TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recursos Humanos

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

O recursos humanos é um setor fundamental para as empresas, tendo em vista um melhor funcionamento para todos os envolvidos, buscando o contentamento e o recrutamento dos seus associados.

Houve um tempo em que não tinha esse tipo de administração, existia uma relação de funcionário com o chefe bem informal, onde o subordinado teria que fazer seu trabalho sem reclamar, fazendo somente o que seu superior queria. A área de recursos humanos surgiu no fim do século XIX, logo depois da Revolução Industrial, sua finalidade era resolver problemas entre o que as empresas buscavam e os desígnios pessoais dos empregados. Após surgir algumas teorias administrativas como a de Taylor, que diz que os funcionários devem ser escolhidos com base nas suas capacidades de desenvolver determinadas tarefas, dessa forma estejam preparados para fazer um melhor trabalho, a teoria também conclui que o salário seja de acordo com o que foi executado, gerando um estímulo para elaborar e trabalhar cada vez melhor.

As empresas buscam sempre recrutar pessoas habilitadas para assim sejam incluídas nela, essa é uma das responsabilidades do recursos humanos que seguem algumas obrigações, tais como: Recrutamento, que é a busca de pessoas que se encaixam em determinados objetivos, antes disso há o anúncio das vagas, que é por onde as pessoas vêem e mandam seus currículos para que possam ser analisados; a seleção, são escolhidos aqueles que preenchem a vaga e em seguida são contratados pela empresa, após isso vem o treinamento, onde começam a praticar e desenvolver naquilo que são aptos e claro, se qualificando para o cargo no qual foram selecionados. Por último, a recompensa ( pagamento ) e todos os auxílios garantidos são dados pelo seu desenvolvimento.

A gestão de recursos humanos de fato é muito importante, pois é o setor responsável pela administração de todos os mecanismos que compreende os funcionários, é nela que as regras que comandam as relações de trabalho, os direitos e deveres do funcionário e o superior, conhecida como normas trabalhistas, devem ser implementadas na empresa para o bem-estar de todos.

Benefícios como plano de saúde, vale – refeição, vale transporte, entre outros, são responsabilidades da gestão de RH. Serviço social são oferecidos não só para os funcionários, mas também para sua família, o recursos humanos é uma área que cuida do bem-estar dos servidores, garantindo também sua segurança, por esse motivo os técnicos de segurança do trabalho mantém a empresa sempre monitorada para que todas as tarefas sejam realizadas de maneira mais segura possível.

Para uma empresa funcionar da melhor forma para os funcionários, é necessário que seu recursos humanos esteja estruturado e em pleno funcionamento, para que haja uma relação harmoniosa, não somente para o patrão, mas para aquele que estão sempre desenvolvendo seus trabalhos, ajudando no crescimento e colaborando com a organização de cada setor.

Trabalhar na área da gestão de recursos humanos requer vários conhecimentos, a grade curricular desse curso é bem extensa, muitas áreas de conhecimento são estudadas, como a psicologia e administração. O profissional da área recruta e seleciona pessoas, como foi dito anteriormente, para isso é preciso ter uma boa comunicação e flexibilidade, por esse motivo é tão essencial, pois qualquer modo de falar indiferente pode ser mal interpretado levando a situações desagradáveis, não somente prejudica os  candidatos, mas também a empresa que está recrutando para preencher as vagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com