TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O orçamento de negócios como uma ferramenta de gerenciamento

Pesquisas Acadêmicas: O orçamento de negócios como uma ferramenta de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 Desenvolvimento 4

3 Orçamentos Empresariais 5

3.1 Definição 5

3.2 Importância do Orçamento 5

3.3 Orçamento Mestre 5

3.4 Orçamento Operacional 6

3.5 Orçamento Financeiro 6

4 Demonstrações Contábeis 7

4.1 Balanço Patrimonial 7

4.2 Demonstração do Resultado de Exercício 8

4.3 Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados 9

4.4 Demonstração do Fluxo de Caixa 9

4.5 Demonstração do Valor Adicionado 9

5 Enquadramento Tributário no Brasil 10

5.1 Lucro Real 12

5.2 Lucro Presumido 12

5.3 Simples Nacional 15

6 Extinção das Empresas no Brasil 16

7 Considerações 17

8 Referências

1-Introdução

A presente atividade, tem como principal objetivo, realizar uma abordagem a cerca da importância da confecção de um plano Orçamentário para as organizações, seja Privada ou Pública, com ou sem fins lucrativos, sobretudo pela ótica de se obter uma racionalização nos gastos e uma otimização das receitas.

Baseada na fundamentação de que as organizações necessitam de um controle, nos processos operacionais, serão contemplados tópicos que abrangem os orçamentos empresariais como ferramenta de gestão, as demonstrações contábeis, o enquadramento tributário a que estão sujeitas as organizações no Brasil, bem como seus efeitos para o insucesso de muitos empreendimentos.

O trabalho baseia-se em fundamentar todos os tópicos propostos, conforme orientação do corpo de professores da instituição, sendo esse um importante meio de aprimoramento do nosso aprendizado.

2-Desenvolvimento

Inseridas num mercado cada vez mais dinâmico as organizações, necessitam de implementar as ações de controle de suas atividades, assim os Planos Orçamentários despontam como uma importante ferramenta de Gestão, qualquer entidade seja qual for o ramo de atividade explorado.

Desta forma, um orçamento é um instrumento de implementação da estratégia operacional da entidade, baseado na motivação, comunicação, controle e avaliação dos resultados, fatores primordiais para a permanência no mercado mediante o fenômeno da Globalização.

3-Orçamentos Empresariais

3.1-Definição

O orçamento pode ser entendido como um plano financeiro, elaborado de forma estratégica visando nortear o desenvolvimento das atividades de uma entidade privada ou pública, dentro de determinado exercício.

Assim a confecção do orçamento visa identificar os componentes do planejamento financeiro, com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma entidade, busca-se a formalização o desempenho e o controle das funções administrativas gerais.

3.2-Importância do Orçamento

O orçamento é um importante instrumento utilizado para elaborar, de forma eficiente e eficaz, o planejamento e os controles financeiros das atividades que denominamos operacionais e de capital dentro da empresa, auxiliando na tomada de decisão do alto corpo gerencial.

3.3-Orçamento Mestre

Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização.

Esse tipo pode ser dividido basicamente, em duas partes sendo Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro.

3.4-Orçamento Operacional

O orçamento operacional pode ser entendido como aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada.

3.5-Orçamento Financeiro

O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas, seja qual for o ramo de

São exemplos de orçamentos empresariais: Orçamento de Caixa; de Orçamento de Vendas; Orçamento de Produção; Orçamento de Estoque; Orçamento de Mão de Obra; Orçamento de Despesas de Vendas e Administrativas; Orçamento de Custos Gerais de Produção; Orçamento de Despesas Tributárias; Orçamento de Balanço Projetado e Demonstração dos Resultados.

4-Demonstrações Contábeis

Com o objetivo de atender, às necessidades dos usuários das informações geradas pela contabilidade, às entidades deverão elaborar e apresentar as Demonstrações Contábeis, também denominadas Demonstrações Financeiras, estas obrigatoriamente devem está de acordo com as normas regulamentares dos órgãos competentes.

Segundo o IBRACON (NPC 27), “ As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo dessa data”.

As Demonstrações Contábeis evidenciam também, os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhes são conferidos, dentre tantas outras demonstrações apenas três delas serão abordadas a seguir, conforme orientação da atividade.

4.1-Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira obrigatória, segundo a Lei das Sociedades por Ações Nº 6.404/76. Corresponde a um dos relatórios contábeis, mais importantes da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com