TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do contabilista dentro de uma empresa

Por:   •  29/4/2015  •  Monografia  •  8.650 Palavras (35 Páginas)  •  1.606 Visualizações

Página 1 de 35

RESUMO

Mesmo que a empresa não tenha facturamento no mês, ela precisa de um contabilista para cumprir com as obrigações acessórias (que só um contabilista pode fazer) que a empresa tem que prestar, evitando assim de ficar irregular e de gerarem multas desnecessárias.

É muito importante a escolha do contabilista para sua empresa, pois ele vai ser o responsável por gerenciar suas finanças empresariais.

Como prova a favor da empresa nos mais variados embates em que estão sujeitos, assim também um enfoque da importância da auditoria como complemento da contabilidade nas suas mais variadas áreas.

Nas pequenas e médias empresas, há o vício dos administradores não se preocuparem com o contabilista. Essa atitude pode levar-lhes a muitas infrações como crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores pesadas multas ingerência fraca decisão falência etc. O contabilista pode ser condenado por leis comercial, civil e penal pelo facto de não manter em ordem a demonstração financeira da organização.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema o papel do contabilista numa empresa, sendo assim o contabilista é o individuo que se ocupa dos registos de todos factos que ocorrem na actividade de uma empresa. Isto é, organiza e supervisiona os serviços de contabilidade e dá solução aos problemas de natureza contabilística à organização ou a instituição com objectivo de elaborar as contas.

PROBLEMATIZAÇÃO

O contabilista controla, organiza e regista as actividades económicas de uma empresa.

Será que o contabilista desempenha corretamente os seus papéis dentro de uma empresa?

HIPÓTESE

- O contabilista deve desempenhar corretamente o seu papel porque responde pela veracidade das informações contabilística e financeira da empresa.

- Elabora e verifica os vários documentos e informações contabilísticas para submeter à administração da empresa.

OBJECTIVO GERAL

- Demostrar o principal papel do contabilista dentro de uma empresa

OBJECTIVO ESPECÍFICO

- Analisar minuciosamente o papel do contabilista dentro da empresa.

- Demostrar a importância do contabilista na empresa.

JUSTIFICATIVA

O que nos leva abordagem deste tema é de exprimir contribuir ao papel do contabilista dentro de uma empresa assim como dissertar quem é contabilista dentro de uma empresa bem como as principais tarefas do âmbito empresarial desempenhado pelo contabilista no exercício económico e financeiro de uma empresa e os elementos que necessariamente o contabilista usa para os seus trabalhos.

Teremos ainda demostrações práticas das principais tarefas desempenhadas pelo contabilista dentro de uma empresa.

METODOLOGIA

Serão realizadas consultas bibliográficas como livros, revistas, relatórios específicos ao tema, assim como pesquisa na internet, relatos das pessoas especializados em contabilidade bem como os que possuem conhecimentos profundos acerca do tema. Também será usada a pesquisa de campo.

CAPITULO I: DISSERTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O PAPEL DO CONTABILISTA NUMA EMPRESA

1.1- CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Segundo Frei Luca Pacioli a contabilidade é uma parte integrante da matemática.

RALPH ESTES em 1992 define que a contabilidade é atividade que proporciona informações geralmente quantitativa e muitas vezes expressas em unidades monetárias para a tomada de decisão planeamento controlo das fontes e avaliação do desenho e relatórios financeiros.

CONTABILIDADE: é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os factos e actos de natureza económico-financeira que o afectam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

A contabilidade é a ciência de caracter económico que consiste em receber informações de facto ocorridos numa determinada empresa e regista la de forma organizada e sistemática para que no caso o registo possa posteriormente ser utilizado na obtenção de determinada informações. A Contabilidade fornece os dados e acontecimentos necessários à Gestão, permitindo-a implementar um Planeamento eficaz e sistemas de Controlo adequados.

O CONTABILISTA: é o mentor de todas as operações suportadas pela organização num dado período de tempo com a finalidade de possibilitar á organização obter vantagens competitivas na realização dos seus negócios. Ele é o responsável pela avaliação do fluxo patrimonial de uma empresa ou organização com vista a controlar as entradas e saídas de bens e serviços e aplicações de recursos de modo que se faca uma gestão precisa e concisa. O contabilista é o responsável pelo registo de todos os documentos inerentes ao ciclo produtivo transações assim como prestações e pagamento bem como promulgar a situação económica e financeira da empresa.

O responsável ou sócios da empresa a partir destes documentos que o contabilista proporciona ajudando assim na tomada das decisões.

ORGANIZAÇÃO: são organismos económicos autónomo onde centralizam e combinam os factores de produção (natureza capital e trabalho) a fim de produzirem bens e serviços capazes.

EMPRESA: é um conjunto de meios materiais, financeiros e humanos despendidos a ela, para um conjunto de actividades que visa a produção de bens e serviços ao mercado com intuito de maximizar o seu lucro.

A empresa é um complexo organizado de factores, nomeadamente do capital, do trabalho, do progresso tecnológico e da capacidade de iniciativa dos empresários e gestores, de forma a satisfazer as necessidades de uma comunidade. Dado que os bens são escassos, existem possibilidades de troca entre os seus detentores quando os seus objectivos são coincidentes e a expressão monetária dos bens em questão não difere substancialmente.

1.2- A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com