da empresa Fortes contábil e a Estácio. Outra disciplina fundamental para a vivência foi a de contabilidade tributária pois foi ensinado quais são os tributos, à quem devem ser pagos e prazo dos pagamentos de cada um. Além disso, também aprendemos como funciona o SPED contábil, os sistemas dentro dele e a importância de cada um para a vida e manutenção fiscal da empresa.

  1. ESTABELECER CONEXÕES DA VIVÊNCIA PROFISSIONAL COM O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTADOR

No que tange guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional, abster-se de expressar argumentos ou dar conhecimento de sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justiça da causa em que estiver servindo, mantendo seu trabalho no âmbito técnico e limitando-se ao seu alcance sempre mantendo o compliance e respeitando as normas da LGPD.

  1.  DESTACAR AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO APRIMORAMENTO PROFISSIONAL DO ALUNO

O Estágio Supervisionado, componente obrigatório nas novas diretrizes curriculares nacionais, são fundamentais para a formação profissional, pois expõem os alunos aos problemas do trabalho contábil. Além de proporcionar ao aluno experiência prática, o Estágio Supervisionado permite reflexão, sistematização, confronto com a teoria e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Além disso, contribui para que o aluno conheça um pouco de cada área de atuação das ciências contábeis e no norteamento para decisão da área em que deseja se especializar após conclusão do curso.

Para acompanhamento do BSC da disciplina, foi adotado o uso de planilhas de registro e acompanhamentos dos atendimentos prestados, além dos relatórios e solicitação das avaliações dos contribuintes.

  1. RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Resultados esperados:  proatividade   e engajamento nas atividades desenvolvidas, grau de pertencimento ao projeto desenvolvido, cumprimento dos horários e rotinas estabelecidas. Cumprindo    essas   exigências   estou     realizando   um     bom     trabalho, colaborando      para    o desenvolvimento, funcionamento da   organização e   consequentemente aprimorando a minha capacidade profissional.

No geral, o desempenho do aluno em suas atividades no NAF foi o seguinte:

[pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (432.3 Kb)   docx (301.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com