TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RISCO AMBIENTAL DO TRABALHO (RAT) E A ILEGALIDADE DO ENQUADRAMENTO NAS ALIQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Por:   •  5/5/2019  •  Monografia  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

 01

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Rua Olavo Bilac, 1148 - Centro Sul

CEP: 64.280-001 - Teresina PI -  (86) 3221-6227

Site: www.ufpi.br

[pic 1]

DISCIPLINA: Sociologia aplicada a Administração (Módulo I/60 h  - 4.0.0 créditos) [pic 2]

PROFESSOR: Carlos Antônio Mendes Carvalho Buenos Ayres

E-mail: menayres@ig.com.br

Turma: UAB IV

Período: 2014.2

Aluno(a): FRANCIVALDO DOS SANTOS CUNHA

EXERCÍCIO    01 - TÓPICO DE AULA :  UNIDADE 1 DO LIVRO BÁSICO

  • Período de execução: 25/10/14  a 31/10/14
  • Individual
  • Pesquisado
  • Redigir com as palavras do aluno
  • Respostas a serem debatidas em sala de aul no encontro presencial do dia 31/10/14

Questão 01. Diferencie as seguintes escolas de pensamento sociológico:

a). HISTÓRICO-CRÍTICO

      No transcurso da Idade Moderna, o processo histórico caracterizou-se pela secularização do pensamento social em relação ao predomínio ideológico e sociocultural da hegemonia eclesiástico-feudal. Uma vez livre dessa hegemonia, o conhecimento humano em seus múltiplos ramo, encontrou condições plenas para desabrochar, graças ao movimento iluminista, cuja expressão maior, o racionalismo, ensejou o desenvolvimento da filosofia e da razão crítica. O Iluminismo assinala o movimento que se estende do século XVII ao XVIII e que se caracteriza pelo afastamento de todo e qualquer recurso às concepções metafísicas e ao julgamento da tradição, aliado à crença na aptidão intelectual humana de exercer um domínio efetivo sobre a realidade concreta circundante, objetivando a sua transformação. O racionalismo, por sua vez, consiste na construção doutrinária suprema do iluminismo segundo a qual a “vida social e individual pode ser interpretada e regulada em termos de um conjunto de princípios auto evidentes diretamente úteis à razão” Esse movimento (iluminismo) e respectiva expressão teórico-conceptual (racionalismo) marcam a secularização do pensamento social ocidental e se inscreve nos quadros de uma estrutura sócio cultural, política e econômica mundial que determina uma nova etapa no processo de maturação material e intelectual da espécie humana.

b). POSITIVISTA-FUNCIONALISTA

      O Positivismo pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros e completamente correto. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador, autor e sua obra esta, em vez de mostrar as opiniões e julgamentos de seu criador retrataria de forma neutra e clara uma dada realidade a partir de seus fatos, mas sem os analisar. Os positivistas creem que o conhecimento se explica por si mesmo. Não foram poucos os que seguiram a corrente positivista: Auguste Comte, na Filosofia; Émile Durkheim, na Sociologia; Fustel de Coulanges, na História, entre outros, contribuíram para fazer do Positivismo e da cientifização do saber um posicionamento poderoso no século XIX.  O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. Baseada no discurso de que a realidade é o que está aí e junto à sociedade vem estruturada de uma forma especial, absoluta, onde todas as coisas têm sua determinada função e tudo permanece como está. O Pensamento Funcionalista é um ramo da Antropologia e das Ciências Sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim. Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que segundo Durkheim, apresenta características específicas a exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercitivo, na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.

Questão 02. Conceitue a Sociologia

     Para Émile Durkheim a sociologia é a ciência que estuda a origem e o mecanismo de funcionamento das instituições. A sociologia é uma disciplina relativamente independente e dotada de estatuto cognitivo e técnico-metodológico próprio. Seu objeto de estudo é discorrer sobre a diversidade das inter-relações sociais que ocasionam diversas formas de sociabilidades que, por sua vez, são engendradas no âmbito do processo vital de satisfação das necessidades humanas através do tempo. Embora o estudo da sociedade humana não seja de inteira exclusividade da sociologia, a verdade é que esta disciplina tradicionalmente se dedica ao exame e diagnóstico da sociedade humana segundo recortes específicos. Daí as chamadas subdisciplinas, tais como a sociologia da família, do conhecimento, da religião, das funções públicas, das organizações etc. A análise sociológica de matriz histórico-crítica se baseia na ideia segundo a qual a realidade última da sociedade é marcada pelo conflito. E esse conflito se manifesta com mais nitidez no decurso do processo de estratificação social compatível com o sistema capitalista, a chamada luta de classes.

Questão 03. Defina INSTITUIÇÃO SOCIAL, apontando e comentando suas principais características.

     Ao longo da nossa vida, o ser humano faz parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias. Assim, entramos e saímos de vários grupos sociais, os quais certamente são importantes na conformação de nossa educação, de nossos valores e visões de mundo. Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvido através do contato contínuo. As instituições sociais são o expoente mais forte pelo qual todos se orientam, buscando respostas as suas indagações. As características mais importantes das instituições sociais são a exterioridade, algo que independe da nossa vontade e antecede nossa existência, ao nascermos já participamos de uma instituição primária, a família, outra característica é a objetividade, todo indivíduo agregado a uma instituição exerce uma função na mesma, sendo sumariamente de aprendizado e difusão do conhecimento, isso caracteriza a objetividade, pois nossa participação no meio social nunca será em vão, justamente por trabalhar com o aprendizado, os valores e a ética, as instituições sociais são de grande autoridade moral para as pessoas, por última, a historicidade é a característica que implica no registro do segmento, das propostas, sendo de grande valia para aqueles que participam do determinado meio social. Portanto Instituições Sociais é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

Questão 04. Discorra sobre os tipos de necessidades humanas segundo Abraham Maslow.

     

       

      Abraham Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade, em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria de Maslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação ele foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica: As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros. As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas são representadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros. As necessidades sociais somente aparecerão após as necessidades de segurança serem supridas são necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros. As necessidades de status e estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas são necessidades de status, estima, autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros e confiança. As necessidades de autorealização que se encontram no topo da pirâmide hierárquica são: moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio. O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar tais necessidades são representadas na pirâmide hierárquica. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevêm sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com