TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ler? Pra que ler? Como ler?

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO DE LEITURA

CAPÍTULO 1 Koch (2015)

LEITURA, TEXTO E SENTIDO

PROF: PEDRINHO SILVA

  1. O que é ler? Pra que ler? Como ler?

Com a leitura é a forma mais importante para o desenvolvedor do nosso raciocínio, principalmente para nossa interpretação. Com ela elevamos nossos pensamentos e conhecimentos e podendo enriquece mais ainda nosso vocabulário.

A leitura e fundamental para o nosso dia a dia, seja para nosso autoconhecimento ou informações, o habito da leitura nos ajuda estar em contato com as normas culta da língua portuguesa. A pratica da leitura nos ajuda muito em questões do nosso cotidiano como redações e interpretação de textos.

  1. O que Koch (2002) quis dizer quando afirmou: Língua como representação do pensamento corresponde “a de sujeito psicológico, individual, dono de suas ações”’?

Por se tratar de um sujeito visto como um ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja “captada” pelo interlocutor da maneira como foi mentalizado.

  1. Porque em alguns momentos o texto e visto como um produto-lógico-do-pensamento do autor?

A leitura e entendida como uma atividade de absorver as ideias do autor, sem levar em contar as experiências e os conhecimentos do leitor.

  1. Considerando a língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer responda como a leitura pode ser entendida, nesta expectativa.

A leitura é entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

  1. Como pode ser compreendida uma leitura que dar-se como foco no texto? Explique com suas palavras, mas referencie com fragmentos do texto.

A leitura pode ser compreendida no que o autor espoe no texto.

Caberá ao leitor compreender através do conhecimento das palavras e estrutura do texto.

  1. Qual a concepção de leitura quando é a interação autor-texto-leitor?

Na concepção do dialógica da língua, os sujeitos são vistos como atores, sujeitos ativos que se constroem e são construídos no texto. O leitor está na interação com texto, fazendo assim a construção de sentido.

  1. Quais os objetivos de leitura?

Tem como objetivo a pratica da leitura, o desejo e o prazer de ler, desenvolver a postura de leitor e ouvinte e favorecimento em aprendizagem sobre a linguagem.

                        CLEMILDA DO NASCIMENTO FROTA

CCT01NA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com