TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Interdisciplinar II

Por:   •  28/6/2021  •  Seminário  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR II

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

O mercado de trabalho proporciona um crescimento educacional e social no ser humano, com isso, podemos dizer que a mulher pertence a essa classe, mas infelizmente a sociedade demorou em aceitá-las no mundo corporativo. A discriminação da mulher no mercado atual ainda é muito grande, sua desvantagem com os homens é perceptível e a demanda de dupla jornada de trabalho e mais a maternidade é algo que ainda pesa na responsabilidade da mulher.

Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Mulher no Mercado, Equidade salarial.

1. INTRODUÇÃO

Na prática o mercado de trabalho proporciona um crescimento no ser humano, pois é com ele que aprenderá a desenvolver a comunicação coletiva, a convivência de forma pacífica com outras pessoas, ocorrendo á troca de experiência com seu grupo social.

Para as empresas (pessoa jurídica de direito público, privado e misto e pessoa física) ocorre também um crescimento exponencial no mercado de trabalho, pois se torna responsável em abastecer a economia do país.

O mercado de trabalho é uma expressão utilizada para se referir as formas de trabalho que possam existir, sendo remuneradas de alguma forma, em trabalho manual ou intelectual. As pessoas vendem seu trabalho por um salário que pode ser em dinheiro, moradia, bonificação, ou outra forma de recompensa.

A mulher no mercado de trabalho obteve seu crescimento e desenvolvimento na sociedade por volta da 1° Guerra Mundial. Para o Brasil, isso ocorreu na década de 40, quando a indústria começou a se desenvolver, ocorrendo uma demanda de funcionários para o trabalho, assim as mulheres era chamadas para trabalhar, mas recebiam um salário inferior ao dos homens.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apesar de ter muito desafio pela frente, as mulheres já conquistaram muitos direitos, não só no mercado de trabalho, mas também na política e no social.

É inegável que houve avanços nas últimas décadas, mas ainda continuamos lutando pelos direitos iguais de gêneros. Alguns cenários da problemática entrada feminista no mercado de trabalho serão abordados neste trabalho, um deles é o desafio da mulher na carreira, pois ainda ocorre o preconceito interno, o de não acreditar que é capaz de conseguir um cargo maior, com salário maior ou compatível com o homem e ser reconhecida pelo o que faz.

[pic 1]

[pic 2]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Nas últimas décadas do século XX, presenciamos um dos fatos mais marcantes da história na sociedade brasileira, que foi a inserção da mulher no mercado de trabalho. Estarei apresentando a evolução da mulher no mundo corporativo e suas dificuldades.

        3.1. HISTÓRIA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

        O papel da mulher na sociedade era a de administrar seu lar, ou seja, eram responsáveis por cuidar dos afazeres domésticos e da educação dos filhos. As poucas mulheres que trabalhavam fora eram as viúvas e as mulheres solteiras.

                3.1.1. Década de 40

        Na década de 40 a indústria brasileira começou a ter um crescimento e desenvolvimento exponencial, que precisavam de mais pessoas para o trabalho, com isso o mercado de trabalho foi aberto para as mulheres, a fim de abastecer o mercado interno do país.

        Mas devido á entrada da mulher no mercado, ocorreu uma desigualdade de gêneros, uma diferença salarial, as mulheres recebiam salários inferiores aos homens exercendo uma rotina de trabalho e de profissão igual aos deles.

                3.1.2. Década 70

        Na década de 70 ocorreu o feminismo nos EUA, que refletiu fortemente no Brasil, gerando um aumento das mulheres no mercado de trabalho, ocorrendo uma ocupação mais avançada na profissão e estabelecendo seus direitos. Nesta época foi o começo das manifestações para exigir igualdade de gênero e cor, e as mulheres estavam na luta.

        3.2. EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

        No decorrer dos anos as mulheres foram entrando cada vez mais no mundo corporativo e com isso foi exigindo uma educação mais avançada, com conhecimentos, que ocasionou o crescimento das meninas nas escolas e nas faculdades, a fim de exercerem cargos importantes.

        3.3 POSIÇÃO

        Ainda hoje ocorre diferença de cargos de trabalho para as mulheres, mas nas últimas décadas obteve crescimento de um grande número de registro de carteira de trabalho assinadas para as mulheres.

                3.3.1. Cargo de Liderança

        Uma luta que já existe e ainda está em andamento, já conquistamos boa parte, mais ainda encontramos áreas de trabalho que é definida como “só de homens”, grande parte já foi e está sendo executadas por nós mulheres, um exemplo é a mulher na política, um evento que foi acontecendo muito lentamente, e que teve muito preconceito, pois a ideia de uma mulher liderar um país, que consequentemente irá liderar a todos, gerou uma aversão na população, que foi trabalhando com muita dificuldade, mas hoje é considerada uma vitória, temos poucas mulheres nesse mercado, mas estamos lá.

                3.3.2. Jornada Dupla

        Infelizmente a mulher continua exercendo seu papel do lar, mesmo executando um trabalho fora de casa, pois ainda ocorre o preconceito em que o homem apenas leva o sustento para a casa e a mulher executa os afazeres doméstico e educacional com os filhos. Segundo o IBGE levantou um dado que comprova que o homem trabalha 10,9 por semana nas atividades em casa e a mulher gasta 21,3 por semana (2016).

        Existem empresas que já executam uma atmosfera mais avançada sobre a igualdade de gênero, que dá a liberdade e a flexibilidade de carga horária para as mulheres que tem afazeres domésticos e cuidados com os filhos, essas empresas são conhecidas com startups, fintechs e agências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com