TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da contabilidade

Seminário: O objetivo da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

Passo 1 (Individual)

O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas, fornecendo informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. O crescimento e desenvolvimento da contabilidade ocorreu de acordo com as necessidades e tendências do homem em geral ,á medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava- lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

Naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.

Na contabilidade a dois tipos de usuários, internos que são:

Administradores da empresa: que tomam decisões vitais para o sucesso do negócio;

Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio;

Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários e temos os usuários externos:

Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo;

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos;

Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

Os bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.

Bens: São objetos que satisfazem a necessidade da empresa, possuem valor econômico podendo ser tangíveis ( Casa, Carro, terreno ) e intangível (algo que não existe fisicamente um exemplo seria marcas de empresas).

Direitos: São valores a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação à receber ( cheque à receber ).

Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar ( Cheques à pagar).

O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer).

Contas Patrimoniais: representam os elementos componentes do patrimônio ,são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do PL da entidade (veículos , moveis, utensílios ).

Contas de resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade ( juros , multa , descontos ) .

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses, apurar se houve lucro ou prejuízo.

A sistemática contábil para as empresas no Brasil, tem o objetivo de normatizar e aumentar o poder do fisco, montando um sistema padrão. Em questão de fiscalização aqui é um pais de ponta, por que favorece o governo, por isso sempre está se criando novas normas e sistemáticas.

O capital por terceiro é um dinheiro adquirido através de terceiros (empréstimos , mercadorias ... ) Dinheiro que não se consegue de forma diretamente própria .

Passo 2 (Equipe)

Discutir sobre as questões do passo 1 e desenvolver um texto explicativo sobre os

entendimentos de definição e critérios de avaliação de ativo, passivo e patrimônio líquido em no mínimo cinco laudas e no máximo dez.

Ativo é considerado, bens, direitos, valores, créditos, e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa dentro de uma empresa, são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em consequência de transações ou eventos passados, representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada.

Ampliando-se um pouco mais os conceitos acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ou intangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.

Sempre mantendo atualização das informações importantes para serem utilizadas pelos usuários, os profissionais contábeis, desta forma, tem como preocupação, dentre outros, o ativo. Nele estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa, esta preocupação é baseada em quatro pontos, que se bem administrados serão fundamentais para os usuários, são eles: as compras dos ativos; o controle interno; a utilização dos bens e direitos de forma ordenada e sua avaliação.

No Ativo estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa. Esta preocupação baseia-se principalmente em 4 pontos, que influenciarão de forma exemplar, de forma administrada , que são: ( as compras dos ativos; os controles internos; a utilização dos bens e direitos de forma maximizada e ordenada e a sua avaliação.)

Em todas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com