TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE: Qual seu papel nas empresas?

Por:   •  7/8/2022  •  Resenha  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

        

QUALIDADE:

Qual seu papel nas empresas?

O Papel da Qualidade e sua Importância Estratégica nas Organizações. 

O vídeo proposto para essa atividade se inicia com jovem que ingressou em um curso técnico em qualidade e trabalha em uma empresa que está buscando a certificação em qualidade. Os primeiros minutos de vídeo retrata bem as dúvidas e receios de alguém que está começando a conhecer sobre esse “mundo da qualidade”, que inclusive é meu caso.

O vídeo tem aproximadamente 50 minutos e  se estrutura em 6 tópicos principais, em que a qualidade será  explicada, abordando assuntos como: mercado de trabalho, o que um técnico da qualidade faz, relatos de pessoas que se aventuraram nessa aérea, mudanças que ocorreram em empresas depois da implementação da qualidade, alguns dos “gurus da qualidade”, entre outros.

O jovem Carlos começou um curso técnico na área de qualidade e para deixá-lo ainda mais confuso, a empresa na qual trabalha está buscando a certificação em qualidade e ele foi convocado para participar do processo. Não podia ser diferente, pois quando pensamos em qualidade como um termo isolado, pode até parecer simples, como se fosse apenas entregar um produto que satisfaça o consumidor final, porém quando vemos que é algo muito maior com normas a serem seguidas, metodologias e ferramentas, percebemos que é algo bem mais complexo e que está diretamente ligada ao sucesso de grandes empresas como por exemplo a General Electric.

Ao apresentar o mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade, é possível perceber que não há restrições para aplicação da gestão da qualidade quanto ao setor ou ramo desde que a qualidade seja aplicada em sua totalidade e que a constância seja mantida. Seja uma grande metalúrgica ou um pequeno comércio no setor alimentício, com certeza obterá resultados positivos como a melhoria de processos e a  redução de custos.

Um técnico poderá atuar em diversas atividades como, em realização de auditorias internas  e acompanhamento de externas, análise de indicadores, inspeção de produtos em  uma linha de produção, elaboração e atualização de documentos da qualidade. Independente da atividade, percebe-se que a excelência é o alvo e que para alcançar esse resultado, a formação de profissionais qualificados é de extrema importância. Observando os relatos, fica claro que é grande o leque opções de atuação para um técnico em qualidade e que independente de qual atividade a pessoa realizava antes, a área da qualidade abrirá as portas para uma carreira brilhante.

Diversas pessoas estão envolvidas em uma relação empresarial, cada uma com seu interesse próprio e também dividindo um interesse comum: o de que a empresa prospere pois assim todas poderão se beneficiar. Essas pessoas são: Os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade, governo, investidores (proprietários), e é da relação da qualidade com esse público que podemos extrair o termo qualidade total.

O vídeo mostra que a competitividade entre as empresas faz com que a qualidade seja tão importante, pois através da utilização de suas ferramentas somada a capacitação dos colaboradores pode-se alcançar uma padronização na prestação do serviço, otimização dos processos, elevação da produtividade a níveis impressionantes além da redução de custos. Fica claro que diante de uma mundo cada vez mais tecnológico e de um número cada vez maior de empresas, seria necessário um diferencial para se manter na competitividade; e é nesse ponto que a qualidade  teve  a enorme importância estratégica nas organizações.

O  vídeo  apresenta 3 exemplos  de  empresas  de diferentes  ramos, uma fábrica de móveis, uma empresa de usinagem e uma de desenvolvimento de software,  que  obtiveram  o  certificação  ISO 9001 e todas  enfatizaram grandes melhorias como, a efetiva medição da satisfação do cliente, organização de documentos, diminuição do  desperdício de matéria prima, capacitação dos funcionários e documentação de processos e procedimentos. Apesar da dificuldade inicial da implementação e resistência dos funcionários, é notório os benefícios que a gestão da qualidade traz às organizações, e  que no mundo em que vivemos hoje, caso a gestão da qualidade não seja implementada é impossível alcançar a satisfação plena do cliente, aumento da lucratividade, manutenção da organização e alta produtividade.

Apesar do conceito da qualidade se propagar em grande escala a partir da revolução industrial e das duas guerras mundiais, anos antes de cristo, já era comentado. A qualidade, como um grande diferencial, pode ser observada no japão depois da segunda guerra mundial, pois nos mostrou como a qualidade é essencial para o progresso em qualquer ambiente. Um país devastado pela guerra em todos sentidos, sofria com a pobreza, fome e um caos total, porém, como um “milagre’, eles rapidamente se reergueram. O Japão seguiu os ensinamentos de diversos teóricos da qualidade, como por exemplo, Willian Edwards Demingn e Joseph Moses Juran, e dentro de poucos anos alguns dos produtos do japão começaram a progredir para o mercado mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com