TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Prazer de Ler e o ler por prazer

Por:   •  19/6/2018  •  Abstract  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA

UNIDADE I - O PRAZER DE LER E LER POR PRAZER

Vimos que alguns espaços para realizar a leitura estao na identificação do genero textual, um poema, uma carta, um conto, e-mail, palestra, artigo, etigo. Toda forma de comunicação se realiza na forma de um genero que pode ser oral ou escrito verbal ou não verbal. É importante dizer que cada genero possui uma função social, um valor e efetua um tratamento específico ao tema escolhido. Também o estilo é outra marca que diferencia um genero de outro.

Ainda no processo de leitura você deve considerar a interação que se dá entre o autor ou falante e o leitor ou ouvinte, sem essa interação, o processo de leitura não se realiza. Considere também a relaçao entre o texto e o contexto, no qual ele se realiza, levando em conta todos os aspectos que são externos ao texto, como o tempo, espaço, sociedade na qual ele se insere, etc. Busque com todos esses elementos uma unidade de sentido, pois todo o texto objetiva passar uma mensagem.

Ainda no processo de leitura, você deve levar em conta as informação explicitas, que são que foi posto, o que é visivel, marcado linguisticamente no texto e não pode ser negado e as informaçõe implicitas, o pressuposto também marcado linguisticamente e o subentendido, que se trata de um interpretação particular do leitor ou ouvinte.

Exemplo: Texto Luis Fernando Verissimo

... Dizem que era a piada favorita do Dr. Freud.

Recém-casados na cama. Apaixonadíssimos. Um fala para o outro:

- Se um de nós morrer antes do outro, eu prometo que na me caso de novo.

Entendimento:

Informação explicita: (posto) um dos recém-casados declara que se uma deles morrer, não se casará novamente.

Informação implicita: (pressuposto) é que os recém-casados estão muito apaixonados e fazem promessas de amor eterno. (subtendidos) neste quesito cada leitor terá uma interpretação diferente, portanto, podemos pensar que um deles acredita que não vai morrer por exemplo.

Além de observar as informações explicitas e implicitas do texto, procure no processo de leitura, identificar o genero do texto, a sua função, os elementos de sua estrutura composicional, o suporte, em que se encontra o texto sua esfera de circulação, quem escreve e para quem é escrito e, depois, retorne à leitura do texto, pois munido dessas informações, você poderá fazer um leitura mais aprofundada.

Você notou que se trata do genero charge, que normalmenter é formador de opinião, apresenta um texto curto e preciso e uma imagem caricatural que dialoga com temas atuais, com certo humor e critica. O suporte desse genero são jornais, revistas e internet e a esfera onde circula é a jornalista. Temos também como autor, um chargista e um leitor que busca informações e humor. Ao retornar a leitura com essas informações você notou a ironia presente na charge, dizendo que a renda de mais pobre sobre, o que mostra a grande contradição do programa social brasileiro. A renda do mais pobre sobe a ponto de um morador de rua pedir esmola com uma máquina de cartão de crédito. Lembre-se que esta é uma leitura possível, você pode apresentar outras também.

MAPA MENTAL

Exercicio

Pergunta 1

Assinale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com