TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMPONENTES PATRIMÔNIAIS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO VIRTUAL  À DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

Componentes Patrimôniais

 

Ji-paraná

2010

componentes patrimôniais

Trabalho de ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Prof. Daniel Ramos Nogueira

Ji-paraná

2010

                                       

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO4

2.DESENVOLVIMENTO5

2.1BENS5

   2.1.1MATERIAIS5

    2.1.2IMATRIAIS5

2.3DIREITOS5

2.4OBRIGAÇÕES6

   2.4.1POR FUNCIONAMENTO6

   2.4.2POR FINANCIAMENTO6

2.5PATRIMÔNIO LÍQUIDO6

   2.5.1CAPITAL SOCIAL6

   2.5.2RESERVAS7

   2.5.3FORMAÇÃO DE RESULTADOS7

   2.5.3FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO7

2.6CONTAS DE RESULTADOS7

   2.6.1RECEITAS7

    2.6.2DESPESAS8

   2.6.3CUSTOS8

 CONCLUSÃO9

REFERÊNCIA...............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Como já vimos antes o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade e o controle deste patrimônio é o objetivo da contabilidade.Vamos agora entender o que é um patrimônio quais são os seus componentes detalhadamente para nós começarmos a entender o que é realmente a contabilidade. Por isso abordamos os seguintes tópicos; bens materiais e imateriais,direitos,obrigações por (funcionamento e financiamento), o patrimônio liquido (capital social,reservas, formação de resultado e formação do patrimonio liquido), e vamos ver também a contas de resultados(receitas,custos e despesas), todos esses tópicos compoêm o patrimônio o que vamos estudar de agora  endiante. Veremos como cada um desempenha um papel importante dentro de um patrimônio, cada tópico abordado apresenta uma função diferente uma das outras para dar a formação a esse patrimônio.

                                                                                                                                     

2.DESENVOLVIMENTO

2.1BENS

Bens podem ser tudo que expressa um valor monetário , ou algo que tenha valor e pode ser trocado, negociado, vendido, etc. São coisas que que dependemos dela para nos satisfazer nossas  necessidades e das empressas. Por isso tem um valor  e também pode ser dito como moeda de troca. Dentres esses bens eles podem ser clasificados como materiais e imateriais e entre outros:

2.1.1MATERIAIS:

                Materiais ou tangíveis  é tudo aquilo que podemos tocar.exemplo:móveis, imóveis, veículos, etc.

2.1.2 IMATERIAIS:

                Imateriais ou intangíveis é o que não conseguimos tocar. Exemplo: a marca da empresa registrada, ponto comercial, carteirade clientes,etc.

2.2DIREITOS

Dos direitos de um patrimônio é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa  ou valor de alguém ou  alguma coisa de pertençe de uma pessoa ou empresa que está nas mãs de outros. E assim que essa pessoa ou empresa passa  a receber esse direito ele passará a ser um bem.

2.3OBRIGAÇÕES

Das obrigações são dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. Se temos a obrigação de pagar a outra tem o direito de exigir e vice versa. As obrigações de uma empresa é tida como ponto negativo por que são despesas, diferente dos  bens e direitos que é tido como ponto positivo que são as receitas. Das obrigações temos as exigíveis e as provisões:

a) Exigíveis são aquelas cujo prazo de vencimento esta determinado. São   aquelas dívididas  com  fornecedores, empréstimos bancários, os salários apagar, impostos e entre outros.                                                                                

                B) Provisões são aquelas cujo prazo de vencimento não esta previamente             definido. Elas podem ser trabalhista de décimo terceiro e férias.

2.3.1FUNCIONAMENTO:

                Dentres as obrigações  citadas ainda temos as de funcionamento que são as atividades normal das empresas como fornecimento de matéria-primas, mercadorias, serviços e material diversos, etc.

2.3.2FINANCIAMENTO:

                E temos a de financiamento que são os empréstimos bancários para fins lucrativos os chamados débitos de financiamentos.

Exemplo a empresa faz um financiamento  para alguma atividade na empresa, envestimentos,cubrir gastos,etc.

2.4PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Além desses componentes patrimôniais citados temos ainda o patrimônio líquido e contas de resultados. O patrimônio líquido são recursos que os sócios e acionistas investiram na empresa acrescidos de resultado da própria empresa que não foram destrbuídos. No patrimônio liquido estão capital social + reservas + lucros acumulados.

2.4.1CAPITAL SOCIAL:

O capital social é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimentos na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada). Esse por sua vez representa o capital inicial da empresa ou o capital próprio, isto é, é sempre uma origem interna de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com