TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES DE LIQUIDEZ

Por:   •  7/6/2017  •  Exam  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO EM GRUPO

Você, no papel da Sra. Júlia Maria, gerente do Banco Geral S.A., concederia o financiamento solicitado pela Comércio de Brinquedos Céu Dourado Ltda.?

1-  INDICADORES DE LIQUIDEZ

Os indicadores de liquidez tem por objetivo medir a capacidade da empresa de pagar suas dívidas, ou seja, sua habilidade em cumprir corretamente as obrigações assumidas. Os Índices de Liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.

  1. LIQUIDEZ IMEDIATA

Liquidez Imediata indica quanto à empresa possui em disponibilidade imediata, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras, para cada unidade monetária de passivo circulante. O mesmo irá mostrar se a empresa somente com as suas disponibilidades é capaz de honrar suas obrigações de curto prazo.

                                                            Disponível

 Índice de Liquidez Imediata = ______________________

                                                     Passivo Circulante

O índice de liquidez imediata expressa o quociente entre as disponibilidades e o Passivo Circulante, podemos verificar que na empresa Comércio de Brinquedos Céu Dourado Ltda esse índice baixou de 1,04 para 0,84, de 2014 para 2015. Ou seja, em 2015, para cada real de dívidas, a empresa teria 0,84 de disponibilidades para pagar essas mesmas dívidas.

  1. LIQUIDEZ CORRENTE

Este índice irá refletir a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, ele nasce da confrontação de quanto a empresa possui no ativo circulante com as dívidas existentes no passivo circulante, ou seja, se a empresa possui recursos suficientes no ativo circulante para cobrir suas dívidas de curto prazo.

                                                             Ativo Circulante

Índice Liquidez Corrente         = _______________________

                                                           Passivo Circulante

Se o índice de Liquidez corrente for superior que $ 1,00, de maneira geral, indica a existência de um capital circulante (capital de giro) líquido positivo, se menor que $1,00, conclui-se que seu capital de giro líquido será negativo (ativo circulante menor que passivo circulante), o mesmo é o mais conhecido dentre todos os outros índices de solvência, justamente por ser atribuído a ele título de melhor indicador para essa medida.

Este considera além das disponibilidades, os recebíveis e os estoques, ou seja, todas as contas contidas no Ativo Circulante, em relação aos passivos circulantes: ideal que este índice esteja acima de 1. Na empresa, notamos uma perigosa queda neste índice: de 2,18 para 1,22 (de 2014 para 2015). Mesmo assim, o índice é positivo para a empresa uma vez que para cada real de dívidas de curto prazo a empresa tem 1,22 reais de ativos circulante para quitar esse real.

  1. LIQUIDEZ SECA

Este índice apresenta uma situação mais adequada para a situação de liquidez, uma vez que dele são eliminados os estoques, que são considerados como fontes de incertezas. Com a retirada dos estoques, a liquidez da empresa passa a não depender dos elementos não monetários, suprindo assim a necessidade do esforço de “venda” para quitação das obrigações de curto prazo.

                                            Ativo Circulante – Estoques

 Índice de Liquidez Seca = ______________________

                                                  Passivo Circulante

No índice de liquidez seca, similar ao anterior, excluímos os estoques do cálculo. Apenas isso. A exclusão desse item, naturalmente, reduz esse índice. Na verdade, torna o índice um pouco mais realista, desconsiderando a realização da venda de estoques. Na empresa, notamos outra vez uma queda de 1,48 para 0,98. Ou seja, a empresa no ano de 2015 precisa realizar vendas de estoques para ao menos cobrir suas obrigações atuais de curto prazo.

  1. LIQUIDEZ GERAL

O referido índice é utilizado para se verificar a saúde financeira a curto e a longo prazos da empresa, através da comparação do Ativo Circulante (que compreende as disponibilidades, os direitos realizáveis no exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte) mais o Realizável a Longo Prazo (direitos realizáveis após o término do exercício seguinte), com o Passivo Circulante ( compreendendo as obrigações vencíveis no exercício social seguinte) mais o Exigível a Longo Prazo.(que compreende as obrigações vencíveis após o término do exercício social seguinte, isto é, num prazo superior a um ano). Sendo avaliado pela fórmula:      

                                                                                                                                                   

                                               Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

Índice de Liquidez Geral = ______________________________________

                                              Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

A liquidez geral considera também a cobertura das obrigações de longo prazo, além do passivo circulante. Assim como considera realizáveis de longo prazo, além do ativo circulante, para cobrir estes débitos. Mais uma vez notamos uma queda neste índice de 2014 para 2015, em 2,15 para 1,04, respectivamente. A queda neste índice foi acentuada, reduzindo mais de 50% em somente um ano. Apesar de esse índice estar acima de 1, encontra-se em uma situação perigosa analisando-se horizontalmente este índice no biênio 2014/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com