TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESULTADOS E DISCUSSÃO

Por:   •  6/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A fazenda onde foi aplicado o questionário, encontra-se localizado no Oeste da Bahia ocupando uma área total de 13.400 hectares sendo que a área plantada é de 6.700 hectares.

As principais culturas agrícolas da região são soja, algodão e milho, a região do extremo Oeste baiano é uma das que mais crescem e impulsionam o desenvolvimento da economia do estado tendo o algodão como a segunda cultura mais importante da região Oeste (ABAPA).

A Contabilidade Rural possui instrumentos estratégicos que são usadas na gestão do agronegócio, com a intenção de demonstrar seus déficits e superávits. Os empresários rurais precisam cada dia mais de um gerenciamento e controle de suas operações, fato este, indispensável para tomada de decisões.

O empresário rural precisa ter informação e capacidade para o gerenciamento e tomada de decisões, abstraindo de técnicas de produção, visão de mercado e controle de custos.

Ao transcorrer deste trabalho, iremos demonstrar os instrumentos para uma gestão estratégica, conforme segue.

4.1 Fluxo de Caixa

Em meio aos utensílios utilizadas, temos o Fluxo de Caixa, que segundo Zdanowicz(2004, p. 19), “é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período”.

Conforme Zdanowicz(2004, p. 23), o objetivo do fluxo de caixa é [...]a projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.

O fluxo de caixa é importante para a boa direção de um empreendimento, sendo que, é através dele que a organização poderá prever os resultados da empresa no próximo período.

Zdanowicz (2004, p.29) cita a função do administrador financeiro em relação ao fluxo de caixa, onde por meio da elaboração do fluxo de caixa, o administrador financeiro procura conciliar a manutenção da liquidez e do capital de giro da empresa, para que esta possa honrar com as obrigações assumidas perante terceiros na data do vencimento, bem como a maximização dos lucros sobre os investimentos realizados pelos acionistas.

Sendo assim, percebemos como o método do fluxo de caixa tem um controle estratégico para todas as gestões, de maneira que seja possível demonstrar todas as movimentações características da organização, e assim reduzindo custos e gerando rentabilidade.

4.2 Balanced Scorecard

Dentre as demais opções de ferramentas de apoio a gestão do agronegócio, podemos destacar como outra opção de grande importância o Balanced Scorecard, na qual podemos definir como sua metodologia, segundo Silva e Santos (2006, p.60), onde, [...] Balanced Scorecard (BSC), define a visão e a estratégia de uma organização em termos de metas e objetivos específicos e mensuráveis.

Expõe também o formato de estruturar esses objetivos estratégicos em uma série de medidas-chave de execução. A ideia inicial é que inovação e aprimoramento dentro de uma organização, acoplados aos processos de negócios eficazes e eficientes, com a finalidade de satisfazer o cliente por produtos e serviços de qualidade.

No BSC, a apresentação gráfica dos resultados financeiros resultantes de ações já tomadas é complementada pelas medidas operacionais de satisfação dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, ou seja, dos elementos básicos que conduzem a empresa para o futuro desempenho financeiro do negocio. (SILVA E SANTOS, 2006, p.60)

Desta forma, para que ocorra a aplicação do BSC na propriedade agrícola, são necessários três aspectos, conforme cita Silva e Santos (2006, p.60),

 A integração entre as quatro expectativas para que estas não se tornem isoladas dentro do contexto em que estão sendo empregadas;

 O balanceamento entre os graus de importância das expectativas do BSC, e

 Que o BSC seja visto pela organização como um sistema de gestão estratégica e não somente gestão financeira.

Sendo assim, conseguimos entender que o Balanced Scorecard tem como finalidade evidenciar todos os níveis da empresa, demonstrando a sua missão e estratégia, com o intuito de chegar aos resultados, tais como lucratividade, satisfação e demais vantagens.

4.3 Análise do Capital de Giro

Desta maneira, para medirmos o desenvolvimento do empreendimento e se o mesmo está de acordo com as expectativas de crescimento necessitaremos realizar a análise do capital de giro.

Sendo assim, Matarazzo (2010, p. 283) define que a necessidade de Capital de Giro é a chave para a administração financeira de uma empresa.

Podemos definir a gestão do capital de giro como a gestão do ciclo de comprar, produzir e vender ou revender produtos e serviços. Ela se caracteriza pela gestão do conjunto de atividades do sistema empresa necessárias para gerar produtos e serviços e entregá-los para sua comunidade de clientes. Significa, portanto, a gestão da utilização dos recursos necessários para o processo de transformação, a gestão do processo de transformação dos produtos e serviços e, finalmente, a gestão do processo de entrega dos produtos e serviços aos clientes. (PADOVEZE, 2005, P.191).

Para-se obter a análise do Capital de Giro, devemos executar e entender três ciclos, que se referem a Ciclo Operacional, Ciclo Econômico e Ciclo Financeiro.

Padoveze (2005, p.191), define os três ciclos da seguinte maneira:

 Ciclo operacional corresponde a todas as ações necessárias e exercidas para o desempenho de cada atividade. É o processo de gestão de cada atividade que inclui planejamento, execução e controle.

 Ciclo econômico evidencia os eventos econômicos no momento em que eles acontecem, bem como sua mensuração econômica. É no ciclo econômico que se apura o resultado do desempenho das atividades.

 Ciclo financeiro corresponde ao processo de efetivação financeira de cada evento econômico em termos de fluxo de caixa.

A Gestão do Capital de Giro para o agronegócio, é feito em torno de uma técnica operacional onde se trabalha para a geração de lucros, ou seja, comprar estoques, produzir, vender e receber, voltar a comprar estoques, produzir e vender/receber, apontando continuamente resultados positivos ao empreendedor.

4.4 Análise das Demonstrações Financeiras

Além da análise do Capital de Giro, o empreendimento também pode ser avaliado por meio da análise das Demonstrações financeiras, sendo sua análise realizada por meio de um conjunto de procedimentos e conceitos, aplicados de maneira inter-relacionada, obtém-se uma série de indicadores que permite fazer avaliação sobre as situações econômica e financeira da empresa, bem como uma avaliação do retorno de investimento. (PADOVEZE, 2005, P. 215).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com