TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor Supermercadista

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O principal foco é a empresa Apsen, um exemplo q ser seguido por qualquer outra empresa, exemplos de como funciona, o beneficiamento que seus funcionários recebem, enfim, um exemplo de empresa do futuro próximo.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Apsen possui um modelo de gestão empresarial inovador e diferenciado, dado constatado por empresas de estatística do setor. A mudança na gestão só foi possível, pois sua presidência estava pronta para isso e aberta ao novo processo. Foi implantada a constituição APSEN e sua característica foi orientar todos os colaboradores quanto às questões éticas de trabalho. Houve um alto nível de consciência sobre a importância destas questões éticas e de trabalho para o planejamento estratégico, mais com uma visão ainda melhor: eles escutavam a todos, todos os funcionários da empresa participavam do processo. A APSEN tinha um diferencial que era a preocupação com pessoas de todas as idades e classes sociais, exemplo disto foi a contratação de um funcionário matuto, o Tatu. Tatu ficou tão feliz em ser funcionário da Apsen apenas por se sentir útil.

A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa. Não podemos desprezar, por exemplo, os ensinamentos de Euclides de Alexandria sobre princípios de geometria, a 300 anos a.C., e que foram aplicados para melhorar o método de trabalho dos agricultores à margem do Nilo, ou a “Lei das Alavancas”, de Arquimedes, que, em 287 a.C., veio diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores. Estes são alguns fatos históricos que vieram alterar a forma de execução da tarefa, trazendo intrinsecamente uma melhoria nas condições de trabalho e bem-estar do trabalhador. Como estes, seria possível citar centenas de outros exemplos. Mas o importante é explicar que já nas primeiras civilizações as preocupações com a forma de execução das tarefas existiam e que vários foram os métodos ou teorias que, aplicados, minimizaram o mal-estar ou esforço físico do trabalhador.

A maioria das empresas atuantes no cenário econômico globalizado já avaliou que não se pode dar ao luxo de negligenciar a gestão do seu conhecimento interno. Isso implica não apenas em contratar pessoas com reconhecidos talentos em suas áreas de atuação e retê-las, mas fazer com que apliquem e compartilhem seus conhecimentos, além de propiciar um clima organizacional na realização de atuações, reciclagens, treinamentos específicos e capacitações que seja natural. As formas de trabalho em equipe são as que melhor viabilizam esta realidade, pois permitem a troca de experiências e informações, no qual o conhecimento passa do plano individual para o coletivo ao ser compartilhado por todos do grupo. É nesse contexto que a Empresa Apsen Farmacêutica, transforma a gestão de pessoas em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A globalização da economia é impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.

O objetivo da gestão da Empresa Apsen é fornecer a capacidade intelectual da empresa para as pessoas que tomam diretamente as decisões que, em conjunto, determinam o sucesso do negócio, a utilização dessa forma de capital passa a ser um grande diferencial na vantagem competitiva das organizações.

Uma empresa diferente que tem como funcionário um portador de Síndrome de Down, que não mediu esforços para ajudar um deficiente a superar os preconceitos e suas limitações, onde no inicio ele praticamente se arrastava, pouco a pouco foi se desenvolvendo e ganhando autonomia. Suas tarefas foram se tornando mais complexas e sua locomoção foi melhorando, ele teve um grande desenvolvimento depois que começou a trabalhar na APSEN.

A APSEN concede a seus colaboradores efetivos vários benefícios, ela possui uma serie de programas especiais, tal como: Programa Sexta-feira Gorda, Semana Gorda, A APSEN esta presente nos dias mais felizae de sua família, Dispensa do trabalho no dia do aniversário, Programa de treinamento e desenvolvimento, Subsidio para formação acadêmica, PAI (Programa APSEN por Idade), e outros.

O presidente e a diretoria preocupam-se muito com a qualidade das relações interpessoais. Os gestos de solidariedade que

vem do presidente ajudam muito a propagar esses valores. São gestos que envolvem outras pessoas. A APSEN busca ativamente novos parceiros que tenham desenvolvido novos medicamentos, baseados em pesquisas éticas, serias e idôneas e, se possível, protegidos por patentes, no país.

Há um time talentoso, experiente e integrado na APSEN, que entende e abraça a Gestão do Bem. É uma empresa diferenciada em gestão de pessoas, que não tem aquela coisa de empresário ganancioso, egoísta que quer lucro a qualquer preço. O lucro é consequência de uma boa administração e eles acreditam em seu potencial.

Toda empresa depende dos seus colaboradores para sobreviver. E o momento requer otimismo e comprometimento total de todos. Se alguns colaboradores insistirem na desculpa do impossível, vai ser muito mais difícil para a empresa encontrar a prosperidade que o mercado, a economia e o próprio país esperam.

Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com quem opera. As empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com