TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo principal da contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: O objetivo principal da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 17

1-CONTABILIDADE

1.1 Objetivo da Contabilidade

A contabilidade é uma Ciência social, onde sua finalidade arte de uma mensuração tanto social quanto quantitativo. As finalidade social, permite conhecer o progresso de uma entidade, sua rentabilidade, onde auxilia acionistas, investidores, tomadores de decisão a aumentar a riqueza da entidade. Neste caso a contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstração, onde faz-se análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade de quem as usa, onde o usuário poderá ser uma pessoa física ou jurídica com interesse na evolução de uma entidade. Eles podem ser acionistas, credores, integrantes do mercado de capitais, ou usuários secundários que são nada mais que administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica: demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio; Informação de natureza financeira – fluxo de caixa, capital de giro; Informação de natureza física: quantidades geradas de produtos e serviços: números de clientes de uma empresa, número de depositante de um banco o mesmo o número de funcionário de uma empresa.

O objetivo principal da contabilidade é permitir que avaliem a situação financeira e econômica de uma entidade e assim possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. A contabilidade deve contribuir para o processo decisório dos seus usuários.

1.2 Minha Casa / Minha Empresa

No decorrer do tempo das experiências de vida, podemos perceber o quanto nossa casa se assemelha a uma empresa. Pois ambas necessitam de planejamento, controle, ações e resultados.

No que se assemelha minha casa com uma organização, são os recebíveis, os dividendos e o que sobrará, nesse caso será o lucro (da minha casa), ou seja, o investimento a realizar.

Possuo como objetivo financeiro, realizar uma poupança para aquisição de uma casa na pr4aia, onde poderei passar minhas férias e alugá-la eventualmente, isso posto, também será um rendimento para pagar os impostos da mesma.

Toda forma de contabilidade é realizada na nossa vida, mesmo que informalmente, porem muitas vezes esse tipo de contabilidade acontece sem planejamento e com vários administradores. Sendo assim virá um fracasso econômico.

Deve-se eleger apenas um membro para realizar o planejamento e as ações, assim os demais trabalharão para um bom resultado, ou seja, uma sobra de dinheiro a ser investido.

1.3 Conceitos da Contabilidade

Patrimônio significa: conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Também pode ser entender como credores a receber (dinheiro). Para tanto, na contabilidade esses valores ou simplesmente direito.

Bens e direitos não identifica a situação de uma pessoa ou empresa. Nesse caso é necessário evidenciar as dívidas referentes aos bens e direitos. Por exemplo: você pode dizer que tem um apartamento e não fazer referencia a divida com o banco, neste caso sua informação é incompleta e pouco esclarecedora. Na contabilidade, a palavra patrimônio tem sentido amplo: pode significar o conjunto de bens e direito ou obrigações a serem pagas.

Bens - coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.

• Forma física, são palpáveis, denominam-se tangíveis: veículos, imóveis, mercadores, móveis, dinheiro. Ferramentas, etc...

• Incorpóreo, não são constituídos de matérias, são bens intangíveis. Normalmente são as marcas (loja americanas, Riachuelo) e as patentes de invenção.

O Código Civil brasileiro distingue os bens: Bens imóveis e bens móveis (esses podem ser removidos por si só ou por outras pessoas (máquinas, animais, etc...)

• Direitos são valores a receber, o mais comum decorre das rendas a prazo que podem ser pagas por duplicatas a receber.

Outros exemplos de direitos são aluguéis a receber, ações, etc ...

• Obrigações – são dúvidas com outras pessoas, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos pagamentos na datado vencimento. Exemplo: salários apagar, impostos a pagar, etc ...

• Patrimônio líquido – não mede a riqueza de uma empresa, representa o total das aplicações dos proprietários na empresa.

• Balanço patrimonial – identifica a saúde financeira e econômica – identifica a saúde financeira e econômica da empresa em data prefixada.

Balanço Patrimonial ativo – é o conjunto de bens e direitos de prioridade da empresa.

São itens “positivos” do patrimônio, fazem parte: estoque, prédio, duplicatas a receber...

Balanço passivo – obrigações exigidas da empresa, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento. Fazem parte do passivo – fornecedores e funcionários, etc...

• Dos recursos – a principal origem dos recursos para a empresa é o lucro obtido no negócio.

O lucro é a remuneração ao capital investido na empresa pelos proprietários. É a sobra líquida.

Segundo Perez e Fama (2006), para a contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. Assim, podemos dizer que é considerado ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa visando obtenção de fluxos de caixa.

2.0 EMPRESAS E SOCIEDADES

2.1 Definição da Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima, ou S.A. ou ainda Companhia como é conhecida, é uma modalidade de sociedade empresária, que difere dos demais tipos (societários de Bens, de Pessoas ou mista como a LTDA), por ser uma sociedade de capitais. Sendo assim, a Sociedade Anônima é criada e exercida única e exclusivamente com o escopo de lucrar. É pessoa jurídica de direito privado, de natureza eminentemente mercantil, em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do sócio ao preço de emissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com