TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do cpc 16

Por:   •  26/2/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do cpc 16

O objetivo do pronunciamento do CPC 16 é estabelecer um tratamento contábil para os estoques. O problema básico da contabilidade de estoque é reconhecer o valor do custo como um ativo e mantê-lo nos registros até que a receita relacionada seja reconhecida. Esta declaração fornece orientação sobre como determinar o valor de custo dos estoques e seu reconhecimento subsequente como despesa no resultado, incluindo qualquer redução no valor realizável líquido. comerciantes de commodities que mensuram os estoques pelo valor justo menos o custo das vendas. Nesse caso, a variação do valor deve ser incluída no resultado corrente do período em que a variação for reconhecida. Os estoques referidos a cima devem ser mensurados pelo valor realizável líquido em determinada fase de produção. Quando esses estoques são mensurados ao valor justo menos os custos de venda, eles são apenas excluídos dos requisitos de mensuração desta norma.

Custos de estoque

O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e modificação, bem como outros custos incorridos para trazer o estoque à sua condição e localização atuais.

Custo de aquisição

O custo de obtenção de estoque inclui preço de compra, imposto de importação e outros impostos (exceto os recuperáveis das autoridades fiscais), bem como custos de transporte, Seguros, taxas de manuseio e outros diretamente relacionados à compra de produtos acabados e materiais e serviço. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens similares devem Deduzido na determinação do custo de aquisição.

Custo de transformação

Os custos de conversão de estoque incluem custos diretamente relacionados a uma unidade de produção ou linha de produção, como pode ser o caso de mão de obra direta. Como resultado, o valor do custo fixo alocado para cada unidade de produção não pode aumentar devido à produção baixa ou ociosa. Durante períodos de produção excepcionalmente alta, a quantidade de custos fixos alocados a cada unidade de produção deve ser reduzida para que as medições de estoque não sejam superiores aos custos. Por exemplo, essa alocação pode ser baseada no valor relativo da receita de vendas de cada produto, seja na fase do processo de produção em que o produto se torna identificável individualmente, ou no final da produção, conforme o caso.

Nesse caso, geralmente são mensurados pelo valor realizável líquido, que é deduzido do custo do produto principal. Portanto, não deve haver diferença material entre o valor contábil do produto principal e seu custo.

Pronunciamento Técnico CPC 20 - Custos de Empréstimos identifica situações específicas em que os encargos de financiamentos de empréstimos são incluídos no custo dos estoques. As entidades normalmente compram estoque com pagamentos periódicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com