TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SPED COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO, DEMONSTRANDO COMO O SPED ALTERA, DE FORMA DEFINITIVA, A CULTURA GERENCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/11/2016  •  Artigo  •  4.712 Palavras (19 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 19

O SPED COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO, DEMONSTRANDO COMO O SPED ALTERA, DE FORMA DEFINITIVA, A CULTURA GERENCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

BORGES, Andrea de Oliveira Campos

MACHADO, Luiz Fernando

Resumo

O SPED é um sistema implantado pelo governo Federal que deve provocar mudanças. Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, é composto por três grandes subprojetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) – Ambiente Nacional. O presente trabalho tem o objetivo de verificar os impactos causados com a implantação do SPED DIGITAL na cultura gerencial das empresas, verificando que projeto SPED obrigou a contabilidade a entrar, de forma definitiva, na era digital, proporcionando ao profissional contábil uma nova forma de trabalho, baseada em arquivos digitais, amparados por tecnologia e com acesso muito rápido às informações. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa exploratória que foi resultado do interesse da pesquisadora em entender e compreender, em profundidade, as repercussões do SPED para as empresas, contadores e órgãos fiscalizadores. Conclui-se que o profissional contábil que deseja permanecer no mercado de trabalho tem que se manter atualizado no que diz respeito a processos gerenciais, legislação vigente, tecnologia da informação. Sendo assim, o SPED, apesar de ser uma exigência do fisco, mudou completamente a cultura das organizações e do profissional contábil.

Palavras – chave: SPED, Escrituração Digital, Cultura Gerencial

Abstract

SPED is a system implemented by the Federal government must bring about change. Established by Decree No. 6022 of January 22, 2007, it consists of three major subprojects: Digital Accounting Bookkeeping, Digital Tax Bookkeeping and NF-e (Electronic Invoice) - National Environment. This study aims to verify the impacts caused by the implementation of SPED DIGITAL in the management culture of the company, noting that SPED project forced accounting in, definitively, in the digital age, providing the professional accounting a new way of working based on digital files, supported by technology and with very fast access to information. For this study, a bibliographic research, exploratory qualitative was held which was a result of the interest of the researcher to understand and understand in depth the SPED repercussions for companies, accountants and regulatory agencies. We conclude that the accounting professional who wishes to remain in the labor market have to keep up to date with respect to management processes, legislation, information technology. Thus, the SPED, despite being a requirement of the tax authorities, completely changed the culture of organizations and professional accounting.

Key - words: SPED, Digital Bookkeeping, Management Culture

1 INTRODUÇÃO

 O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um sistema implantado pelo governo Federal que deve provocar mudanças, desde a infraestrutura tecnológica à cultural das organizações. Nos dias de hoje, as empresas precisam estar atualizadas e bem estruturadas para todas as mudanças que estão acontecendo. O planejamento vem tornando-se cada vez mais importante, com a finalidade de organizar a empresa para o SPED, para isso ferramentas tecnológicas também são fundamentais para um bom desempenho empresarial.  São grandes os avanços da tecnologia da informação nos últimos anos principalmente com a evolução da informática e da internet que introduziram nas empresas, uma nova era para o profissional contábil, exigindo maior capacitação e uma postura no processo decisório da gestão empresarial.

        De acordo com Oliveira e Gallo (2013), ao longo do tempo o processo de escrituração contábil passou por várias transformações importantes. Teve seu início com métodos superficiais e sem um sistema definido, que levou à escrituração manuscrita, passou por um período mecanizado, com o uso da máquina de escrever comum e, em seguida, por um estágio em que os lançamentos eram efetuados a partir de máquinas apropriadas para o processo de escrituração em fichas de cartolina.

        Para Cosenza e De Rocchi (2014), a Contabilidade sempre acompanhou as necessidades de informação dos stakeholders e as possibilidades tecnológicas de cada época, tanto no aspecto científico como profissional. Em todas as etapas históricas, o desenvolvimento da Contabilidade esteve correlacionado com o suprimento das informações demandadas pelos usuários e a tecnologia disponível. Ainda segundo os autores, a revisão retrospectiva do impacto da tecnologia da informação sobre as práticas contábeis evidencia mudanças em termos quantitativos e qualitativos que permitiram melhorias nos métodos de trabalho e nos mecanismos de comunicação e estruturação dos sistemas de informação contábil. A informação em tempo real dos fatos patrimoniais que afetam as unidades econômicas é uma demanda atual das tecnologias de informação para atender com velocidade ao processo decisório dos usuários.

        Nessa mesma linha de acompanhamento da evolução tecnológica estamos vivenciando a era do procedimento digital. A metáfora de que o mundo é plano está diretamente relacionada à redução das distancias ocasionada pelos avanços tecnológicos, permitindo a comunicação rápida e a disponibilização das informações entre os povos. Esse investimento global em tecnologia, a redução dos preços dos computadores, o acesso à banda larga, entre outros, acelerou o efeito de planificação do mundo (OLIVEIRA; GALLO 2013).

        De acordo com Duarte (2011), vivemos um momento de transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento. O problema é que não percebemos as mudanças graduais do nosso ambiente social e profissional. Assim, muitos podem estar em processo de “cozimento” e serem extintos sem se dar conta. Ainda segundo o autor, quando adolescente costumava participar de jogos de perguntas e respostas sobre diversos assuntos. O jogador que possuía mais informações sobre os temas em geral, era o vencedor. Hoje, utilizando um aparelho de celular com acesso à internet, qualquer um é capaz de responder a todas as perguntas com rapidez e precisão, e, de fato, este é o papel da tecnologia: fornecer informações com velocidade e precisão. Por esta razão, a condição mínima para que uma organização se torne competitiva é possuir sistemas de informações capazes de fornecer relatórios, planilhas e gráficos precisos e no momento em que se fazem necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com