TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir: 

 

  1. Estudantes de Contábeis da UNIMEO utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede local, para uma série de tarefas. Um estudante pode usar um processador de textos Word instalado no disco rígido do microcomputador e continuar a digitar os dados referentes à análise de um estudo de caso. Quando a análise é digitada, editada, corretamente formatada segundo as especificações descritas no manual de instruções do professor, é conferida no resultado final obtido na tela do monitor, o estudante pode salvá-la num Pen drive e imprimir uma cópia em uma das impressoras da rede local do laboratório. Se o estudante tentar salvar a análise do estudo de caso utilizando um nome de arquivo que ele já tenha utilizado para salvar outro documento, o programa exibirá uma mensagem de advertência e esperará até receber um comando adicional. 

 

Pedidos: 

  1. Identifique os recursos de pessoas, de hardware, de software, de rede e de dados desse sistema de informação. 

R: O conhecimento do estudante com a tecnologia, proporcionou que desenvolvesse o trabalho este recurso está relacionado à necessidade de pessoas para a operação de todos os sistemas de informação. Esses recursos humanos abarcam os usuários finais e os profissionais em sistemas de informação.  • Usuários finais – pessoas que usam um sistema de informação ou a informação produzida por este sistema. São exemplos de usuários finais os vendedores, contadores, engenheiros, balconistas, ou qualquer pessoa que necessite de algum tipo de informação advindo destes sistemas.  • Profissionais em sistemas de informação – são as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento, manutenção e suporte do sistema de informação. Tem-se como exemplo: programadores, operadores de computador, analistas de sistemas.

  1. Identifique as atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que ocorreram. 

R: atividade de entrada: utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede local, para uma série de tarefas. Um estudante pode usar um processador de textos Word instalado no disco rígido do microcomputador.

Processamento: digitar os dados referentes à análise de um estudo de caso. Quando a análise é digitada, editada, corretamente formatada segundo as especificações descritas no manual de instruções do professor, é conferida no resultado final obtido na tela do monitor.

Armazenamento e controle: o estudante pode salvá-la num Pen drive se o estudante tentar salvar a análise do estudo de caso utilizando um nome de arquivo que ele já tenha utilizado para salvar outro documento, o programa exibirá uma mensagem de advertência e esperará até receber um comando adicional. 

Saída: o Estudante imprimiu uma cópia em uma das impressoras da rede local do laboratório.

 2 Responda:

  1. Qual a diferença entre dado e informação? Cite exemplos.

R: Enquanto os dados podem ser meros números, fatos não processados, a informação é o que dá sentido ao que foi analisado. Os dados não são específicos, ao contrário da informação, que é um significado detalhado a partir do trabalho com elementos mais brutos.

Exemplos: Elaboração de um balanço e DRE demonstrando o resultado do exercício é feita através de dados que se transforma com a sua elaboração em informações contábeis dando sentidos aos dados.

  1. Quais são as principais atividades do Sistema de informação?

R: As atividades de um SI, é basicamente tudo que acontece nos sistemas de informação, essas atividades estão classificadas em cinco fases: Entrada, processamento, saída, armazenamento e controle.

  1. Qual o papel dos Sistemas de informação nas empresas?

R: têm grande importância no crescimento das empresas. Com o uso destas ferramentas, elas conseguem definir estratégias de crescimento sólido, reduzir as perdas e projetar ações futuras de grande impacto

3 ESTUDO DE CASO ______________________________

A gestão tecnológica

O uso crescente da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de negócios de todos os tipos juntamente com a popularização dos meios de comunicação que possuem como principal personagem a internet definiu uma nova necessidade empresarial: a gestão tecnológica.

O mais interessante deste termo é que muitos acreditam que a gestão tecnológica deve compreender apenas o gerenciamento dos recursos computacionais e de rede que a empresa possui. Nessa visão apenas o conhecimento técnico nas áreas de ciência e engenharia da computação seriam suficientes para o desenvolvimento desse gerenciamento.

A concepção das redes sociais em seus diversos tipos e finalidades incluíram um novo patamar de aplicação tecnológica para as empresas, de forma que diversos departamentos dela possuem cada vez mais ferramentas e relacionamentos com a tecnologia.

Esse quadro deixa claro que a tecnologia precisa de uma nova visão empresarial e não apenas ser um ferramental para os departamentos, mas um mecanismo de ampliação de oportunidades de negócio e evidencia mento das características de qualidade e inovação de uma empresa.

Um profissional responsável pela gestão da tecnologia da informação precisa ter uma visão que extrapola apenas a visão técnica da área tecnológica envolvendo conceitos de processos, gestão de pessoas, características de negócio, visão de mercado etc.

As empresas buscam agora um profissional de gestão de tecnologia que possa ir além do conhecimento de equipamentos (hardware), programas (software) e redes de computadores, mas saiba aplicar as inovações tecnológicas em seus processos e em novas oportunidades de negócio.

O processo de amadurecimento dessa área de gestão iniciou-se com a necessidade de profissionais que conseguiram promover o alinhamento de negócios com tecnologia.

O ponto central na revolução ligada à gestão de tecnologia baseou-se na definição das normas e boas práticas para esse campo que envolvem documentos como Cobit, Itil e diversas normas ISO. Isso resultou na profissionalização da área com a definição de linhas-guia para auxiliar os gestores de TI menos experientes, baseada em experiências de diversos gestores no mundo inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com