TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ESTÁGIO CONTABILIDADE

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

WILLIAM YVES MADALENA

Matrícula: 201703308451

Rio De Janeiro - RJ[pic 2]

2019

WILLIAM YVES MADALENA

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto de Pesquisa desenvolvido apresentado para composição da nota de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estácio de Sá.

Professor Orientador: CLÁUDIO CAVALCANTI DE CARVALHO

Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis EAD: CLAUDIA MARCHIOTI NICOLAU DOS REIS

1 INTRODUÇÃO

Até 1986, o Governo Federal convivia com uma série de dificuldades em relação à gestão dos recursos públicos. Percebeu-se, então, a necessidade de promover ações capazes de possibilitar um maior rigor no acompanhamento do gasto público e, com isso, reduzir os problemas administrativos gerados pela falta de controle existente à época.        

        Portanto, em 1987 foi criado o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), pois foi verificada pela Secretaria do Tesouro Nacional que muitos métodos utilizados na Administração Pública Federal eram considerados rudimentares e não satisfaziam as exigências, para que fosse obtido um controle dos recursos públicos de uma forma unificada. Era necessário que o sistema criado pudesse controlar os gastos públicos através de uma única conta, extinguindo assim as várias contas bancárias existentes, tendo em vista que não forneciam informações precisas para a tomada de decisão por parte dos Gestores de Finanças.

        O SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) conseguiu ordenar, organizar e padronizar os procedimentos de administração dos gastos públicos. Até então, o governo trabalhava com informações não confiáveis sobre seus gastos e arrecadação, usando previsões – muito pouco precisas – dos resultados esperados.

2 OBJETIVOS

Geral:

Identificar os impactos ocorridos na Administração Pública Federal com o advento do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira), métodos que antigamente eram considerados rudimentares e inadequados para o desenvolvimento do trabalho, foram solucionados com a criação de um sistema informatizado que permitiu a gestão correta dos recursos públicos, fornecendo informações gerenciais, confiáveis e precisas para todos os níveis da Administração.

Específicos:

  1. Evidenciar as dificuldades enfrentadas pela Administração Pública Federal antes da criação do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira);
  2. Conceituar SIAFI;
  3. Identificar as melhorias geradas com a implantação desse sistema informatizado;
  4. Analisar como as funcionalidades do SIAFI podem contribuir para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas por uma Organização.

3 JUSTIFICATIVA

        O relatório está sendo elaborado para a melhor compreensão das matérias ministradas no curso e para que possa ser feita uma relação entre o conteúdo estudado no curso em questão e os principais aspectos e mais relevantes dentro de uma empresa. Mostrando assim uma parte de todo o conhecimento e aprendizado que venho desenvolvendo e agregando durante todo o tempo de estágio na instituição na qual atuo.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

Até o ano de 1986, o Governo Federal convivia com uma série de problemas de ordem administrativa, não dispunha de mecanismos que permitissem uma adequada gestão dos recursos públicos, controle unificado e centralizado do orçamento público. Dentre os inúmeros problemas, alguns dos mais relevantes eram: emprego de métodos inadequados de trabalho; defasagem na escrituração contábil; incompatibilidade dos dados utilizados; existência de várias contas bancárias; falta de integração dos sistemas de informação; despreparo do pessoal.

        Para a solução dos problemas elencados, em 1986, foi criada a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) vinculada ao Ministério da Fazenda, através do Decreto n° 92.452, de 10 de março de 1986.

        A STN identificou a necessidade de ocorrerem mudanças na geração das informações, para que fosse permitido aos gestores das Finanças Públicas agilizar o processo decisório. Dessa forma, optou-se pelo desenvolvimento e implantação de um sistema informatizado, que possibilitasse o acompanhamento das atividades relacionadas a administração financeira dos recursos da União. O sistema deveria centralizar e uniformizar o processamento da execução orçamentária para o controle de gastos do Poder Executivo.

        Diante da necessidade encontrada, a STN definiu e desenvolveu, em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI em menos de um ano, implantando-o em janeiro de 1987, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos públicos.  (SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, 2017)

        De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional  (www.tesouro.fazenda.gov.br):

Com o SIAFI, os problemas de administração dos recursos públicos que apontamos acima ficaram solucionados. Hoje o Governo Federal tem uma Conta Única para gerir, de onde todas as saídas de dinheiro ocorrem com o registro de sua aplicação e do servidor público que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficiência e eficácia a correta utilização dos recursos da União.

        A implantação do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) trouxe mudanças positivas para a Administração Pública Federal, algumas delas estão elencadas abaixo, de acordo com os dados da  Secretaria do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com