TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA LER OU NAO LER

Por:   •  3/7/2019  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

TIBURI, Marcia. Ler ou não ler, eis a questão: uma crônica sobre livros e leitura. Revista Cult, São Paulo, 4 jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2018.

A resenha a seguir tem por base o texto “Ler ou não ler, eis a questão: uma crônica sobre livros e leitura”, escrito pela Doutora Marcia Tiburi.

        O escrito narra uma situação vivida pela autora. Ao ser interpelada por uma pessoa não identificada pelo texto, à qual critica Márcia por uma certa politização. Marcia reflete o que é participar de política ou ser político de fato. A doutora ainda, importou-se em saber qual era o conhecimento da crítica sobre sua obra, se ela havia lido algum de seus livros ou artigos publicados e surpreendeu-se com a resposta negativa, pois a pessoa a qual se refere o texto apenas à tinha visto na televisão.

        A autora então explica que na sua visão estamos sempre mergulhados em política, mesmo quando não queremos saber dela. Aparecer, ou, simplesmente ver televisão segundo ela é um ato político. Ela faz entender que sob seu modo de pensar a televisão é um meio de poder, um modo de comunicação do poder, pois mesmo quando temos atitudes “des-políticas” estamos fazendo parte da política de alguma forma.

        Ainda, a autora trata da impotência que o livro ou a escrita de artigos tem em relação à televisão. Segundo ela, o ler ou não ler é um direito, porém nota-se um desgosto por parte dela quando tomam sua imagem como sendo mais importante do que seu trabalho de fato, o escrever. Ela chegou a essa conclusão tendo passado por diversas situações parecidas.

        A Doutora retrata sua preocupação com a cultura brasileira e cita o sociólogo francês Pierre Bourdieu para explicar sua apreensão. Trata do chamado “habitus” que segundo o sociólogo ante citado, nada mais é que um modo de pensar introjetado e resulta em um modo de pensar, agir e sentir artificial.

        A autora finaliza retratando sua tristeza quanto a esse “habitus” criado pela cultura atual, onde as telas, sejam da televisão ou dos computadores se tornaram mais importantes que os livros, mesmo em um tempo em que a escrita esteja tão instrumentalizada até mesmo por parte dos computadores.

        O texto estudado retrata sem dúvida alguma a atual cultura brasileira onde nunca o dito popular que versa sobre julgar o livro pela capa esteve tão em voga. A partir da leitura percebe-se o problema que é tomar verdades pela imagem e não pelo conteúdo que de fato deveria ser o mais importante.

        Vivemos tempos onde se tem muita informação, tanto visual quanto escrita, mas com pouca ou nenhuma qualidade. Estamos vivenciando as “Fake News” que são prova disso.

        Quanto a política, não se deveria tratar de tal assunto sem conhecer o trabalho das pessoas, sua real posição, e esta, só sabemos conhecendo o seu trabalho e opiniões. A autora tem razão quando diz que tudo gira em torno da política, até mesmo quando tentamos fugir da política estamos cometendo ato político. Platão cita que “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com