TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Individual

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências contábeis - módulo V

MIRIAN SOARES BITENCOURT

GESTÃO INDUSTRIAL

[pic 3]

Viçosa

2014

MIRIAN SOARES BITENCOURT

GESTÃO INDUSTRIAL

        

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis – Módulo V da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade de custos Industriais, Contabilidade gerencial e Sistemas de informação.

Orientador: Prof. Valdeci Araujo, Vânia Machado, Regis Garcia e Merris Mozer.

Viçosa

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVMENTO        5

2.1 Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista        5                                                        

2.2 Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção        5        

2.3 Preço de venda e a geração de lucros        6        

2.4 Unidades equivalentes de produção        7

2.5 Custeio ABC: possibilidade de utilização para fins fiscais        8

2.6 Ponto de equilíbrio        10

2.7 A importância de um sistema de informação integrado na empresa        11

2.8 A aplicabilidade da Contabilidade Gerencial dentro da organização empresarial        12

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

Introdução

Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, precisa desempenhar funções para ter sucesso. Precisa produzir o produto ou serviço; fazer o marketing desse produto e vendê-lo; monitorar as transações financeiras e contábeis; e executar tarefas básicas de recursos humanos, tais como contratar e reter funcionários.

É através dessas funções que foi desenvolvido o trabalho, levando em consideração o exemplo proposto e as matérias estudadas nesse período.

 A Indústria Pelicano Ltda. industrializa cuecas e calcinhas. Seus dirigentes passam por um período difícil em termos de gestão empresarial. Eles desconfiam que um dos grandes problemas da empresa está relacionado com a maneira atual de se apropriar os custos industriais e determinar o preço de venda principalmente do produto “cuecas” que corresponde a maior parte do faturamento da empresa. Por este motivo contrataram a sua empresa de consultoria para auxiliá-los na análise da formação do custo de produção e preço de venda apenas deste produto.

 O Sr. Jonas Caetano é o sócio administrador da Indústria Pelicano Ltda. Ele juntamente com os demais dirigentes da empresa possuem algumas dúvidas ligadas à gestão industrial.

Você que já detém um bom conhecimento da atividade contábil aplicada às indústrias deverá preparar um Relatório com informações conceituais e teóricas capazes de prestar tais esclarecimentos.

Os dirigentes da Indústria Pelicano Ltda buscam aprender mais sobre a gestão industrial, e para isso precisam que você escreva um texto com o tema GESTÃO INDUSTRIAL abordando, no mínimo os seguintes tópicos:

CONTABILIDADE COMERCIAL

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

O objetivo da análise de custos é ter na mesma, na sua produção e sua estrutura administrativa a operacional, de forma a controlar seus insumos produtivos (mão-de-obra, matéria-prima, material de embalagem, despesas administrativas, despesas financeiras, etc.), visando obter maiores lucros com menores custos, otimizando os resultados, além de ser um instrumento de informações fiscais para fins de geração de dados.

Na indústria os custos correspondem a gastos relativos a fabricação dos produtos, como a matéria prima. Tem normalmente seu custo identificado pela documentação de compra (notas Fiscais, etc). Deve englobar o preço do produto comprado, mais os custos incorridos adicionalmente, até estar o item no estabelecimento da empresa.

Já no comércio varejista consiste na apuração do total do estoque a preço de vendas, que por meio de contagem física quer de controles permanentes valorizados aos preços unitários de venda, que são então convertidos a valores de entrada mediante sua multiplicação por quociente médio do custo com relação aos preços de venda a varejo para o período corrente.

2.2 DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O custeio por absorção acontece para custear o produto, parte do custo fixo lhe é atribuído de forma direta e indireta através do rateio.

Esse método acontece para avaliar estoque contabilmente em que se deverá fazer um levantamento através do Balanço Patrimonial.

Devido o método por absorção ser feito através de rateio dos custos fixos, poderá haver algumas falhas nas tomadas de decisões, pois poderão ocorrer alocações indevidas dependendo da diversificação de produtos fabricados.

O custeio pelo método variável (marginal) apropria-se ao produto de forma variável, dependendo do volume que foi vendido e no que diz respeito ao valor necessário para se manter a estrutura da empresa. Com isso pode-se chegar a dois resultados, fluxo variável ou lucro geral da empresa.

Através do custo variável, cada produto se apropria somente dos custos de produção e de venda. Ao verificar a diferença entre o preço liquido de vendas e o custo variável unitário deve valer tanto para apropriar-se dos custos fixos quanto para constatar o lucro total da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com